carreira em administração

Carreira em Administração: Como está o mercado de trabalho e quais são as habilidades mais valorizadas

Existem certas profissões que passam por mudanças e sentem os altos e baixos do mercado, mas jamais deixarão de existir devido à sua importância estratégica. 

Um dos casos mais notórios é a carreira de Administração de Empresas

Uma carreira que segue em alta! 

Neste artigo, conheça as áreas de atuação, as habilidades mais valorizadas e os motivos para seguir a sua carreira em Administração. 

Acompanhe:

Muito além da gerência: conheça as áreas de atuação da Administração

carreira administração possibilidades

Primeiramente, nós vamos desmistificar aquela história que Administrador de Empresas se forma para ser gerente de um negócio. 

Essa visão é bem reducionista e não é capaz de perceber que diversos setores empresariais podem contar com a mão de obra e os conhecimentos de alguém formado em Administração.

Neste tópico, separamos 4 áreas onde o administrador pode atuar (além da gestão da empresa, é claro!).

1. Finanças

O setor de finanças tem alta relação com a gestão estratégica da empresa, afinal de contas, recursos financeiros são indispensáveis para a manutenção de um negócio e seu crescimento. 

O profissional de administração encontra diferentes oportunidades nesta área, desde a possibilidade de se tornar CFO, o principal executivo do departamento financeiro, até a oportunidade de atuar com aquisição e fusão empresarial, também conhecido como Mergers and Acquisitions. 

A atuação neste tipo de operação é bastante estratégica e envolve muito estudo de mercado, noções de gestão financeira, benchmarking com concorrência e análise do cenário econômico.

2. Marketing

A área de marketing, especialmente em grandes empresas, também é um setor que pode ficar ainda mais rico com a presença de um profissional de Administração. 

Ele pode se encarregar de fazer a ponte entre o time e os executivos, assim fica mais fácil captar o que a empresa precisa e desdobrar isso em ações publicitárias e de comunicação. 

Mas a atuação não fica restrita a ser uma espécie de “tradutor do corporativês”, o profissional também pode gerenciar e propor as metas, negociar contratos e parcerias e até mesmo administrar a equipe. 

3. Logística e Supply Chain

O setor logístico é bastante estratégico para uma empresa, especialmente por ser a área que mantém a cadeia de consumo operando, ou seja, se certifica que os clientes recebem os produtos comprados e faz a gestão dos transportes e do estoque empresarial.

A área também oferece boas oportunidades para os formados em administração, especialmente no controle das operações logísticas e gestão estratégica das pessoas do setor. 

4. Recursos Humanos

Esqueça aquela ideia de que RH só serve para assinar folha de ponto, hoje em dia as empresas querem que o setor atue de forma estratégica, contribuindo para melhoria de resultados, atração de talentos do mercado de trabalho e desenvolvimento de políticas internas positivas.

O famoso RH estratégico fica ainda mais rico quando o time é composto por especialistas do setor e pessoas que seguem a carreira de Administração. 

Juntos, eles conseguem desenvolver ações alinhadas ao objetivo da empresa e que, ao mesmo tempo, surtem efeitos positivos nas pessoas que atuam na organização. 

Quais são as habilidades técnicas mais desejadas na Administração?

Não basta pegar o diploma e esperar que as melhores vagas apareçam na sua carreira de administração. 

É preciso saber para onde direcionar esforços na hora de captar mais conhecimento, concorda?

Por isso, separamos algumas das habilidades mais exigidas dos administradores, confira!

Olhar holístico

Ou seja, a capacidade de entender os impactos das decisões e mudanças em todo o fluxo operacional da empresa, desde o chão de fábrica até o comitê executivo.

Esse tipo de conhecimento não nasce do dia para a noite, é preciso estudar como as empresas funcionam, a relação entre os departamentos e como eles atuam juntos e, claro, se aprofundar nos processos empresariais.

Habilidades de negociação

Negociar é uma arte! 

Para se ter uma ideia, existem até profissionais e cursos 100% focados em ensinar as técnicas para fazer negociações empresariais. 

