
Como fazer networking: 7 dicas para fazer bons contatos
Quem é visto, é lembrado – você com certeza já ouviu esse dito popular.
E sabemos bem que ele tem um fundo de verdade.
Para você se destacar em ambientes profissionais, é necessário mais do que habilidades técnicas. É importante criar relações com contatos chave.
A melhor forma de fazer isso é através do networking.
Se você ainda não ouviu essa palavrinha mágica do mundo dos negócios, esse texto é para você. Vamos falar o que é networking e o quanto ele é importante.
E para você que já é adepto dessa técnica, que tal se aprofundar em como fazer networking e entender para que ele serve?
Passa o cafezinho e vem com a gente!
O que é Networking?
Olhando para a palavra isolada já entendemos muito desse processo: networking é um termo em inglês que une as palavras “net” (rede) e “work” (trabalho) e se refere à rede de relacionamentos e contatos profissionais.
É uma prática utilizada para estabelecer e cultivar relacionamentos profissionais com outras pessoas.
Seu principal objetivo é compartilhar informações, recursos e oportunidades de negócios.
É uma prática comum nos mais diversos campos profissionais – das artes às finanças!
Qualquer lugar é lugar para começar a praticar o networking, mas conferências, reuniões de negócio e o LinkedIn são os preferidos da galera.
Mas networking vai muito além de trocar cartões de visita (físicos ou virtuais). É sobre cultivar esses relacionamentos de forma genuína, duradoura e autêntica.
Por que é importante fazer networking?
O networking pode proporcionar novas oportunidades de negócios, aprendizados com outras pessoas e estabelecimento de parcerias estratégicas.
É uma ferramenta muito utilizada para o desenvolvimento pessoal e profissional, pois garante o acesso a novas informações e de diferentes pontos de vista.
Ser verdadeiro é essencial ao praticar o networking. É essa troca legítima que consolida os laços criados e que pode fortalecer sua imagem e reputação.
Esses relacionamentos ajudam ainda em momentos mais críticos, como nas transições de carreira.
Como fazer networking? 7 dicas para não errar

Não existe uma receita de bolo, mas há dicas e estratégias que podem te ajudar.
Se liga em algumas delas:
1. Esteja sempre atualizado – matricule-se em cursos
Não existe lugar melhor para conhecer novas pessoas do que o ambiente de ensino.
Quando estamos na graduação, nem sempre nos atentamos à importância dos colegas que conhecemos e às pontes que estamos construindo.
Já nos cursos de pós-graduação ou MBA, como estamos no mercado de trabalho há um tempo, identificamos oportunidades únicas de praticar e de como fazer networking.
Sabe aquele trabalho em grupo que você precisa fazer para as aulas? Que tal buscar novos grupos?
Juntar-se com diferentes pessoas em diferentes aulas aumentará sua chance de conhecer novos contatos!
Aquele grupo de WhatsApp criado no início de cada curso também ajuda nessa hora.
Uma ideia inovadora é criar uma planilha compartilhada entre todos os alunos adicionando nome, cargo, e-mail e telefone.
E para além da sala de aula, também vale combinar almoços e happy hours com os colegas de classe.
2. Esteja disponível
Se fazer disponível é um grande passo para o networking.
Em vez de pensar apenas em como as pessoas podem ajudar você, pense em como você pode oferecer ajuda e apoio com base em suas experiências e habilidades.
Pode ser oferecendo conselhos profissionais, mentorias ou apresentar a pessoa a outras conexões valiosas.
Ao demonstrar interesse genuíno e oferecer ajuda, você pode construir relacionamentos mais significativos e duradouros com as pessoas em sua rede de contatos, que podem levar a oportunidades de negócios, parcerias e outros benefícios no futuro.
3. Seja um produtor de conteúdo ativo
Você com certeza já sabe que o LinkedIn é extremamente importante para sua carreira.
Mas além de montar um perfil bacana, é legal ser ativo e mostrar suas opiniões e conhecimentos!
