Aluno da Athon brilha no Perifa em Cannes 2024 e vai para Festival de Criatividade na França com tudo pago
Fernando Pessoa certa vez disse que “O homem é do tamanho do seu sonho”.
E, por mais que escutemos essa frase repetidas vezes, não temos ideia do quão representativa é até encontrar alguém que realize um grande sonho.
A história de hoje, certamente, fala sobre uma dessas pessoas:
O aluno Fabrício Lisboa, de Publicidade e Propaganda da Athon, que conquistou a oportunidade de comparecer ao Cannes Lions International Festival of Creativity, com TUDO pago, após ganhar o 3º lugar na premiação Perifa em Cannes.
A competição, idealizada pelo PerifaLions, consistiu em adaptar uma campanha da marca Veja para o público jovem.
E o projeto de Fabrício e sua parceria Marina Claudino foi celebrado por um júri de primeira, com agências de grande renome no mercado.
Se você não resiste a um final feliz, vai querer conferir tudo dessa história e saber um pouco mais sobre como ela começou e sobre essa conquista do protagonista Fabrício!
Criatividade que resultou em prêmios e uma viagem para Cannes
O PerifaLions é um projeto social, sem fins lucrativos, que nasceu para dar visibilidade, oportunidade e ser a ponte de conexão entre os jovens talentos das periferias e o mercado publicitário.
Pensando em incentivar ainda mais essa garotada, criou a premiação “Perifa em Cannes”, da qual Fabrício participou.
Uma oportunidade dos jovens colocarem a mão na massa e mostrarem as ideias criativas dos talentos da periferia.
Afinal, para participar do projeto, você deve ser da área da Publicidade e não ser morador de um grande centro.
Já na sua terceira edição, o tema de 2024 do Perifa em Cannes foi um briefing para a marca de limpeza Veja e teve um júri formado pelas agências patrocinadoras:
Africa Creative, Artplan, BETC Havas, FCB, Live e W3haus.
E como projeto, Fabrício criou a ideia de um aplicativo para auxiliar os jovens a limpar a casa após receber os amigos.
Mas calma que os detalhes contamos a seguir.
Como a participação do Fabrício começou?
Fabrício conheceu o PerifaLions quando trabalhou em uma das agências que patrocinava o projeto.
Desde então, manteve o projeto no seu radar.
Neste ano de 2024, se juntou com a redatora Marina Claudino para dar vida ao projeto que concorreu com mais de 100 duplas por todo o Brasil.
A dupla teve duas semanas para conhecer o briefing e criar toda a ideia que iriam defender.
Após isso, fizeram uma apresentação com apenas 5 slides defendendo sua ideia e enviaram para o júri.
Imagina a pressão?
Fabrício, que se considera um “criativo pé no chão, com características de planejamento”, transformou a pressão em inspiração e, junto com a Marina, criou algo incrível:
O aplicativo “Fuuu*@! Meus Pais Tão Vindo”.
O processo de criação
A ideia do briefing era fazer com que a marca Veja atingisse o público jovem.
Então, a dupla entendeu que para atingir a garotada, precisavam engajá-los a viverem intensamente suas casas sem medo da sujeira.
Fabrício fez uma verdadeira análise do público antes de pensar no que fazer:
“Para criar essa campanha, mergulhamos no universo dos jovens da periferia. Analisamos suas redes sociais, batemos um papo com eles para entender melhor suas necessidades e desejos, e até fizemos uma ronda nas gôndolas dos supermercados para ver como os produtos Veja são percebidos. Foi aí que percebemos: esses jovens querem aproveitar a casa ao máximo, mas a bagunça é sempre um problema!”, comenta Fabrício.
O que aprenderam ali com as observações é que precisavam de uma abordagem divertida.
Por que não transformar o “arrumar a bagunça” em parte da festa?
A ideia era fazer com que a limpeza pós-evento fosse tão animada quanto a própria festa.
E assim nasceu a grande ideia do aplicativo “Fuuu*@! Meus Pais Tão Vindo”.
Na publicidade, depois de uma grande ideia, é importante analisar a viabilidade e universalidade dela.
Afinal, uma ideia só é excelente se for aplicável no dia a dia dos jovens.
Depois de assegurar que o que tinham na mão era uma ideia possível, começaram a pensar nos próximos passos: plano de mídia e visual.
