Tiktok veio pra ficar

O TikTok veio pra ficar? Veja o Crescimento e 5 Curiosidades Sobre o App

Sabe o que acontece em um minuto na Internet?

Mais de 575 mil tweets são enviados. Mais de  2.1 milhões de pessoas estão ativas no Facebook. |E 5.9 milhões de pesquisas são feitas no Google.

E 167 milhões de vídeos são assistidos no TikTok.

Surpreso com o tamanho desse número? O TikTok é a rede social que mais cresce no mundo:

Ela teve um aumento de 45% no número de usuários de 2021 para 2022, de acordo com a pesquisa We Are Social.

A rede social chegou em 2016, mas viu seu grande crescimento acontecer durante a pandemia em 2020. 

Inicialmente, era formada principalmente pelas gerações Z e Alfa (nascidos entre 1995 e 2010) – no entanto, já conquistou seu espaço entre todos os públicos.

Hoje vamos falar sobre o aplicativo e tentar entender melhor como ele funciona.

Então, se você ainda não está conectado, chegou a hora de ficar por dentro, criar seu perfil e arrastar para cima!

O incrível crescimento do TikTok

O TikTok nasceu na China, com o nome de Douyin. Ele foi criado pela empresa de tecnologia ByteDance.

O aplicativo só ficou disponível para o mundo todo em 2018, após se juntar ao Musical.ly, um serviço de streaming de música chinês comprado pela ByteDance. No mesmo ano, ele já estava disponível em mais de 150 mercados e em 75 idiomas.

Em 2022, ele foi o aplicativo mais baixado do mundo e do Brasil – e o 6º com mais usuários ativos (no Brasil, ele ocupa o 5º lugar). Foram mais de 175 milhões de downloads.

Esse número é incrível por si só, mas não é só.

Desde 2018 um aplicativo não era tão baixado assim. Sabe qual foi nesse ano? O WhatsApp, serviço de mensagens que mudou completamente a forma que nos comunicamos.

Por que o TikTok tem crescido tanto?

Deu pra ver que o aplicativo veio com tudo – e não vai embora tão cedo.

O TikTok foi a marca com o crescimento mais rápido do mundo no relatório Global 500, da Brand Finance

O crescimento foi de 215% em um ano, e seu valor de mercado passou de US$ 18,7 bilhões para US$ 59 bilhões.

Mas por que o TikTok faz tanto sucesso?

Inicialmente, a plataforma só permitia vídeos curtos, sempre em tela cheia. Esse estilo de conteúdo fez muito sucesso com o público mais jovem, que foi o precursor da plataforma.

Vivemos em uma era de informação rápida e visual. 

O TikTok entregou exatamente o que esse consumidor contemporâneo buscava e atraiu celebridades e pessoas comuns para produzir conteúdo na rede social.

O algoritmo da plataforma parece entender seu gosto e entrega exatamente o que você quer ver, na hora que você quer – criando uma conexão com o usuário como nunca vista antes em redes sociais.

O TikTok veio para ficar?

Essa pergunta é facilmente respondida: sim, o TikTok veio para ficar e já incomoda seus concorrentes.

A maior prova disso é o quanto os recursos da plataforma já foram copiados

O Instagram, uma das redes sociais mais famosas do mundo, criou o Reels em 2019, mirando nos criadores de conteúdo original que já estavam no TikTok. 

O YouTube também chegou com o Shorts em 2020. Ambos são idênticos ao modelo do aplicativo chinês.

Segundo projeções da empresa de pesquisa eMarketer, embora a Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) e o Google ainda fiquem com 50,5% dos gastos com anúncios digitais nos Estados Unidos, essa participação deve encolher para 48,7% em 2023 e 47,7% em 2024. 

Por outro lado, a fatia do TikTok crescerá de forma consistente.

Outro marco do TikTok foi a superação em número de minutos que seus clientes gastaram no aplicativo em relação ao YouTube.

Em 2022, seus seguidores permanecem 45,8 minutos por dia contra 45,6 minutos no YouTube. 

Como o algoritmo do TikTok funciona?

O grande diferencial do TikTok está em seu algoritmo – ou seja, a inteligência artificial do aplicativo, que detecta quais vídeos têm maior potencial de viralizar.

