Estratégias lançamento do filme da barbie

“Hi, Barbie!” 6 estratégias de marketing que podemos aprender com o lançamento do filme da Barbie

Barbie estreou nas telas grandes de todo o mundo no final de julho e em pouquíssimo tempo se consagrou como um dos maiores filmes de todos os tempos.

No primeiro final de semana de exibição, o filme (que custou aproximadamente US$ 100 milhões) arrecadou US$ 155 milhões só nos Estados Unidos e no Canadá.

Em menos de um mês, Barbie totalizou uma impressionante quantia global de US$1,18 bilhão, se tornando o segundo filme mais lucrativo da história do estúdio Warner Bros.

Ser um sucesso de críticas especializadas e do público com certeza contribuiu para esses números grandiosos. 

Mas, foi a jornada de marketing do longa que sacramentou sua posição no cinema mundial.

Vamos analisar – sem spoilers! – um pouco das estratégias de marketing que Barbie utilizou ao longo de sua divulgação.

Quem sabe isso não traz inspiração para as suas estratégias profissionais?

“Anda Barbie, vamos Barbie!”

Sucesso nas telas e fora delas 

O filme Barbie fala sobre empoderamento feminino, começando com a equipe que trabalha no longa.

A direção e roteiro ficam por conta de Greta Gerwig, considerada uma das melhores diretoras de cinema atualmente. 

Inclusive, ela se tornou a diretora com maior bilheteria de todos os tempos.

Margot Robbie, atriz que interpreta a Barbie, é também a produtora do filme

Ela passou a ser a atriz mais bem paga do mundo por um único trabalho, sendo o filme Barbie, recebendo US$ 12,5 milhões por sua atuação.

A estreia garantiu que o tema Barbie estivesse mais em alta do que nunca:

Na semana de lançamento do primeiro trailer do filme, em dezembro de 2022, o assunto começou a crescer no Brasil de acordo com o Google Trends (ferramenta do Google que mostra o volume de pesquisas).

E com o lançamento do filme, atingiu seu pico, com um aumento de 2400% em comparação à média antes do filme ser divulgado.

Nas redes sociais, essa tendência também chegou com força:

De 26 de junho a 26 de julho, segundo levantamento do monitoramento da Buzzmonitor, foram publicados mais de 1 milhão de posts com os termos “barbie”, “#barbie” ou “#barbieofilme” nas redes sociais de veículos e influenciadores, em português. 

No Twitter, 17 termos envolvendo o filme e a boneca ficaram nos Trending Topics.

Tanta gente falando sobre o assunto também levou a um aumento comercial.

No Mercado Livre, entre junho e julho, a busca pelo termo Barbie aumentou em oito vezes

O resultado foi maior, inclusive, do que as pesquisas pelo termo Barbie durante todo o ano de 2023 dentro da plataforma.

No Rio de Janeiro, por exemplo, as vendas de itens inspirados na Barbie aumentaram 30% no dia da estreia em uma rede de lojas. 

Em outra, o aumento foi de 50% de uma semana para outra.

Investir em marketing dá retorno – para toda uma cadeia!

6 estratégias de marketing que aprendemos com o lançamento do filme da Barbie

6 estratégias que aprendemos com o lançamento do filme da Barbie

1. Branding

Branding – o que essa palavra tão usada no mundo do Marketing quer realmente dizer?

O posicionamento de uma marca é composto por aspectos visuais, mas não só por eles

E o Branding aborda exatamente isso.

É ter a sua marca reconhecida com pouquíssimos elementos. 

É essa marca ser a primeira a vir para sua mente quando você se depara com algum detalhe dela.

Barbie é uma marca mundialmente conhecida por seus detalhes. 

O rosa, a sua fonte… Tudo lembra Barbie, mesmo que não esteja escrito!

Para o filme, o Branding veio à tona até em mensagens subliminares. 

A atriz Margot Robbie usou uma roupa representando cada boneca ao longo da turnê de lançamento. 

Os outros atores do elenco estavam sempre com algum elemento rosa ou que remetiam ao mundo Barbie.

Ser fiel a esta identidade da marca garantiu que o filme transmitisse toda a magia que os fãs esperavam da Barbie.

O maior reconhecimento da força de branding da Barbie foi um passeio no shopping nos dias de estreia: era possível reconhecer quem iria ver Barbie só pela roupa que usava, já que os espectadores escolhiam roupas rosas para seguir a tendência.

E as outras marcas embarcaram nessa! 

Com estratégias de co-branding, em que duas marcas utilizam seus elementos em conjunto, o filme extrapolou as salas de cinema.

Aqui no Brasil, podemos citar o Burger King, que criou um combo especial para o filme – e até decorou um restaurante com a cor da boneca em São Paulo!

Outras marcas, como a C&A, também lançaram produtos específicos para o lançamento.

2. Fear of missing out – o famoso FOMO

Você já ouviu falar em FOMO?

O fear of missing out é um termo muito utilizado nos dias de hoje que fala sobre a tensão que as pessoas sentem ao não fazerem parte de algo.

No século XXI, estamos o tempo todo fazendo algo – seja alguma atividade mais dedicada, como esportes ou leitura, ou algo para passar o tempo, como descer o feed do Instagram.

Ao sermos impactados por muitas pessoas fazendo algo, sentimos o efeito “manada” e queremos fazer aquilo também. 

É o gatilho da curiosidade, muito explorado no marketing.

O filme apostou muito nisso – ao gerar um buzz nas mídias sociais, até quem não estava interessado na boneca começou a olhar com olhos diferentes.

