Consumidor do Futuro 2024: Conheça os 4 Perfis e Como Agem

O ano de 2024 parece muito distante, não é mesmo?

Olhar para o futuro e entender o que vem por aí é uma importante parte dos estudos de mercado.

E a WGSN, empresa especializada em previsões de tendências, lançou um estudo analisando quem e como será o consumidor do futuro – mais especificamente, do ano de 2024.

E aí? Vamos embarcar nessa máquina do tempo e ver o que o futuro nos reserva?

Boa leitura!

Os 4 sentimentos do consumidor do futuro 2024

O estudo da WGSN utilizou sua metodologia própria para identificar 4 sentimentos que chegarão ao mercado até 2024:

  1. Choque com o futuro – Mudanças rápidas na sociedade e na tecnologia causam um sentimento de apreensão.
  2. Excesso de estímulos – A sobrecarga emocional e um estilo de vida sempre conectado estão esgotando os nossos sentidos.
  3. Otimismo realista – Esqueça a positividade tóxica. Chegou a hora de encarar tudo de modo realista.
  4. Encantamento – Um sentimento de fascinação que se manteve em segundo plano nos últimos anos.

Através desse estudo, foram identificados 4 perfis de consumidores que devem ser priorizados no mercado do futuro.

Veja quais são!

Quais são os 4 perfis do consumidor de 2024?

A WGSN identificou 4 perfis de consumidores do futuro que surgirão até 2024:

  • Reguladores;
  • Conectores;
  • Construtores de memórias;
  • Neo-sensorialistas.

Vamos entrar mais a fundo em cada um desses perfis e como podemos atrair o interesse desses consumidores. 

Confira!

1. Reguladores A consistência como mecanismo de defesa

Os reguladores buscam, acima de tudo, controle. Tanto sobre suas vidas quanto sobre os eventos que a podem impactar. 

É preferível ter certeza de que algo ruim irá acontecer do que não saber o que pode se tornar realidade.

Mudanças sempre foram uma constante no mundo corporativo. 

Mas, com a pandemia, esse ritmo aumentou exponencialmente – cerca de 90% dos dados disponíveis no mundo todo foram criados nos últimos dois anos.

Após anos de mudanças constantes, os Reguladores estão cansados e desejam regularidade, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Como engajá-los?

Pegue e pague: Os reguladores adotaram rapidamente o comércio sem contato durante a pandemia, estimulando o sucesso do modelo “click and collect”, no qual o consumidor seleciona e paga pelos produtos que quer online e apenas busca eles na loja física.

Mercado online: Seguindo a ideia da praticidade, reguladores usarão cada vez mais o comércio por voz e o home commerce – ou seja, comprar as coisas de casa. Através de um ecossistema conectado por tecnologia smart, o consumidor poderá fazer compras sem precisar pesquisar na internet ou fazer buscas nos sites.

Em 2024, os reguladores vão optar por tais modelos que priorizam a agilidade e a praticidade. Após anos de mudanças constantes, os Reguladores estão cansados e desejam regularidade, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

2. Conectores O compartilhamento como estilo de vida

Conectores desafiam a cultura capitalista de produtividade e lucro a qualquer custo. Eles preferem focar em saúde mental e qualidade de vida.

Conectores também adotaram a cultura do compartilhamento na qual o consumidor pode comprar em grupo. Essa é uma tendência popular no mercado imobiliário.

O conceito de propriedade compartilhada já está sendo aplicado também a carros, trailers e até mesmo escritórios. Os espaços híbridos e sob demanda devem ganhar terreno em 2024.

Como engajá-los?

Repense rótulos e etiquetas: Os conectores acreditam que pequenos detalhes fazem a diferença.

O custo por uso, sustentabilidade da cadeia e autenticação garantida por rótulos são tendências de mercado que importam muito para esse público.

Quanto mais transparente, melhor!

Aposte em DAOs (Organizações Autônomas Descentralizadas): Para alguns Conectores, o conceito de propriedade é descentralizado quando a empresa é administrada por uma comunidade ou conselho executivo.

Decisões tomadas de forma coletiva atraem muito mais esses conectores.

Um exemplo disso ocorre na esfera pública do Brasil – nos últimos anos, aumentaram sensivelmente as candidaturas coletivas. Foram 213 em 2022.

3. Construtores de memórias – vivendo o presente

Você já deve ter visto algo sobre mindfulness por aí, certo?

A filosofia prega a atenção plena no dia a dia, em pequenas tarefas e nas mais complexas, também.

Nestes últimos anos, com tantos percalços no caminho, os construtores de memórias entenderam que se prender ao passado não era produtivo. 

E resolveram focar em compensar o tempo e memórias perdidas.

Eles buscam se desfazer de relações que não fazem mais sentido, se conectar com a família de um novo jeito e buscam mudar o jeito que trabalham. 

Isso com o objetivo de evitar a exaustão mental e conseguirem criar novas recordações.

Como engajá-los?

Invista na economia do cuidado: Este grupo quer envelhecer bem, mas não por questão de vaidade.

Seja passando mais tempo com os entes queridos, investindo em novos hobbies ou simplesmente descansando, os produtos capazes de permitir que esse grupo envelheça bem serão prioridade.

Portanto, veja se seu produto ou serviço atende essas necessidades e não esqueça de um design inclusivo e esteticamente atraente, também.

Compras coletivas: Eles enxergam nessa estratégia uma alternativa economicamente e socialmente atraente.

A volta das compras coletivas (como víamos no Brasil com o Peixe Urbano, por exemplo) para esses consumidores é certa, mas como uma nuance mais personalizada.

4. Neo-sensorialistas – o melhor de dois mundos

Diferente de outros tipos de consumidor, eles querem a internet de tudo – e mais rápido que um vídeo de TikTok!

O consumidor neo-sensorialista é híbrido. Ele quer pagar o jantar presencial com criptomoedas e veem esperança na tecnologia.

Com a descentralização da internet (e de tudo), eles abraçam esse futuro com otimismo e se colocam prontos para a cocriação. 

E, principalmente: apostar em uma economia de criação mais justa, com espaço para todos.

Como engajá-los?

Recompensas metaeconômicas: Fãs dos mundos digitais, esses consumidores aceitam pagamentos na nuvem.

Busque investir em recompensas digitais, como criptomoedas ou skins de jogos.

Seus neo-sensorialistas agradecem!

Sentindo o metaverso: Eles querem o melhor dos dois mundos. E, com certeza, se você conseguir proporcionar que eles sintam o digital, criará fidelidade.

Dedique-se a tecnologias que permitam sentir o metaverso, de dispositivos hápticos a recursos de olfato.

Sem bola de cristal

Essas previsões feitas pela WGSN são apenas para 2024 – mas já conseguimos vê-las desde já.

Com certeza, ao ler os perfis, você se identificou com algum.

Você nem precisa de bola de cristal para ver o que está por vir aqui na Athon.

A gente está sempre ligado nas tendências do futuro e estamos prontos para te ajudar a investir ainda mais no seu amanhã.

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