A plataforma foi criada justamente para tornar as criações de seus usuários um grande sucesso.

O algoritmo do TikTok é um conjunto de comandos que determina qual conteúdo será exibido no feed de cada usuário – um sistema de recomendação único, em outras palavras.  

Não temos como saber com 100% de certeza como ele funciona. Entretanto, a TikTok revelou alguns elementos básicos que contribuem:

  • Interações de usuários;
  • Informações do vídeo;
  • Configurações da conta.

5 curiosidades sobre o TikTok

 Alguns fatos sobre o aplicativo nos ajudam a enxergar ainda mais sua importância no cenário atual. 

Elencamos aqui os 5 que mais nos surpreenderam!

1. O TikTok possui 1 bilhão de usuários ativos no mundo todo

Para se ter ideia do tamanho desse número, o Instagram levou quase 8 anos para alcançar esse marco. Já o Facebook, quase 9.

Vale dizer ainda que esse número não conta com os usuários chineses, já que o servidor e nome do aplicativo são diferentes lá. 

Se contarmos os usuários de Douyin, são 1.6 bilhões de usuários ativos.

2. 90% dos usuários de TikTok usam o aplicativo diariamente

E não apenas uma vez!

Três quartos dos aplicativos são baixados, usados uma vez e esquecidos. Isso não acontece com o TikTok, que tem usuários extremamente ativos.

Além de 90% entrarem diariamente, 55% criam seus próprios vídeos e sobem na plataforma.

3. Os Estados Unidos contam com o maior número de usuários

São 120.8 milhões de usuários ativos no país, que corresponde a 36% da população.

Indonésia é o segundo lugar nesse ranking, com 87.5 milhões, seguida pelo Brasil, com 72.3 milhões de usuários.

4. 20% dos usuários ganham mais de US$ 75 mil

A popularidade do TikTok entre os usuários também cresce por conta da possibilidade de monetizar os vídeos dentro da plataforma.

Isso porque a sua capacidade de impulsionar um vídeo é bem maior do que a das demais redes sociais. 

Essa possibilidade de ganhos financeiros transforma o TikTok em uma ótima alternativa a redes sociais pioneiras no ramo, como o Instagram.

5. É a rede social com maior taxa de engajamento

Com 18% de taxa de engajamento, o TikTok se mostra a melhor rede para apostar nesse sentido.

Mais de 63% dos usuários afirmam ter curtido um vídeo no último mês. E 54% comentaram em algum conteúdo.

5 tendências do TikTok 

A rede social não para de se reinventar e está sempre lançando novas tendências.

Reunimos cinco tendências fresquinhas para você conhecer. Bora lá? ?

1. Aba Música

O TikTok não é nada sem suas músicas, né?

Para facilitar a criação de conteúdo, recentemente a aba “Músicas” foi adicionada na página principal.

Lá, as pessoas podem salvar várias músicas em uma biblioteca pessoal, além de navegar por um mar de novidades na seleção diária do aplicativo.

2. Filtros de hashtag

Ainda em fase de testes, essa funcionalidade vai te ajudar a melhorar o conteúdo que você recebe.

Você pode selecionar hashtags que não quer mais ver. Essa função oferece ainda controle aos pais sobre o que os filhos assistem.

3. Minijogos

Ainda não há uma data prevista, já que a novidade está em fase de testes, mas com certeza vale a pena ficar de olho.

A ideia é ter jogos que possam ser curtidos dentro da própria plataforma, criando mais possibilidades de interação.

4. Trends da semana

Nessa nova seção, você encontra conteúdos incríveis que foram criados naquela semana.

É ótimo para se inspirar e criar seu próprio vídeo!

5. Acessibilidade

Acessibilidade é um assunto super importante e o TikTok está comprometido em permitir que cada vez mais pessoas possam curtir os vídeos.

Recentemente, algumas funções de sensibilidade e thumbnails animadas (que ajudam pessoas com fotossensibilidade) foram adicionadas, e algumas outras podem chegar para o público brasileiro em breve.

Feed infinito, inúmeras possibilidades

Não restaram dúvidas: o TikTok é a plataforma do momento para se estar.

Com essas informações, você já pode ir agora mesmo criar sua conta.

Quer ler mais conteúdos como esse? Acesse o blog da Athon e fique ligado!

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