Analista de inbound marketing: O que faz, salário e onde trabalha
Se você sente que comunicação, publicidade, técnicas de vendas e análise de dados são atividades interessantes para seguir como profissão, chegou a hora de conhecer um cargo que junta tudo isso e mais um pouco: o analista de inbound marketing.
Venha descobrir conosco um pouco mais sobre a rotina da profissão, os principais desafios e, claro, todos aqueles detalhes indispensáveis como salário, formação necessária e onde encontrar vagas.
Faça a leitura, tire suas dúvidas e descubra se a carreira de analista de inbound marketing contempla seus desejos profissionais!
Em primeiro lugar: O que é inbound marketing?
Também chamado de Marketing de Atração, o Inbound Marketing é uma vertente do Marketing Digital focada na captação de clientes e interessados por meio de conteúdos informativos.
Em vez de usar apenas propagandas e um discurso simples de venda, as empresas que usam o Inbound Marketing compartilham conteúdos com o público alvo visando 3 objetivos diferentes (mas complementares):
- Geração de audiência (captar a atenção de pessoas por meio de conhecimento);
- Criação de autoridade (a marca informa e se posiciona como referência de mercado);
- Conversão de leads em clientes (construir relacionamento comercial com base em informação).
São usados diferentes tipos de conteúdos e canais. Vale de tudo, desde um story no Instagram até um artigo super completo no LinkedIn.
O importante para o Inbound Marketing funcionar é ter qualidade na informação, compatibilidade entre o que é divulgado e o público-alvo e estratégias de conversão.
A grande sacada do Inbound Marketing é seu potencial analítico. As empresas não trabalham com intuições ou achismos. Tudo é mensurável, desde os posts de sucesso até as ações que fracassam.
Com isso, os profissionais conseguem entender bem o que motivou cada conteúdo a se destacar ou passar em branco frente a audiência.
O que faz o analista de inbound marketing?
O profissional que ocupa a cadeira de analista de inbound marketing pode ter diversas funções.
Ele pode ser o responsável por criar as ideias, fazer planejamentos, trabalhar na parte criativa produzindo alguns dos conteúdos ou focar na parte estratégica, só acompanhando as métricas e resultados.
A principal missão é entender como a estratégia está funcionando e quais são os resultados obtidos. Com base nessa análise é possível sugerir mudanças, apresentar novas ideias de publicação e construir inteligência sobre o público-alvo.
Resumindo: o Analista funciona como um GPS da estratégia de inbound marketing.
Ele é capaz de conferir se a empresa está no rumo certo, se fez um desvio de rota ou se é hora de buscar um novo caminho até os objetivos.
Como se tornar um analista de inbound marketing?
O Analista de Inbound Marketing pode se preparar para sua carreira optando por cursos do campo da comunicação social, como Jornalismo e Relações Públicas, contudo, o diploma que garante a melhor base teórica para a profissão é Publicidade e Propaganda.
Programas de ensino completos, como o oferecido pela Athon, contemplam as principais habilidades exigidas pelo mercado. São elas:
- Conhecimento sobre redes sociais;
- Capacidade de construção de planejamentos estratégicos de conteúdo;
- Habilidade para desenvolver cronogramas de publicação e réguas de publicação;
- Conhecimento técnico sobre redação para redes sociais e web;
- Habilidades de neuromarketing e design thinking;
- Técnicas e teorias do marketing.
Sem dúvida, cursar um curso de Publicidade e Propaganda é o melhor caminho para seguir a carreira, porém, é possível complementar conhecimento por meio de cursos focados em Marketing de Conteúdo.
Qual é o salário de um analista de inbound marketing?
Assim como ocorre em outras profissões ligadas ao universo das comunicações, o salário do analista de inbound marketing pode variar muito de acordo com o local de trabalho.
É comum que grandes empresas (que têm equipes internas de marketing) ofereçam salários maiores do que pequenas agências, por exemplo.
De acordo com o site Vagas.com.br, um dos mais renomados portais para divulgação de oportunidades profissionais, o salário de um analista de inbound marketing júnior atinge R$ 2.100, podendo atingir mais de R$ 4 mil conforme se agrega experiência.