Publique histórias da sua carreira ou então traga reflexões para sua rede de contatos.
Busque cultivar interações e ser notado.
E não se limite ao LinkedIn! Diversas profissões podem se beneficiar de ter um perfil profissional no Instagram e no Twitter, por exemplo.
Por fim, por que não mandar uma mensagem convidando alguém que te inspira para um café virtual?
4. Apure seus contatos
As melhores histórias contadas por jornalistas têm uma longa apuração de fontes e acontecimentos.
Sabe a melhor forma de fazer networking? Realizar uma pesquisa prévia dos seus contatos de interesse!
Dar aquela checada nas mídias sociais da pessoa e uma rápida busca no google já pode te ajudar a entender do que ela gosta e quais as áreas de expertise dela.
Assim, o primeiro contato fica mais fácil e você já vai com um conhecimento prévio sobre a pessoa.
5. Discuta – de maneira saudável
Quando estamos no ensino médio, é comum que os professores estimulem debates ou discussões em pequenos grupos.
Essa prática deve ser levada conosco para o resto da vida, já que esses grupos de discussão nos ajudam a ver o que há de novo na área e a nos expor para outros colegas.
6. Pense fora da caixa
Na hora de fazer networking, você pode explorar para além do seu ambiente de trabalho.
Seja na aula de pilates ou no clube de leitura, é possível que você conheça contatos interessantes para o seu desenvolvimento profissional.
Em tempos nos quais as profissões se correlacionam cada vez mais, essa se torna uma forma natural de criar e manter contatos.
Ah, explorar diferentes ambientes e assuntos te ajuda a não ser repetitivo nos tópicos de conversa.
Falar apenas sobre você ou sobre a sua busca de emprego pode ser extremamente maçante para o outro lado da conversa.
7. Organize-se
A organização nos ajuda em diversas áreas da vida. Não é diferente quando falamos de networking.
Veja a melhor maneira que funciona para você – papel e caneta, tabela no excel, aplicativos de produtividade…
O que vale é organizar seus contatos para saber de onde conheceu, assuntos que trata com essa pessoa e o que mais vier na cabeça!
Claro que, quando falamos de contatos de networking, não necessariamente a quantidade deve ser priorizada – mas, sim, a qualidade.
Redes pequenas demais podem não ser proveitosas, mas tampouco serão as grandes demais.
Dividir em redes médias com interesses afins pode ser uma ótima maneira de organização.
E, para não deixar os contatos cessarem e manter o networking ativo, registre atas dos encontros que você teve.
Saber quando e o que foi conversado ajuda na hora de marcar o próximo café!
Tímidos e introvertidos: dicas extras para fazer networking
O networking parece uma prática possível apenas para pessoas extrovertidas. Mas isso está longe de ser verdade.
Por mais que pessoas tímidas e introvertidas tenham mais dificuldade em puxar assuntos com desconhecidos, é possível fazer algumas adaptações das técnicas e transformar esse “bicho de sete cabeças”!
Aqui separamos quatro dicas extras especialmente para você:
Comece pequeno: em vez de começar conversando com muitas pessoas de uma vez, opte por grupos menores ou uma conversa individual. De preferência, alguém que você já conheça.
Prepare-se com antecedência: pesquise sobre o evento e os participantes que estarão presentes. Assim se sentirá mais confiante e preparado para iniciar conversas.
Defina metas – trocar cartões/LinkedIn com três pessoas, por exemplo.
Pratique: o networking pode ser intimidante, mas é uma habilidade que pode ser desenvolvida com a prática. Não se desculpe por estar gerando essa conexão – a ideia geral do networking é que, algum dia, você possa retribuir o favor que alguém fez por você.
Conectando…
Com um sorriso no rosto e informações de antemão, deu para ver que o networking não é nada impossível e é extremamente importante para o desenvolvimento profissional.
Que tal começar nessa semana ainda? Estabeleça metas possíveis e não adie mais sua chance de criar conexões para uma vida toda.
Essa é mais uma tendência do mundo profissional.
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