Pode parecer algo fácil e que exige só um pouco de jogo de cintura, mas a realidade é outra. 

É imprescindível entender quando, como e de qual modo você deve atuar ao negociar preços, contratos de fornecimento e até mesmo dívidas.

Os profissionais que têm boa comunicação e dominam as principais técnicas de negociação conseguem se destacar no mercado e atuar de forma positiva para empresas, especialmente quando conseguem reduzir custos e favorecer o caixa. 

Domínio de ferramentas digitais

O trabalho empresarial está cada vez mais suportado pela tecnologia. Muitos processos sofreram grandes alterações com a chegada de ferramentas digitais, como sistemas de Business Intelligence, ERPs e CRMs.

Se você deseja seguir a carreira de administração, vale a pena conhecer de perto esses recursos tecnológicos e aprender como usá-los com precisão. 

Esse domínio pode ser o diferencial em um processo seletivo ou até mesmo na hora de ganhar uma promoção!

Gestão da produtividade

A pandemia mexeu bastante com o modelo de trabalho adotado pelas organizações. 

Hoje em dia nem se discute mais se o home-office e o modelo híbrido vieram para ficar, afinal, eles já se tornaram realidade para milhares de pessoas.

Contudo, as empresas ainda têm uma certa dificuldade para medir o nível de dedicação e as entregas das equipes. 

Como resultado, estão ganhando destaque os administradores que estão conhecendo as técnicas e ferramentas ideias para fazer a gestão da produtividade à distância.

Outra habilidade extremamente necessária é a flexibilidade. No vídeo abaixo, o professor Sandro Vidotto explica:

Quais são as habilidades comportamentais mais desejadas na Administração?

carreira em administracao

Além de conhecimento técnico, as maiores e melhores empresas estão de olho na postura e nos comportamentos dos colaboradores e dos candidatos às vagas. 

Veja algumas das habilidades comportamentais mais valorizadas. 

Postura de liderança

Nem todo mundo nasceu para ser líder ou tem essa ambição, contudo, aqueles que desejam atuar em cargos gerenciais precisam ter a famosa postura de líder, ou seja:

Athon-MBA
  1. Ser empático com a equipe;
  2. Saber dar feedback, seja para corrigir ou motivar as pessoas;
  3. Trabalhar em prol da união das pessoas, fazendo com que elas enxerguem um objetivo comum;
  4. Saber organizar demandas e delegá-las na proporção correta.

Esse tipo de postura pode ser natural para você, contudo, ela deve ser maturada ao longo da sua experiência. 

Não basta se sentir um líder, é preciso colocar sua liderança à prova e aprender com erros e acertos, portanto, saiba que a postura de liderança é algo valioso, mas que precisa ser apresentada aos demais de forma positiva. 

Comunicação

Comunicação é importante em diversos aspectos. 

Ela é essencial desde o bom dia que você dá para sua equipe até o momento de escrever um e-mail para chefia apontando os desafios do setor.

Quem sabe como, de que forma e quando se comunicar sempre sai na frente, afinal, estamos falando de um profissional que entende a função estratégica da comunicação e sabe que nem tudo se resume a uma boa retórica. 

Outro ponto importante sobre comunicação: parte da postura de liderança é fruto de uma boa comunicação, esses fatores estão muito entrelaçados e devem ser analisados em conjunto. 

Interesse por aprender

Quem se demonstra aberto para receber novos conhecimentos sempre será valorizado por uma empresa. 

Imagine que seu chefe resolveu implementar um novo software no setor e toda a equipe terá que aprender a fazer as mesmas funções de um jeito novo.

Agora pense o seguinte: quem tem mais chances de se destacar? 

O profissional que estudou um pouco a plataforma e vai começar a usá-la com eficiência ou um colega acomodado que está sem vontade de aprender e pede ajuda o tempo todo?

Ter interesse por novos conhecimentos é fator de sobrevivência no mercado de trabalho. Quem corre atrás da informação consegue antecipar cenários e se preparar antes que os demais. 

