Como trabalhar com marketing digital

Como trabalhar com marketing digital: dicas e salários (2024)

Antes de falar sobre como trabalhar com marketing digital, queremos saber: você já viu o quanto essa área cresceu nos últimos anos?

Em 2021, 70% das empresas da América Latina aumentaram o seu investimento em marketing digital.

Em 2022 essa área representou 60% do orçamento em marketing destas empresas e a projeção é que esse percentual aumente para 85% nos próximos 5 anos.

Esses são dados apresentados em um estudo conjunto da NTT Data e o MIT Technology Review, que entrevistou líderes de 60 empresas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

E se você é usuário da internet no mínimo nos últimos 8 anos, sem sombra de dúvidas, já ouviu falar dessa prática, que diferentes empresas vêm adotando. 

Afinal, a área está em plena expansão e, inevitavelmente, revela uma crescente oportunidades de empregos, além de excelentes remunerações.

Quer saber como aproveitar essa onda e surfar no marketing digital?

Neste artigo te contamos tudo!

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital pode ser definido como toda estratégia de comunicação e marketing no meio e em canais digitais.

Ou seja, toda ação promovida em redes sociais, site da empresa ou em sites parceiros, Google Ads, campanhas por meio de e-mail marketing e afins, se enquadra como marketing digital.

Sem sombra de dúvidas, é um mercado em plena expansão, visto o amadurecimento digital dos usuários e o aumento de sua presença no ambiente on-line, o que gera uma maior procura por conteúdos e informações que atendam às suas necessidades.

E essa deve ser a principal função do marketing digital: suprir as dores do consumidor.

Para muito além de apenas vender um produto, ele precisa apresentar soluções para os problemas demandados pelo público.

Isso pode soar familiar se você já teve contato ou estudou a teoria clássica do marketing, afinal essa é a essência dessa área de conhecimento.

Mas, a grande diferença no marketing digital é a assertividade que esse formato pode trazer, aplicando essas soluções de forma muito mais personalizada e direcionada, literalmente conversando diretamente com cada consumidor, não atingindo apenas uma grande massa.

Afinal, quem nunca pesquisou um termo ou produto específico e depois foi bombardeado com informações e publicidades sobre o mesmo assunto, não é mesmo?

E a melhor parte do marketing digital para as empresas é a facilidade de rapidez do Retorno Sobre o Investimento (ROI). 

De longe, essa é a forma mais eficaz de realizar esse cálculo para manter ou repensar as ações promovidas, gerando uma maior lucratividade.

Mas, como fazer isso acontecer?

É o que você verá a seguir.

Como trabalhar com Marketing Digital? 

Um grande e comum equívoco de quem quer se aventurar nessa área é acreditar que gerir um perfil de rede social de algum negócio da mesma forma como administra sua própria rede social, é fazer marketing digital.

Ou pior ainda, acreditar que não é necessário estudar e se aprimorar na área.

Quem pensa assim, está extremamente equivocado.

O ambiente digital é muito volátil e rigoroso com suas regras, também conhecidas como algoritmos.

Quase que diariamente as plataformas digitais e redes sociais mudam suas regras para entregar uma melhor experiências para o usuário.

E não adianta remar contra a maré: se o meio digital muda, você e sua estratégia também precisam mudar para se manterem nesse mar.

Por isso, trabalhar com marketing digital exige comprometimento, muito estudo e horas de aprimoramento para entender e entregar as melhores soluções ao seu público de maneira efetiva.

Porém, não se assuste, afinal, em toda e qualquer área profissional, esses são requisitos para se aprimorar e se destacar, não é mesmo?

Logo, não seria diferente com o marketing digital.

Mas, essa área em expansão tem suas particularidades. Então, separamos 5 dicas para você que quer dar os primeiros passos nesse universo.

5 dicas para começar no marketing digital

1.Embasamento no marketing tradicional

O primeiro ponto que não podemos esquecer é que o marketing digital é algo relativamente novo. Porém, ele continua sendo uma extensão do marketing tradicional.

Inevitavelmente, o marketing off-line que conhecemos é a base de toda essa área e ele continua sendo importante para a consolidação da presença das marcas na vida das pessoas.

Veja, por exemplo, o NuBank, um banco totalmente digital, mas que mantém interações com o público de forma offline.