Fabrício aproveitou algumas aulas da Athon para facilitar a criação desse plano.
Um bom exemplo foi a aula do professor Fernando Sales, sobre a técnica do lambe-lambe, uma forma de intervenção artística urbana, que Fabrício inseriu em seu projeto.
“A Athon sempre me ajudou e incentivou no processo. Um exemplo disso foi o apoio da professora Quelen, que me deu aulas no primeiro semestre da faculdade e desde então, virou minha mentora para assuntos profissionais”, comenta Fabrício.
O aplicativo Fuuu*@! Meus Pais Tão Vindo
O aplicativo apresentado já começava com uma frase de impacto: jovem é bagunça, festa e animação.
Só que, para os jovens da periferia, que moram com os pais, essa festa pode nem vir a acontecer pela preocupação dos mais velhos com a bagunça que ficará na casa depois.
“Fuuu*@! Meus Pais Tão Vindo” resolve esse problema: ele ajuda os jovens a organizarem a festa dos sonhos, definindo a duração dela e a limpeza que virá depois!
Dessa forma, quem usa o aplicativo já sabe a duração da limpeza da festa e de quantos amigos vai precisar para ajudar em tudo.
E para ficar ainda melhor, pode-se ganhar cupons de desconto em produtos Veja cada vez que usar o app.
Afinal: “O que seus pais não veem, a Veja limpa.”
Para divulgar o aplicativo, Fabrício e Marina pensaram em duas ações experienciais:
1. Desafio no TikTok
A ideia é os jovens gravarem vídeos limpando suas casas ao som de playlists especiais do Spotify atreladas ao aplicativo e compartilharem com a hashtag #MeusPaisTaoVindo.
Ou seja, a limpeza vira um show!
2. Presença em locais frequentados pelos jovens
O aplicativo será visto onde os jovens estão: pontos de ônibus, metrôs, mercadinhos de bairro e nos “rolês” de rua.
Outdoors e cartazes espalhados por toda a cidade.
Aqui, Fabrício aplicou a técnica de lambe-lambe, que aprendeu na aula da faculdade.
Uma viagem que ficará nas melhores lembranças
Após semanas intensas de criação de projeto e a espera pelo resultado, Fabrício e a sua dupla respiram emocionados após ganharem em 3º lugar na premiação!
E então, no dia 15 de junho de 2024, Fabrício embarcou para o maior Festival Internacional de Criatividade em Cannes.
Um sonho que ele sempre teve e pretendia realizar até os 40 anos, mas foi adiantado graças ao seu talento.
“Participar do Cannes Lions International Festival of Creativity pela primeira vez foi uma experiência que virou meu mundo de cabeça pra baixo – no bom sentido! Sempre sonhei em ir e tinha como meta alcançar isso até os 40 anos, mas acabei realizando esse sonho aos 22. Quem diria, né?!”, comenta Fabrício.
Durante a viagem ele teve a oportunidade de praticar o inglês e ganhar confiança e experiência, afinal acabou conhecendo profissionais do mundo todo.
No festival, Fabrício ficou por dentro das próximas tendências do mercado através de palestras e painéis de discussões que abordaram novas tecnologias e mudanças nos comportamentos do consumidor .
Segundo ele, foi como um intensivão de criatividade global – onde ele estava na primeira fila, absorvendo tudo!
“Ver de perto o que está rolando no mercado criativo foi um verdadeiro “uau” atrás do outro. As campanhas que vi lá eram de outro planeta e me mostraram o quanto as ideias podem ser impactantes, não só comercialmente, mas também socialmente.”, complementa.
Sonhos podem virar realidade
Sonhar é algo que fazemos quando dormimos de forma individual.
Mas, quando sonhamos acordados, podemos fazer isso coletivamente.
Fabrício é a prova viva disso – levando a Athon com ele para o outro lado do Atlântico, tendo a oportunidade de conhecer o maior festival de criatividade do mundo!
A história de Fabrício é uma das centenas inspiradoras que temos dos alunos da Athon.
Afinal, sabemos que, há muitos anos, formamos grandes líderes para o mercado e o Fabrício pôde mostrar isso na prática.
Parabéns, Fabrício! Com certeza a sua trajetória vai inspirar muita gente.
E aí, se animou a fazer história com a gente? Conheça mais sobre nossos cursos e matricule-se para construir base e repertório, assim como Fabrício, e fazer acontecer mundo afora!