Portanto, não deixe de ser um “curioso”. 

Descobriu uma nova ferramenta? Veja vídeos para aprender como elas funcionam. 

Quer estudar um novo idioma? Não espere o seu chefe exigir isso de você como um fator de promoção na carreira. 

Conheceu um novo produto do concorrente? Teste-o e traga suas percepções para sua empresa!

Organização e controle de produtividade

Em tempos de home office, vão se destacar ainda mais os profissionais que conseguem dar clareza para suas demandas e controlam bem o tempo de trabalho. 

A gestão das equipes se tornou um grande desafio no universo remoto, por isso, as empresas tendem a valorizar os profissionais que se “autorregulam”, ou seja, que entendem suas tarefas e não precisam de um chefe pegando no pé para manter o cronograma de atividades em dia. 

Quais são as áreas mais bem pagas na Administração?

Não existe uma resposta concreta para essa pergunta, porém, podemos analisar cenários. 

O primeiro ponto é: o valor do seu salário muitas vezes depende do porte da empresa. 

Instituições de grande porte e que lidam com grandes volumes de negócios costumam remunerar melhor, afinal, os profissionais têm a responsabilidade de construir resultados para uma marca de respeito.

Contudo, um bom salário não fica atrelado somente ao porte da organização. 

O nível de conhecimento técnico e comportamental e o domínio de certas especialidades também alteram esses valores.

Por exemplo, um Administrador que tem um curso de especialização em logística e supply chain pode conseguir um excelente salário atuando como gerente de operações do setor.

 A mesma lógica se aplica a outros setores, como RH, Marketing, Financeiro etc. 

Vale ressaltar também que o modelo home office oferece a oportunidade de trabalho remoto, inclusive para empresas de fora do Brasil, o que permite que a remuneração seja feita em moedas estrangeiras como Dólar, Euro e Libra Esterlina.

4 motivos para seguir a carreira em administração

carreira administração

1. Diploma que abre várias portas

Um Dentista ao se formar pode até trabalhar em diversos segmentos da Odontologia, mas provavelmente não conseguiram atuar em outros setores da saúde, concorda?

O administrador de empresas recebe uma bagagem bem ampla durante a formação superior, que permite que ele atue em muitos setores empresariais, desde os mais óbvios, como a gestão estratégica até os menos usuais, como ser um vice-presidente de Marketing de uma multinacional. 

2. Boa remuneração

Já imaginou ganhar como um jogador de futebol? 

Bom, isso é possível, mas é preciso se especializar, estudar e estar sempre em busca das melhores oportunidades!

Profissionais talentosos formados em Administração de Empresas conseguem atingir salários bem altos. 

Cargos executivos em grandes instituições oferecem salários que podem ultrapassar os 50 mil reais mensais.

3. Oportunidades no mercado

Administrador de empresas é uma profissão que “não sai de moda”. 

Basta analisar um site de recrutamento ou aqueles grupos de vagas nas redes sociais para perceber que existem muitas oportunidades para os formados em Administração. 

4. Possibilidade de crescimento sem mudar de emprego

Empresas bem estruturadas oferecem planos de carreira, cargos e salários convidativos que tem como objetivo reter os principais talentos e evitar que eles saiam por falta de oportunidades.

Se você ingressa em uma empresa como essa, nada te impede de crescer profissionalmente sem se preocupar com o mercado de trabalho e novas oportunidades, algo que nem sempre acontece em todas as carreiras.

Sua carreira de administração começa na Athon!

Está interessado nas oportunidades oferecidas pela carreira de administração? 

Então saiba que a porta de entrada nas melhores empresas começa com uma boa base de conhecimentos práticos e teóricos.

Essa bagagem que engloba a teoria e a execução é uma das essências do curso de Administração de Empresas oferecido pela Athon

O programa de ensino conta com professores com expertise de mercado e que estão sempre atualizados, o que permite aos alunos ter contato com informações atualizadas e indispensáveis para o sucesso profissional.

Comece sua carreira com o pé direito! 

Quer receber informações sobre inovação e mercado de trabalho?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.