O anúncio do elenco, da equipe de produção, dos trailers… Tudo aumentou essa sensação de que estávamos falando de algo imperdível!

3. Marketing de Nostalgia

Nostalgia vende muito!

A prova maior disso é a quantidade de produtos dos anos 90/2000 que estão voltando com tudo. 

E o filme explora isso de forma muito inteligente.

Barbie é um produto atemporal, que está sempre nas prateleiras de lojas de brinquedo entre os mais vendidos.

Ou seja: são gerações de pessoas que se identificam com aquela marca e produto.

O filme não era um filme infantil e nunca se propôs a isso. 

Ele tinha como público-alvo essas gerações de pessoas que brincavam com a Barbie na infância.

Ao mexer com a nostalgia dessas pessoas, a película fortalece o vínculo emocional com seu público-alvo e retoma a emoção positiva sentida no passado.

E, ao lidar com um público tão fiel, é possível realizar o “fan service”, que funciona como uma piada interna entre o público e a marca.

O produto audiovisual entrega exatamente o que os fãs querem ver. 

Então, o público se identifica com o que está vendo e sente que aquele produto foi pensado exatamente para ele, de forma personalizada.

E tudo isso mostra o quanto você focar no público correto é um enorme diferencial para o sucesso das suas estratégias.

4. Inteligência artificial

Claro que a tendência do momento não poderia ficar de fora!

Com conteúdo gerado pelo próprio usuário, o filme garantiu ainda mais presença nas redes através do Barbie Selfie Generator.

A plataforma permitia que as pessoas gerassem um post personalizado do filme, utilizando sua própria foto. 

Isso tudo com ajuda da Inteligência Artificial.

O metaverso também foi invadido pela boneca – a loja de roupas Forever 21 não apenas lançou uma linha de roupas em lojas físicas, mas também a replicou no mundo virtual do Roblox, um dos jogos mais famosos do mundo.

Outro exemplo foi no jogo Forza Horizon 5, em que era possível personalizar seus carros para serem uma réplica dos carros da Barbie e do Ken.

O lançamento de Barbie mais uma vez mostrando que, quando utilizadas corretamente, as ferramentas disponíveis podem ser muito certeiras para o mercado.

5. Diversidade

A Barbie enfrentou polêmicas ao longo da sua vida.

Apesar de ser originalmente desenhada para mostrar que a mulher poderia ser quem ela quiser (e, por isso, a Barbie tinha tantas profissões), as críticas sobre seu padrão de corpo e os efeitos disso em crianças sempre foram levantadas.

Entendendo que a sociedade hoje é diferente e pede mais representatividade das marcas, o projeto do filme da Barbie exigiu diversidade em sua escolha de elenco.

No filme, são diversas Barbies – e todas elas foram mostradas ao longo da divulgação do filme. 

Isso garantiu que mais pessoas se enxergassem nas bonecas que tanto amaram ao longo da vida.

6. Marketing de oportunidade

Atualmente, com empresas de diversos segmentos cada vez mais presentes na internet e nas redes sociais, o marketing de oportunidade se faz muito presente.

Independente do assunto que viralize, os famosos memes e referências sempre aparecem.

E com o lançamento do filme da Barbie não seria diferente.

Diversas lojas, mesmo as que não tinham parceria com a Warner Bros, por exemplo, montavam suas vitrines com elementos rosa.

Teve até pizzaria aproveitando o hype e montando pizzas na cor mais vista nos últimos meses.

Sem contar nos perfis de diversas marcas que, através de indiretas, montavam seus conteúdos relacionados ao mundo da Barbie.

O que mostra o quanto é importante estar por dentro do que acontece no mercado.

E além disso, é necessário saber a melhor maneira de surfar na onda, sem perder a sua própria identidade.

Boas estratégias podem ditar tendências

Boas estratégias podem ditar tendências

Viralizar virou uma obsessão nos departamentos de marketing ao redor do globo.

Há esse mito de que existe uma fórmula perfeita para sua marca ou post bombarem nas redes sociais.

A verdade é que não há receita de bolo – mas, com certeza, quando se investe em uma estratégia de marketing robusta, a chance é bem maior.

O filme da Barbie trouxe a tendência Barbiecore de volta com tudo. 

O rosa-choque em alta traz a vivacidade da cor e a sua quebra de paradigmas como um estilo de vida.

O barbiecore acaba indo além de apenas usar o rosa por causa do filme, esse estilo também diz muito sobre o comportamento atual da sociedade.

A estratégia de marketing do filme foi tão bem-sucedida que contribuiu para o sucesso de outro filme.

Oppenheimer, do aclamado diretor Christopher Nolan, estreou no mesmo dia que Barbie

E, apesar de não terem nenhum tipo de semelhança, a internet juntou os dois e criou um fenômeno nunca visto – o Barbenheimer.

Nessa, as duas obras surfaram na onda do marketing de oportunidade aumentando ainda mais o bum de seus lançamentos.

E então, nesse movimento, muitas pessoas foram ao cinema e assistiram aos dois filmes em sequência, por exemplo.

Coincidência ou não, Oppenheimer acabou tendo a maior bilheteria de filmes relacionados à Segunda Guerra Mundial.

Tchau, Barbie!

Essa Barbie com certeza estudou marketing – e soube executar de forma perfeita tudo o que aprendeu!

Agora é sua vez de se inspirar na boneca e levar as estratégias para sua empresa. 

Afinal, se tem uma coisa que o filme nos ensina, é que não há sonho grande ou pequeno demais.

Para começar, conheça os cursos de graduação e MBA da Athon, um passo importante para aprender sobre o mercado de trabalho, marketing e estratégias.

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