consultor de estilo

Consultor de estilo: O Que faz, Quanto Ganha e Por que ele ajuda pessoas a se autoconhecerem

Você já ouviu falar em consultor de estilo

Esse profissional é especialista em estilo de vida e trabalha guiando seus clientes em uma jornada de autoconhecimento.

O resultado desse trabalho?

Você aprende mais sobre você mesmo, como você quer se mostrar ao mundo e o que deseja passar ao ser visto.

Se interessou? Continue lendo o texto para entender o que você precisa fazer para se tornar um consultor de estilo.

Ainda, vamos explorar mais profundamente como esse trabalho é feito, onde trabalhar e quanto ganha um consultor de estilo

Vamos nessa?

O que faz um consultor de estilo?

Quando pensamos em consultor de estilo, a primeira coisa que vem à mente é um profissional que escolhe as roupas que usaremos.

Mas, a verdade é que consultoria de estilo vai muito além disso. 

A consultoria de estilo é muito ligada à comunicação, por se tratar de uma área que trabalha elementos verbais e não verbais do comportamento humano. 

Além disso, ela foca muito em autoconhecimento e inteligência interpessoal.

O primeiro passo do trabalho de um consultor de estilo é encorajar o cliente a se autoconhecer. Ele entende seus gostos, seus objetivos, sua história de vida. 

Essa etapa é muito importante para um melhor resultado, pois é a partir dela que o especialista constrói as recomendações.

Dando continuidade ao trabalho, é hora de conhecer o que o cliente já tem. 

O guarda-roupa é uma ferramenta importante da consultoria de estilo, já que a primeira impressão é a que fica. 

o que faz um consultor de estilo

Entendendo o que mais combina com a pessoa, o consultor de estilo explora as peças que já existem, sugere formas de combiná-las e recomenda novas peças.

Indo muito além da imagem visual, o consultor também dará orientações e dicas de comportamento, tom de voz e forma de andar. 

Essas sugestões ajudam a formar a imagem final pretendida, sempre com foco na autoestima do cliente.

Onde um consultor de estilo pode trabalhar?

O céu é o limite quando estamos falando de consultoria de estilo.

Como já vimos, o consultor de estilo é contratado por pessoas que buscam se sentir mais confiantes e satisfeitas com elas mesmas e trabalhar a imagem que passam para o mundo.

Além do estilo pessoal, há muitas empresas que buscam esses profissionais para políticas de Recursos Humanos, como códigos de vestimenta e manuais de conduta e prática profissional. 

Outra atividade corriqueira que o consultor de estilo corporativo pode implementar é a gestão da imagem de líderes e executivos da empresa.

Quanto ganha um consultor de estilo?

Como é um profissional autônomo, a tendência é que esse valor varie bastante de acordo com os anos de experiência e notoriedade no mercado.

Alguns sites apontam que, no início de carreira, o consultor de estilo pode ganhar de R$ 100,00 a R$ 200,00 por hora.

De acordo com o site especializado em empregos Vagas.com.br, o consultor de estilo inicia ganhando R$ 1.921,00 e pode ganhar até R$ 4.920,00. A média salarial é de R$ 2.766,00.

Por que o consultor de estilo também trabalha com o autoconhecimento?

O autoconhecimento é o processo de investigar a si mesmo para entender melhor o que se pensa, o que se gosta e o que te move. 

Parte do autoconhecimento é o desenvolvimento da autoimagem, ou seja, como nos enxergamos.

Antes do consultor de estilo te ajudar a explorar a imagem que você passará para os outros, você precisa ter claro como você se enxerga.

É importante que ela seja refletida para fora, também.

Essa autoimagem fará parte do quebra-cabeça que o consultor de estilo vai construir, que no final te transformará como um todo.

imagem e autoestima

Como se tornar um consultor de estilo?

Não é necessário um certificado para se tornar um consultor de estilo, mas é uma profissão que exige conhecimento interpessoal e, principalmente, de fundamentos de moda. 

Para melhorar seu currículo e passar mais credibilidade para seus clientes, você pode escolher fazer um curso na área de Moda, ou em áreas relacionadas à Comunicação. 

Ao escolher cursar um bacharelado em Design de Moda, você terá acesso a conhecimentos essenciais para a função, como teoria de cores, tecidos, acessórios, entre outros. 

quanto ganha um consultor de estilo

Há ainda a formação de tecnólogo em Design de Moda.

Os cursos de Comunicação podem ser de grande auxílio ao seu dia a dia profissional, também. 

Ao entrar em um curso de Design, por exemplo, você aprenderá mais sobre imagem e experiências sensoriais que ela passa. 

Caso queira se especializar e ser um consultor de estilo corporativo, pode ainda se beneficiar de um curso em Gestão de Recursos Humanos, em que desvendará um pouco mais do mundo corporativo e suas regras ditas e não ditas.

Qual a diferença entre um consultor de estilo e consultor de imagem?

Enquanto o consultor de estilo trabalha de forma mais ampla, com base no autoconhecimento para adequar as orientações de estilo de vida para os clientes, o consultor de imagem foca apenas no que é visto pelas outras pessoas.

Faz sentido falarmos que todo consultor de estilo trabalha a imagem, mas nem todo consultor de imagem trabalha o estilo.

Ao pensar em estilo, entendemos que envolve mudanças na autoestima da pessoa. É um processo mais interno, que reflete no externo. 

Não estamos apenas mudando roupas ou formas de se portar: mas, sim, como nos enxergamos.

Já na consultoria de imagem, o processo é inverso – há uma mudança no externo que pode então refletir internamente. O consultor de imagem foca na reputação, no julgamento alheio.

A arte de conhecer pessoas

Trabalhar com pessoas pode ser muito gratificante, principalmente quando envolve conhecê-las profundamente. 

E é exatamente o que faz um consultor de estilo: guia seus clientes para descobertas e autoanálises louváveis.

Se você busca uma carreira em que possa exercer a comunicação, a análise interpessoal e formas de explorar a imagem e estilo de pessoas, se tornar consultor de estilo é uma ótima opção para você!

Além de ajudar pessoas a serem as melhores versões de si mesmas, você ainda pode trabalhar em ambientes empresariais, ajudando empresas a desenvolver seus talentos internos.

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