Conheça a História de Bruno Batô, ex-aluno Athon que dirige a Parm Alimentos
Parmezito com manjericão, Provozito tradicional, com salsa e cebola ou até de chimichurri…
Esse saboroso cardápio de snacks de queijo sem conservantes integra o portfólio de produtos da Parm Alimentos, marca do ex-aluno da Athon, Bruno Ribeiro – o Batô – que hoje expande as vendas em diferentes regiões brasileiras.
Natural de Cruzeiro (SP), Bruno mudou-se para Sorocaba em meados de 99 e começou, então, a desenvolver sua carreira na área comercial.
A oportunidade
A veia empreendedora do jovem, porém, falou mais alto e deu fôlego para que o futuro empresário adaptasse uma ideia muito enraizada de sua terra natal para o município de Sorocaba.
“Lá em Cruzeiro é muito comum encontrar carrinhos de pipoca que vendem a pipoca com pedaços de queijo parmesão fritos na gordura de porco. É muito gostoso e eu diria que até turístico, já que muita gente passa por lá e para pra comprar e seguir viagem.”
E complementa:
“Quando cheguei em Sorocaba, estranhei, pois uma cidade sete vezes maior não contava com esses carrinhos. Até via um ou outro, mas nenhum com diferencial do queijo. Fiquei com isso na cabeça e já comentava com a família/ amigos”, lembra.
O tempo passou, Batô investiu fôlego na carreira comercial, mas aos 24 anos começou, em paralelo ao que fazia, a desenvolver uma franquia de carrinhos de pipoca com queijo.
“Foi aí que percebi que muitas marcas de pipocas gourmet estavam chegando ao mercado. Era a hora de brecar o projeto e dar ênfase ao queijo.”
Leia Também: 5 Jovens Empreendedores Brasileiros Para Você se Inspirar
Começa a pesquisa
Motivado pela ideia de criar um produto até então inédito no país, Bruno Batô começou a pesquisar, trabalhar em campo e visitar diversos produtores de queijos a fim de criar a receita ideal.
O esforço da época deu forma ao Parmezito, o original snack de parmesão.
“Na metade de 2016, conheci uma investidora que acreditou na ideia e me ajudou a montar a produção, mas ela acabou não permanecendo no negócio. Com o tempo, porém, descobri que o filho único (Parmezito) não seria suficiente para dar a sustentação necessária para o negócio.”.
Nesse momento, o empreendedor resolveu desenvolver uma linha maior, batizando a Parm Alimentos como mãe de toda a família de produtos.
Trabalho feito, é hora de colher os resultados
Os snacks originais de puro queijo da Parm harmonizam perfeitamente com cervejas, vinhos, risotos, caldos e pipocas, e estão presentes nas reuniões de amigos e famílias em pelo menos cinco estados brasileiros (RJ, SP, SC, MG e RS).
Mas não é só isso.
A marca evoluiu e conta hoje com uma equipe de sete colaboradores internos, seis Representantes Comerciais, quatro Distribuidores e uma Diretora Administrativa e de Comunicação.
“Nosso objetivo é de seguir expandindo a distribuição a nível Brasil e, em um futuro próximo, exportar para alguns países estratégicos”, ressalta Batô.
Comunicação assertiva
Bruno Batô cruzou seu caminho com a Athon, a partir de 2003, época em que cursou Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda.
“Foi lá que tive as melhores noções de comunicação assertiva, de campanha publicitária, de estratégia de marketing, direcionamento do negócio de modo geral. O melhor era o convívio com a galera, muita cabeça aberta trocando informação em prol de um objetivo”, lembra com carinho.
Dentre os professores que mais marcaram a caminhada do empresário na época, destaque para as aulas de estatística com o professor William, de psicologia com a professora Cris, lógica com Calixto, Ética e Legislação com Aldo, entre outros.
“Sou bastante grato aos ensinamentos da Athon e ao convívio que tive com colegas e docentes. Como a minha história mostra, para empreender é preciso sair da zona de conforto, mas correr atrás disso com uma base sólida de conhecimento faz toda a diferença”, finaliza.
Gostou desse conteúdo? Leia todos os artigos da nossa série Empreendedores de Sucesso
Quem é Elon Musk? História, Formação e Crenças (2021)
Quem foi Walt Disney? História e Curiosidades