Em um dos casos mais famosos, o cliente solicitou um novo cartão porque seu cachorro havia comido o antigo e, como resposta, além de um cartão novo e uma carta escrita à mão, o banco também enviou um presente ao pet.

Case Nubank

Tudo isso faz parte de entender e se conectar com o público, uma regra básica do marketing tradicional.

Por isso, estudar e aprender as teorias fundamentais do marketing é um caminho essencial para qualquer pessoa que deseja trabalhar com marketing digital.

2. Conheça os fundamentos do marketing digital

Já conhece a base do marketing tradicional? Então agora é importante entender as particularidades do marketing digital.

Entender fundamentos básicos do marketing digital, como user experience, copyright e SEO, é essencial para quem quer seguir nessa área, afinal, são conceitos primordiais para o funcionamento das estratégias no marketing digital.

Ou seja, independente da mudança nas regras ou formas de entrega, esses conceitos são imutáveis e essenciais para a presença de uma marca na internet.

Por isso, ESTUDE-OS!

3. Mantenha-se informado sobre as atualizações e continue aprendendo

Como dissemos desde o início, o meio digital é uma constante inconstância

A todo momento ele está mudando e isso demanda estudo e aprimoramento.

Além de conhecer os conceitos fundamentais do ambiente on-line, é importante estar atento às atualizações de algoritmo (regras de entrega ao usuário) que as plataformas e redes sociais utilizam, a fim de se adequar a elas.

A partir do momento que as novas regras passam a valer, é necessário avaliar o impacto na sua estratégia atual. Se ele for negativo, é preciso repensar e planejar novas ações para uma entrega assertiva e efetiva.

Podemos citar como exemplo o Instagram.

Em 2022, a rede social anunciou que estava apostando cada vez mais em vídeos e nos então novos e famosos reels, entregando esse formato de conteúdo como prioridade aos usuários.

Já em 2023, isso mudou e, segundo a empresa, a prioridade passou a ser imagens estáticas novamente.

Veja, uma mudança de algoritmo muda completamente a estratégia adotada por quem quer utilizar essa rede social para promover sua marca.

Afinal, quem imaginou criar mais conteúdos em vídeos para esse ano, vai precisar repensar a estratégia e apostar mais em cards e fotos, se quiser que seu conteúdo seja visto pelos usuários.

Ficar de olho em tudo isso é essencial. 

Por isso, abaixo recomendamos alguns perfis que trazem conteúdos sobre marketing digital e informações sobre as constantes atualizações:

Resultados Digitais

Rock Content

Agência de bolso

4.Conheça e estude as ferramentas de marketing digital

Nem só de dancinhas de threads do TikTok vive o marketing digital.

Para além de entregar conteúdos criativos e que engajem, o marketing digital também é feito de números e são eles que fazem essa área ser tão assertiva, afinal, saber analisá-los é o ponto-chave para a criação de uma boa estratégia.

Dito isso, nenhum número em marketing digital é contado no dedo, tudo passa por ferramentas de automação que contribuem (e muito) para o trabalho do profissional.

Ferramentas de envio de e-mail marketing, Google Analytics, Google Ads, gerenciadores de leads… esses são apenas alguns exemplos de instrumentos que auxiliam o dia-a-dia de quem trabalha nessa área.

Aprender o funcionamento e benefícios das principais ferramentas utilizadas no mercado é um passo importante e que, sem sombra de dúvidas, abre muitas portas.

5. Arrisque-se!

 E a principal dica de todas é: arrisque-se!

Athon-MBA

Afinal, marketing digital não é um conhecimento exato. 

Apenas na prática é que você irá, de fato, aprender e ganhar experiência para saber onde você se encaixa e o que funciona, ou não, para determinado tipo de cliente ou negócio.

Mas, calma… Comece aos poucos.

Caso deseje ser freelancer, busque pequenos clientes, amigos que possuam algum negócio próprio ou então preste algum serviço como autônomo.

Se você quer seguir dentro de empresas também há muitas oportunidades. 

Afinal, hoje em dia as mais diversas áreas do mercado demandam de marketing digital e oferecem vagas de estágio ou de nível júnior. 

Com tempo e ganho de experiência, conhecimento e confiança, naturalmente você conseguirá clientes maiores e/ou cargos mais altos, vindo com isso melhores remunerações.