Em média, o salário de um analista brasileiro gira em torno de R$ 3 mil.
Onde o analista de inbound marketing pode trabalhar?
Uma das grandes virtudes dessa profissão é a diversidade de empresas para trabalhar.
Como dito, há espaço para analistas dentro de agências focadas em marketing e também nas empresas.
Com o avanço da internet, o campo profissional cresceu bastante, por isso, não faltam oportunidades, seja trabalhando na terceirização desses serviços (como uma agência) ou atuando internamente, direto nas empresas.
E quando falamos “empresas” entenda que não há limites para o segmento.
Toda e qualquer organização pode ter um setor de marketing para auxiliar na divulgação de seus produtos e serviços, portanto, trata-se de uma profissão bem plural e que não oferece desafios na hora de encontrar uma oportunidade.
Onde buscar vagas de inbound marketing?
Se você deseja seguir a carreira de analista de inbound marketing, mas não sabe muito bem onde procurar a primeira oportunidade, saiba que essa busca é bem fácil.
O campo profissional é bem abrangente e existem muitas oportunidades à disposição dos candidatos, sendo que muitas vagas sequer exigem participação presencial!
Para encontrá-las, você pode seguir aquele caminho clássico de buscar o contato de agências e empresas para disparar seu currículo ou então contar com buscadores de vagas, onde diversas instituições registram as oportunidades abertas.
Veja alguns locais para começar sua procura:
- Grupos do Facebook;
- LinkedIn;
- Love Mondays;
- Vagas;
- Rock Jobs;
- Trampos;
- Catho.
Nos sites de vagas, o processo é um pouco mais burocrático e impessoal, portanto, é comum que candidaturas sejam reprovadas sem nenhuma explicação ou resposta (o que nunca é legal).
Contudo, esses sites costumam reunir boas vagas, que apresentam todos os detalhes que os candidatos precisam e querem saber.
Nos grupos a realidade é outra.
Você consegue ter mais proximidade com a pessoa que divulga a vaga, tirar dúvidas e até conversar com eles.
Mas fique atento: nem sempre as oportunidades divulgadas ali informam detalhes importantes como salário, benefícios, carga horária, turno e local de trabalho.
Se você se deparar uma vaga com poucos detalhes, tente conversar com quem publicou para evitar frustrações ou confusões.
O mercado de trabalho para o analista de inbound
O mercado do marketing digital segue em expansão.
Com a migração de investimentos de comunicação e publicidade para a internet, o campo de atuação para profissionais com conhecimento em marketing digital e estratégias de conversão aumentou bastante.
As empresas estão optando por trocar aquela velha publicidade onde os resultados não são claros (como outdoors e propagandas de TV aberta) por investimentos em marketing segmentado, focado no público-alvo.
Quem são as pessoas que sabem identificar esses públicos e conversar com elas? Os profissionais de inbound marketing, é claro!
O analista de marketing está ganhando cada vez mais evidência nas empresas, afinal, fazer divulgação pela internet tem um ótimo custo-benefício e eficácia.
Portanto, a empresa que tem um bom analista em seu time consegue identificar mais e mais oportunidades de negócios e gerar retorno.
Em poucas palavras, podemos dizer que um analista de inbound marketing que sabe o que faz consegue dar tanto ou mais retorno quanto aquele vendedor que tem uma lábia incrível.
Tudo é questão de saber como achar a pessoa certa na hora certa, e isso o analista faz ao se munir de dados estratégicos e conhecimento de mercado.
Por fim, não se esqueça que a tendência de transformação digital é alta, e tudo indica que cada vez mais esforços publicitários serão direcionados para a web, que é o habitat natural do inbound marketing.
Profissão em alta e sedenta por bons profissionais
Se você se interessa pela carreira de analista de inbound marketing e deseja participar de processos seletivos em empresas e grandes agências, nada melhor do que preparar seu currículo, certo?
Nosso curso de Publicidade e Propaganda oferece para você as principais habilidades necessárias para executar este trabalho com precisão e destaque.
Você aprenderá não apenas aqueles conhecimentos indispensáveis, mas também todas as soft skills que costumam ser exigidas dos profissionais vistos como potenciais talentos, como é o caso do neuromarketing, design thinking e gestão de equipes.