analista de comunicação interna

Analista de comunicação interna: O que faz, Salário e Habilidades exigidas

Você já parou para pensar em como funciona a comunicação dentro de empresas?

Definitivamente, não parece uma tarefa fácil.

Imagina garantir que todos os funcionários da empresa saibam as informações essenciais para seu trabalho?

Bom, essa é uma das funções da comunicação interna – um setor dedicado à interação entre a empresa e seus funcionários. 

Mas informá-los é só uma das muitas responsabilidades do analista de comunicação interna.

Esse profissional também tem o papel de trabalhar o engajamento dos funcionários e conectá-los ao objetivo, missão e valores da companhia.

Ainda, é o guardião da marca corporativa para esse público tão importante, que podem se tornar embaixadores de marca se ativados com o endomarketing correto.

Ufa! Parece bastante coisa, não é mesmo?

Hoje vamos entender melhor o que o analista de comunicação interna faz no seu dia a dia, quanto ganha e quais as habilidades esperadas dele.

Bóra lá?

O que faz um analista de comunicação interna?

O analista de comunicação interna é responsável por promover o engajamento de funcionários, através de campanhas de endomarketing, organização de eventos e informativos por diversos canais.

Sua função é garantir que todos os funcionários da empresa estejam informados dos principais acontecimentos internos, sempre pensando na melhor forma e canal para cada um.

Também faz parte de seu escopo de trabalho o alinhamento dos valores da companhia e o fortalecimento da cultura corporativa, buscando a melhor experiência do empregado.

Cada organização é estruturada de forma distinta; porém, a maioria das empresas tem sua área de comunicação interna nas áreas de Recursos Humanos ou em um setor de Comunicação Corporativa.

Esses profissionais contam com diversos canais para realizar suas tarefas, variando bastante de empresa para empresa. 

Alguns mais populares são a Intranet (portais que apenas funcionários da empresa podem acessar), e-mail marketing, TV Corporativa, rede social corporativa (como o Slack ou Workplace, que são um “Facebook” só com funcionários) e a newsletter.

Principais atividades de um analista de comunicação interna

o que faz um analista de comunicação interna

O dia a dia de um analista de comunicação interna nunca é repetitivo.

Dependendo do tamanho da empresa, um só não vai conseguir cobrir tudo que acontece em 24 horas. 

Entre as principais atividades deste profissional, podemos destacar:

Desenvolver comunicados internos

Seja através da redação de simples e-mails ou com a diagramação de uma peça robusta para a intranet, esse profissional está sempre em busca da melhor forma de contar as notícias mais relevantes para a corporação.

Do aumento salarial até a avaliação de performance individual, cabe ao analista de comunicação interna contar as histórias da melhor maneira para todos.

Planejamento e execução de eventos internos

Uma época que todos lembram do analista de comunicação interna é o fim de ano – que traz consigo a esperada festa da firma.

Este especialista tem a missão de mapear, planejar e organizar os diversos eventos internos que podem ocorrer. É responsável por buscar parceiros, pensar em temáticas e muitas outras coisas.

Buscar pautas proativamente

Não basta ficar esperando as áreas da empresa contarem o que acontece. O bom profissional de comunicação interna vai atrás do que pode interessar.

É muito importante que ele esteja em contato com todos os setores da empresa, sempre se fazendo presente. 

Beatriz Pivotto escreveu em um artigo no LinkedIn que diz: 

“Um bom comunicólogo é interessado no que ocorre a sua volta, interage tanto com o aprendiz quanto com o presidente da empresa, dando voz aos diversos níveis da organização e vai além, pede feedback e busca entender qual a real natureza do negócio, estuda onde estão os “gaps” e os ruídos no processo comunicacional, isto é, como os receptores estão interpretando e recebendo dos emissores as diversas mensagens da corporação.”

Quanto ganha um analista de comunicação interna?

O analista de comunicação interna se mostra um valioso profissional para as empresas. E, afinal: quanto ganha nesse cargo?

Claro que esse valor varia de acordo com o tempo de experiência do profissional e do tamanho da empresa. Mas reunimos algumas médias salariais aqui.

De acordo com o Vagas.com, o maior site de vagas do Brasil, um profissional de comunicação interna pode começar ganhando R$ 3.369 e chegar até R$ 5.539.

Já o site Glassdoor indica que a média salarial desta função é de R$ 3.871.

Por fim, o Catho aponta R$ 4.247,35 como média para o mercado brasileiro.

5 habilidades para ser um bom analista de comunicação interna

atividades analista de comunicação interna

Nas áreas corporativas, dominar as habilidades comportamentais (também chamadas de soft skills) é o que faz um bom profissional se sobressair.

Aqui, elencamos as cinco essenciais para um bom analista de comunicação interna:

1. Criatividade

Este profissional tratará de temas únicos, mas muitos deles são recorrentes – dissídio, negociação sindical, bônus... só para enumerar alguns.

Portanto, ser criativo ajuda muito a criar uma história potente e encantadora para os funcionários se manterem engajados e interessados no que vem a seguir.

2. Escuta ativa

Conhecer o seu público-alvo é crucial para qualquer profissional de comunicação. E isso não é diferente para o analista de comunicação interna.

O profissional de comunicação interna é um parceiro estratégico da liderança. É seu dever ouvir o que os gestores e colaboradores têm a dizer e criar uma ponte para esse diálogo. 

Cabe ao especialista entender como a mensagem está sendo recebida; e, ainda mais relevante: se está sendo compreendida. Assim, será possível corrigir possíveis ruídos na comunicação.

3. Organização

O dia a dia dos profissionais de comunicação interna são imprevisíveis. Portanto, cabe a ele criar rituais que o ajudem a ficar atento a possíveis mudanças e se prevenir em certos casos.

É importante manter uma rotina de comunicação, que misture “pautas frias”, ou seja, que podem ser faladas a qualquer momento e pautas urgentes.

Além, é claro, de estar próximo às lideranças, a fim de identificar as lacunas e ruídos no processo de comunicação, criando um diagnóstico para aplicar a melhor estratégia.

Ainda, no caso de realização de eventos, a melhor forma de garantir que tudo saia do jeito planejado é ser o mais organizado possível.

4. Senso estético

Este profissional está o tempo inteiro em contato com peças visuais. Apurar o senso estético é muito relevante para que as mensagens cheguem de forma redonda.

O tipo de linguagem e imagens utilizadas nas campanhas podem ser a diferença entre uma boa recepção e uma mensagem falida.

E claro, sempre lembrando do domínio da língua para passar credibilidade e qualidade.

5. Inovação

O mundo da comunicação muda a cada segundo.

Não faz sentido você ainda estar usando o mural na sua empresa se a maioria dos seus funcionários são da geração Z e possuem Instagram, por exemplo.

Buscar novas formas de comunicar e pensar fora da caixa – seja para canais ou mensagens – é extremamente notável em um ótimo analista de comunicação interna.

Portanto, esteja sempre atento às tendências e ao que o mercado está fazendo.

Quem não comunica, se trumbica!

As empresas cada vez mais valorizam as áreas de comunicação.

Ficou claro que ser um analista de comunicação interna é ter uma rotina variada, com contato com todas as áreas do mundo corporativo e sendo responsável por contar uma história da melhor maneira.

Cabe aos bons profissionais buscar o domínio da conversação em suas empresas.

Afinal, você tem duas escolhas: não saber o que estão falando ou saber.

Se interessou nessa carreira? Que tal começar agora a se preparar para ela nos nossos cursos de graduação em Jornalismo ou Administração?

Quer receber informações sobre inovação e mercado de trabalho?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.