Mas, não se esqueça, o primeiro e mais importante passo é começar.

15 profissões para trabalhar com Marketing Digital

Quem trabalha com marketing digital precisa saber de tudo?

Sim e não.

O que é importante entender é que marketing digital não funciona apenas em partes, mas como um todo. 

Cada segmento dentro dessa área vai influenciar na entrega final e no respectivo resultado.

Por isso, se você está interessado em trabalhar com marketing digital, é importante ter uma noção ampla do que cada segmento é responsável, a fim de entender todo o processo e poder propor melhores soluções e estratégias entre as segmentações.

Porém, ninguém precisa ser perito em tudo e você pode se especializar em uma ou mais áreas, de acordo com suas habilidades e interesses.

Abaixo, listamos algumas possibilidades, seguindo essa mesma lógica para te ajudar a escolher qual caminho seguir.

Para quem curte escrever (como os conteúdos deste blog):

  1. Copywriter;
  2. Redator;
  3. Analista de conteúdo;
  4. Produtor de conteúdo;
  5. Especialista em e-mail marketing;
  6. Coordenador de mídias sociais;
  7. Community Manager.

Para quem curte design:

  1. UX designer;
  2. Desenvolvedor Web;
  3. Designer gráfico;

Para quem curte análise de dados:

  1. Gestor de tráfego;
  2. Analista de inbound marketing;
  3. Especialista em SEO;
  4. Analista de dados;
  5. Especialista em marketing de produto.

Qual é o salário de quem trabalha com Marketing Digital?

Quando falamos em salários para o marketing digital, não há um consenso único, afinal, para cada segmentação de atuação há uma remuneração diferente, sendo elas extremamente diversas.

Além disso, é muito comum a prática freelancer por profissionais desta área, muitos deles vivendo apenas desta forma de trabalho, o que faz com que cada profissional feche trabalhos com valores distintos por projetos e clientes.

Porém, para termos uma noção de remuneração em formatos mais regulamentados desta área, a Catho realizou a Pesquisa Salarial e de Benefícios em setembro de 2022 e apresentou um ganho médio em cargos de marketing digital dentro das empresas, olha só:

  • Coordenador: R$ 5.729,00
  • Gerente: R$ 4.669,00
  • Analista: R$ 2.836,00
  • Especialista: R$ 1.720,00
  • Auxiliar: R$1.483,00
  • Estagiário: R$ 997,00

Mas, calma…

Esses são apenas dados médios de empresas em geral.

Os ganhos podem ser ainda maiores de acordo com a empresa que trabalha e cargos alcançados.

De acordo com essa mesma pesquisa, por exemplo, é comum o salário inicial de um Analista de Marketing Digital ser de R$4.063,27 em empresas maiores e consolidadas.

Ou seja, estudar, se especializar e fazer networking é o caminho para sua valorização e conquista de maiores cargos e remuneração.

Como se tornar um profissional de Marketing Digital?

Profissional de Marketing Digital

Como vimos até aqui, o marketing digital é uma área extensa e ampla, que conta com uma infinidade de possibilidades de atuação.

Nós já mencionamos a importância de se estudar e se especializar para ser bem sucedido nessa área e, claro, muita coisa se aprende de forma autônoma, porém, contar com uma base sólida de conhecimento é essencial para se firmar no marketing digital.

Por isso, apostar no ensino superior é um caminho muito assertivo, seja no quesito ganho de conhecimento, seja na aproximação de outros profissionais e professores já atuantes na área para te dar aquele empurrãozinho necessário.

Para isso, cursos como Administração, Gestão de marketing e Publicidade e propaganda, são ótimos caminhos para quem deseja dar esse passo no marketing digital.

Porém, a depender do seu foco, outros cursos como Design gráfico e Jornalismo também apresentam o ganho de habilidades interessantes para quem quer ampliar o seu ramo de atuação.

Habilidades que você precisa ter para trabalhar com Marketing Digital

Quando falamos sobre habilidades necessárias para trabalhar com marketing digital, é importante pensarmos nas habilidades comportamentais e técnicas, também conhecidas como soft e hard skills.

Habilidades Comportamentais (soft skills)

Essas habilidades, na verdade, podemos chamá-las de características comportamentais. Tratando-se de características, pode soar estranho falarmos em aquisição das mesmas, visto que, num primeiro momento, pensamos em algo intrínseco e natural a cada indivíduo.

