como fazer um resumo para o linkedin

Como fazer um bom resumo para o LinkedIn? Passo a passo completo + 5 exemplos

Para fazer um bom resumo para o Linkedin não existe bem uma equação exata.

Antes de começar a elaborar o seu perfil na melhor rede profissional de todos os tempos é importante entender aonde você quer chegar e refletir sobre qual imagem pretende deixar para recrutadores, colegas de trabalho e gestores que vai encontrar na plataforma.

Na sequência, se pergunte:

  • Como os profissionais que você admira se posicionam na plataforma?
  • Quais experiências destacam e como compartilham informações?

Neste artigo, vamos apresentar dicas para você ter um bom resumo no LinkedIn e entender quais são os principais fatores que fazem os perfis se destacarem entre os mais de 500 milhões de usuários presentes hoje na rede em todo o mundo.

1. Trace um objetivo, rascunhe o seu perfil

Para fazer um bom resumo no LinkedIn é importante definir um objetivo profissional a curto e médio prazo. Você quer mudar de emprego? Deseja ampliar seu networking? Está vivendo um processo de transição de carreira? Seja qual for a sua intenção, tenha ela bastante clara.

Depois dessa reflexão, lembre que lapidar o “Resumo do perfil” é uma das melhores maneiras para melhorar o LinkedIn.

Os 2 mil caracteres disponíveis para você se apresentar devem ser utilizados para mostrar a sua personalidade, competências e, claro, boa parte da trajetória profissional até aqui.

Em um rascunho, sem muita preocupação com o formato final, gere impacto e conte sobre suas realizações profissionais e projetos relevantes. Tente, também, evidenciar preferências, hobbies e estilo de vida. Só depois desse exercício, formate o resumo com as dicas do Passo 2.

2. Comece forte

Ao clicar no perfil de uma pessoa, o LinkedIn mostra apenas as três primeiras linhas do resumo antes que o usuário precise clicar para ver mais. É por isso que para chamar a atenção e convidar os headhunters a explorar o seu perfil, o texto introdutório precisa ter um gancho cativante.

  • Onde você está hoje?
  • O que o diferencia dos demais e quais foram as suas principais conquistas dos últimos anos?

Veja abaixo as primeiras frases de três perfis no LinkedIn que entraram para o Top Voice Brasil, lista anual que indica os perfis mais relevantes na rede social.

OBS: Observe os trechos negritados e reflita sobre como não existe uma regra única. O espaço é muito aberto à criatividade e cabe a você julgar quais pontos são importantes.

“Luiza Helena Trajano é presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. Foi responsável pelo salto de inovação e crescimento que colocou o Magazine Luiza, nas décadas seguintes, entre as maiores varejistas do Brasil.”

“Reconhecida pela Forbes como “30 under 30”, autora do livro “Empreendedorismo Feminino: Olhar estratégico sem romantismo”, Monique Evelle é idealizadora da Desabafo Social e sócia da SHARP. Ela lidera times de alta performance para prototipar soluções em até cinco dias, utilizando o método MESA.”

  • Junior Borneli, Fundador da Startse

“Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para “provocar novos começos” através do compartilhamento de conhecimento.”

Agora você deve estar se questionando:

Mas eu não sou CEO, tampouco fui reconhecido (a) pela Forbes.

Não tem problema!

Mergulhe nos seus feitos profissionais ou tente resgatar alguma ação de impacto que fez mesmo em algum trabalho voluntário.

Olhe com carinho para a sua trajetória profissional e não desmereça as suas conquistas.

Acredite: a parte mais difícil na carreira de alguém é a crença em si mesmo. Reconheça que o seu esforço válido e que o que você fez e faz de bom!

3. Não esqueça das palavras-chave

Se você chegou até aqui é bem possível que já saiba, mas não custa repetir: o resumo do seu Linkedin não deve ser a cópia do seu CV.

Ainda que o LinkedIn também possa ser utilizado para encontrar vagas de trabalho ou jobs temporários, o espaço tem outras múltiplas funções.

É por isso que suas informações precisam estar dispostas para funcionar como uma rede social onde a interação é fundamental.

Não trate o LinkedIn apenas como um repositório de informações.

Nesse sentido, um dos pontos para fazer o seu perfil aparecer em mecanismos de busca, por exemplo, é a utilização de palavras-chave.

Isso acontece porque assim como o Google, o LinkedIn também utiliza a técnica de SEO (search engine optimization ou otimização para mecanismos de busca).

Como fazer isso?

Comece já pelo título! Se você é publicitário e trabalha com marketing e redes sociais, por que não colocar palavras estratégicas como:

“Publicitário | Comunicação Digital | Social Media

Nesse campo vale pensar nas principais variações do nome do seu cargo e, por consequência, nas palavras-chave que definem sua profissão. Ah, você pode separar as palavras por “|” ou “-”.

EVITE: se você está na rede especialmente para buscar alguma oportunidade profissional, tente não inserir termos como “em busca de recolocação profissional”.

Além de aparentar um certo desespero, os recrutadores definitivamente não irão buscar os profissionais desta forma na ferramenta.

Depois de otimizar o título, leve essas palavras-chave para o seu resumo e aproveite para utilizar outros termos que podem ser relevantes dentro da sua área de atuação.

Ah, as palavras-chave podem ser incluídas também no campo “Experiência”.

E não para por aí.

O LinkedIn também conta com o campo competências. Detalhe bem as ferramentas, técnicas e outros tipos de habilidades que você tem, como as de característica comportamentais e gerenciais. E, se puder, peça para seus colegas te recomendarem!

Lembre-se que habilidades não são referentes a apenas a parte técnica, mas também a parte sociocomportamental.

Abaixo, o professor Sandro Vidotto explica a diferença:

4. Passo extra

Se você é daqueles que adora se envolver em projetos extras ou trabalhos voluntários de impacto, não  deixe de tornar essas experiências visíveis também no LinkedIn.

Evidente que tudo o que você inserir na rede deve ter algum tipo de relevância. Esse trabalho voluntário impactou positivamente no profissional que você se tornou hoje? Se sim, inclua no item Experiência de Voluntariado.

Prêmios, idiomas  e até publicações acadêmicas também podem ser adicionados na aba Conquistas. Mas não esqueça: tudo com parcimônia, ok?

5 exemplos de bons resumos no LinkedIn

exemplos-de-bons-resumos-no-linkedin

É hora de se inspirar com brasileiros que conseguiram criar resumos impactantes e claros. Confira:

O seu resumo no LinkedIn é o seu cartão de visitas

Empolgado para fazer um bom resumo no LinkedIn e destacar as suas principais competências?

Reserve um tempo para concluir essa etapa e, se for necessário, utilize mais dias para amadurecer seus objetivos e escrever sobre si.

O resumo é praticamente um cartão de visitas do LinkedIn, portanto valorize a sua trajetória e não tenha medo de injetar personalidade no texto.

Depois de concluído, aproveite para explorar todas as possibilidades da rede. Adicione profissionais que você admira, compartilhe artigos que discorram sobre as principais tendências da sua área… seja relevante!

 A interação é peça-chave para o seu bom posicionamento no Linkedin.

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