Entrevista de emprego para cargos de liderança: Como se preparar + Perguntas frequentes
Você sabia que cerca de 8 em cada 10 empresas têm lacunas em termos de liderança?
Segundo estudo da NACE (National Association of Colleges and Employers), a habilidade de liderar é mais valorizada pelos recrutadores do que comunicação, iniciativa, criatividade e até do que saber trabalhar em equipe.
Ou seja, a grande maioria das empresas está atrás de pessoas que tenham capacidade de liderança.
Mas como mostrar esse potencial em uma entrevista de emprego para cargo de liderança?
Separamos dicas valiosas de como se preparar para enfrentar os recrutadores, saber o que dizer em questões-chave e, com isso, ser bem sucedido na seleção.
O que é ter liderança
Antes de se preparar para uma entrevista de emprego para um cargo de liderança, é preciso saber o que significa ser um bom líder.
Segundo Betânia Alvarenga de Paula, professora no MBA Gestão de Recursos Humanos da Athon Ensino Superior, “a busca por líderes é a busca por gente corajosa e inspiradora.”
“Nada mais corajoso do que a flexibilidade, possuir insucessos, estar aberto(a) a aprender sempre, exercitar escuta ativa, ser empático(a), tomar decisões e ser responsável pelas tais, agregar de maneira autêntica e construtiva”, complementa.
Já a empresa britânica especializada em recrutamento de lideranças, Coburg Banks, existem 7 atributos que caracterizam um bom líder:
1) Paixão
Você precisa ser capaz não apenas de liderar uma equipe, mas também precisa gostar de fazer isso. Empresas querem pessoas motivadas e motivadoras!
2) Resolução de Conflitos
Bons líderes são capazes de resolver problemas de forma rápida, justa e eficiente.
3) Adaptabilidade
Todo gestor tem de lidar com uma variedade de tarefas e tipos diferentes de pessoas, por isso, é fundamental ter capacidade de se adaptar diante de circunstâncias imprevistas.
4) Criatividade
Para resolver os imprevistos assim como manter motivadas as pessoas que estão sob sua gestão mesmo sob mau tempo, é necessário uma boa dose de criatividade, inspiração e inovação.
5) Negociação
Um bom líder precisa ser um bom negociador, porque são grandes as chances de que a maior parte de seu trabalho envolva algum tipo de persuasão, seja com colaboradores, clientes ou fornecedores.
6) Tomada de decisão
Os grandes líderes têm capacidade de tomar uma decisão racional e também de cumpri-la. Outro ponto frequentemente analisado é o nível de empatia utilizado. Antes da tomada de decisão, você considerou o impacto que essa ação pode ter no seu time?
7) Gestão de pessoas
Ser capaz de supervisionar e gerenciar outros colaboradores, mantendo-os motivados e eficientes, é fundamental.
Com o conceito de liderança definido e sabendo o que é necessário ter (ou desenvolver) para ser um bom líder, agora, chegou a hora de aprender como se preparar para a “Hora H”.
Como se preparar para uma entrevista de emprego de cargo de liderança?
Depois do currículo, a entrevista é o momento – relativamente curto – em que você precisa mostrar seu potencial de liderança e cativar o recrutador.
A seguir, veja algumas dicas bem práticas de como fazer isso em uma entrevista de emprego para cargo de liderança.
1) Prove suas habilidades
Não adianta só sair elencando suas habilidades e qualidades. Você tem de ser capaz de “provar” que as têm.
Como? Uma forma é através de experiências e situações que confirmem que você foi um grande líder.
Pode ser desde vezes em que assumiu algum papel de liderança, como presidente de turma ou do seu diretório acadêmico.
Cite situações que você teve uma boa atuação e até mesmo quando não teve, mas aprendeu e desenvolveu habilidades.
Ou mesmo quando teve alguma posição secundária, como tesoureiro do grêmio estudantil, afinal, você foi responsável por gerenciar o orçamento que impactaria na vida de outras pessoas.
Experiências como essas às vezes não cabem em um currículo, mas, com certeza, provam que você tem um histórico como líder.
2) Utilize conhecidos para endossar suas habilidades de liderança
Outra forma de mostrar que você tem as características que os empregadores buscam é citar exemplos do que seus ex-gestores falaram sobre seu perfil de liderança.
Por exemplo, cite um momento em que você solucionou um problema ou tomou uma decisão importante e foi elogiado por isso.
Mas não esqueça de que essas experiências podem ser checadas. Então, avise com antecedência os antigos chefes que você vai citar – para que eles não sejam surpreendidos caso os recrutadores os contatem.
Melhor que isso é ter cartas de recomendação para anexar ao seu currículo. Assim, se não der tempo de mencionar as referências na entrevista, você garante que os selecionadores terão as informações.
3) Tenha uma postura condizente com o cargo
Além dos exemplos, você precisa se apresentar de forma condizente com o cargo ao qual está se candidatando.
Por isso, segurança e postura são palavras de ordem para quem almeja um cargo de liderança.
Popularmente dizendo, tem de “chegar chegando”. Não há espaço para titubear nessa hora.
Se você não tiver segurança e atitude numa entrevista de emprego, como os recrutadores vão saber que você terá na hora de assumir o cargo?
4) Mostre que você sabe onde quer chegar
Possuir um planejamento de carreira bem estruturado é uma qualidade que os recrutadores querem de qualquer candidato. Quando for para um cargo de liderança, é ainda mais relevante.
Se você ainda não foi gestor, mostrar que isso está no seu horizonte é um ponto a favor. Com detalhes, como “quando” e “como”, fica ainda melhor!
Isso porque você mostra que sabe onde quer chegar e o caminho que quer percorrer para atingir seus objetivos.