Porém, são pontos importantes de serem trabalhados, visto que a capacidade de socializar e criar vínculos dentro da área de comunicação é essencial para se conectar com a equipe, clientes e prestadores de serviço.

Uma pesquisa realizada pela Content Management Institute no final de 2021, mostrou os maiores desafios quanto às soft skills: habilidades importantes para você ficar de olho e procurar se aprimorar, sendo elas:

  1. Comunicação entre as equipes (58%);
  2. Equipe com habilidades em estratégias de conteúdos (53%);
  3. Uso de UX (experiência do usuário) (50%);
  4. Fluxo de trabalho na produção de conteúdo (45%);
  5. Entender a jornada do consumidor (41%);
  6. Implementar as tecnologias corretas (38%);
  7. Orçamento (34%);
  8. Fazer com que os criadores de conteúdos sigam as mesmas diretrizes (32%).

Habilidades Técnicas (Hard Skills)

As habilidades técnicas, por sua vez, dizem respeito ao conhecimento do profissional sobre o ofício exercido.

Ou seja, seria impossível mensurarmos aqui quais habilidades técnicas são importantes de serem desenvolvidas, visto que cada atuação tem suas especificidades.

Por outro lado, como comentamos anteriormente, ter um conhecimento geral da área de marketing digital é essencial a qualquer profissional que queira atuar com ela.

Sendo assim, alguns conceitos são gerais e merecem, sim, a atenção de quem quer mergulhar nesse mundo.

Podemos citar como exemplos:

9. Fundamentos de Inbound Marketing;

10. Gestão de Redes Sociais;

11. Email Marketing e Automação;

12. ICP, Personas e Jornada de Compra;

13. Marketing de Conteúdo;

14. SEO;

15. Qualificação de Leads e Alinhamento entre Marketing e Vendas;

16. Copywriting.

A partir da escolha de qual segmento deseja trabalhar, é importante se aprofundar ainda mais nas especificidades. 

Por exemplo, um redator pode se especializar em storytelling ou um analista de dados em google analytics, e assim por diante.

Essas são habilidades mais fáceis de mensurar, seja por meio de certificados ou diplomas, mas é importante estar de olho entre o que é oferecido de maneira mais formal, por meio de cursos e graduações, e o que o mercado está exigindo.

Dito isso, contar com entidades de ensino que estejam atentas a essa dinâmica e não presas a fórmulas pré-estabelecidas ou ultrapassadas, é essencial para a formação de um bom profissional, como é o caso da Athon Ensino Superior.

Marketing Digital ainda é uma área em expansão?

Em uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, com dados da própria rede social, a empresa criou uma lista de 25 empregos em alta em 2023.

Segundo a pesquisa, a tendência é que o marketing digital continue crescendo e se expandindo gradativamente no Brasil.

Muito disso se deve ao aumento do trabalho híbrido e ao número crescente de e-commerces durante a pandemia, sendo de 98% no período de abril de 2019 a abril de 2020, segundo dados do estudo The Global Payments Report 2021.

Outra expectativa é que o comércio eletrônico também se expanda nos próximos anos, tendo uma projeção de 42% de crescimento até 2025, em relação a 2021, de acordo com o estudo Future of Retail 2021.

A lista completa você pode acessar no link acima, mas já damos alguns spoilers de empregos em alta, atrelados ao marketing digital, apontados por lá, que incluem:

  • Designer de conteúdo;
  • Analista de Marcas;
  • Especialista em experiência do cliente;
  • Redator SEO;
  • Analista de sucesso do cliente;
  • Redator com foco na experiência do usuário.

O Marketing Digital veio para ficar!

Como podemos ver, são expressivos os números que essa área apresenta constantemente nos últimos anos.

Apostar em trabalhar com marketing digital é algo certeiro e pode gerar bons frutos, sejam monetários ou de contatos.

Porém, assim como toda área, é preciso muito estudo, dedicação e aprofundamento. Estar atento às mudanças constantes é uma prática diária essencial.

Para isso, você pode contar com a Athon Ensino Superior, com cursos que conversam com o mercado atual e professores atuantes em suas áreas.

E aí, curtiu esse artigo?

Então, deixe aqui nos comentários quais profissões você acredita que está em alta e quais delas você quer ver por aqui, no nosso blog.

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