Mas atente-se: tem de ser um plano de carreira responsável e sustentável, respeitando os ciclos de cada função.
No vídeo abaixo, o professor Sandro Vidotto traz mais algumas dicas para você se dar bem na entrevista. Confira:
21 perguntas comuns em entrevistas de liderança e como respondê-las
Lembra dos 7 atributos de um bom líder citados lá em cima? Pois durante a entrevista você tem chance de, através das perguntas, mostrar que você tem os requisitos para a vaga.
A seguir, veja algumas perguntas comuns, segundo a Coburg Banks, e o que os recrutadores esperam como resposta.
Mas lembre-se: procure estudar as questões e refletir sobre elas, de forma que não precise decorar as respostas. Demonstrar espontaneidade e não usar clichês é fundamental!
Sobre paixão:
- Conte-me sobre uma época em que algo deu errado no trabalho e você assumiu o controle…
- O que você gosta em gerenciar pessoas?
- Alguma de suas experiências pessoais ajudou você a se tornar um bom líder?
Com perguntas como essa, os entrevistadores querem saber se você é realmente apaixonado por gerenciar outras pessoas.
É a sua oportunidade de citar algumas experiências em que você se saiu bem, em que tomou a frente e agiu como um bom líder.
Procure não falar mal de colegas ou de seu ex-chefe. Opte por exaltar a sua atitude e como foi bom para você, o quanto você curtiu.
Sobre resolução de conflitos:
- Conte-me sobre a equipe mais difícil que você já liderou … por que eles eram difíceis e como você lidou?
- Conte-me sobre um momento em que você não concordou com algo, mas mesmo assim teve que fazer…
- Quando foi a última vez que você discordou de um colega ou cliente? O que aconteceu?
Novamente, lembre de situações em que você teve boas atitudes e conseguiu resolver bem os problemas da equipe.
Evite citar momentos em que você provocou o conflito e de contar que agiu contra a vontade de seus gerentes. É importante demonstrar que você agiu com confiança e segurança.
Sobre adaptabilidade:
- Conte-me sobre um momento em que você teve que concluir uma tarefa que nunca havia feito antes … como foi? Você teve sucesso?
- Além do que foi descrito, que tarefas você realiza no trabalho?
- Quando foi a última vez que você enfrentou uma situação inesperada no trabalho? O que aconteceu?
É importante demonstrar que você gosta de desafios e está pronto para assumir responsabilidades extras.
Procure citar momentos em que você agiu com tranquilidade e se adaptou à situação – sem demonstrar pânico diante dos contratempos ou culpar os outros pelos problemas.
Sobre criatividade:
- Conte-me sobre um momento em que você teve de pensar fora da caixa para concluir uma tarefa… você teve sucesso?
- Como você tem ideias?
- Quando foi a última vez que um membro da equipe abordou você com um insight? O que você fez?
Claro que, além de mostrar suas capacidades inovadoras, também é muito importante que um líder reconheça boas ideias de outros membros da equipe e as apoie.
Na hora de responder, procure expor seu processo de ação, mostrando calma e respeito. E, jamais, tome crédito pelas ideias de outras pessoas.
Sobre negociação:
- Como líder, como você convenceria as pessoas a fazer o que você quer?
- Como você lida com pessoas que discordam de você?
- Qual é o atributo mais importante de um negociador?
Responda com exemplos concretos.
Atenção: candidatos que intimidam ou ameaçam outras pessoas, em vez de tentar negociar, não são bem recebidos na entrevista de emprego.
É preciso, pelo contrário, demonstrar que você é capaz de conversar e receber ideias sem ceder com tanta facilidade, mas sem parecer prepotente.
Bons negociadores mostram qualidade como justiça, empatia, raciocínio crítico e confiança.
Sobre tomada de decisão:
- Descreva seu processo de tomada de decisão…
- Qual foi a decisão mais difícil que você tomou recentemente e como chegou a essa decisão?
- Você corre riscos?
Cuidado com a sua resposta nesse momento! Você precisa demonstrar que corre riscos e que tem capacidade de tomar decisões, mas sem ser exagerado.
Candidatos que assumem muitos ou poucos riscos perdem pontos na seleção. Afinal, um dos papéis do líder é tomar decisões importantes e, evidentemente, alguns riscos são inevitáveis neste processo.
Sobre gestão de pessoas:
- Como você acompanharia o desempenho de seus colaboradores?
- Conte-me sobre a última pessoa que você demitiu…
- Como você incentivou o desenvolvimento de seus colaboradores no passado?
Se é a primeira vez que você exercerá um cargo de liderança, procure ressaltar sua intenção de inspirar e motivar seus colaboradores a se desenvolverem e crescerem, bem como lidar com aqueles que não tiverem bom desempenho.
Tente não ser muito utópico. É preciso pensar em questões e habilidades práticas. Dizer que teme o momento de demitir alguém ou mesmo demonstrar muita frieza não são bons sinais.
Mostre liderança… para poder liderar!
Antes da entrevista começar, os recrutadores já terão uma avaliação sua com base no seu currículo. Por isso, ter uma presença de liderança é fundamental.
A professora Betânia dá a dica:
“Abrace os desafios, suas autorreciclagens, e siga praticando, praticando, praticando, praticando até que essa tal inspiração exale por onde você estiver.”
Outra dica final valiosa é, além de ler bons livros de liderança, é assistir a vídeos de líderes. Observe como eles se comportam. Postura, roupas, tom de voz e a linguagem corporal.
E lembre-se: o básico ainda é fundamental. O contato visual, uma boa postura e um aperto de mão confiante são cruciais para passar uma boa primeira impressão.