Gerente de Prevenção de Perdas: guia completo da profissão
Você sabia que, desde a pandemia, o índice de perdas em lojas cresce 23%?
E mais: as perdas podem corresponder a 1,99% sobre o faturamento líquido e 1,82% sobre o faturamento bruto dos supermercados.
Esses números nos fazem perceber o quanto ter registrado o que se perdeu, independente se for estoque de loja, supermercado, é importante para o sucesso dos negócios.
E falando nisso, você sabia que tem um profissional responsável por isso?
É o gerente de prevenção de perdas:
O profissional responsável por garantir que os mais diversos tipos de negócios operem com o mínimo de perdas possível.
Ele que vai garantir a boa gestão do estoque e de exposição de produtos, por exemplo.
Ficou curioso para saber um pouco mais sobre esse cargo?
Neste artigo explicamos sobre a profissão, quais suas atribuições, áreas de atuação, salário e como se tornar um bom profissional.
Confira.
O que faz um gerente de prevenção de perdas?
O gerente de prevenção de perdas é quem administra riscos e elabora processos e políticas para evitar perdas oriundas de roubos, fraudes ou erros internos de uma empresa.
Ele é responsável por todos os tipos de perda, seja ela financeira, de estoque ou administrativa.
Sua atuação pode ser distrital, regional ou nacional – ou seja, varia de acordo com a abrangência geográfica, similar a um gerente de vendas ou de segurança.
Esse trabalho é feito de diversas formas:
- Supervisionando operações de segurança de uma loja, através das câmeras de segurança e trabalhando com outros departamentos (como TI, RH, Segurança e Finanças) na hora de investigar incidentes;
- Orientando e treinando equipes com medidas de prevenção de perdas;
- Elaborando relatórios aos altos executivos com os indicadores de atividades de segurança;
- Identificando e avaliando áreas de risco;
- Desenvolvendo e implementando estratégias para minimizar os riscos.
Onde o gerente de prevenção de perdas pode atuar?
O gerente de prevenção de perdas é essencial em diversos ramos de negócio, desde pequenas a grandes empresas.
Nos ramos de varejo e supermercados sua atuação se torna mais perceptível.
Afinal, são áreas que sofrem mais diretamente com perdas substanciais, inclusive de produtos ainda em estoque.
Por ficar de olho em diversos processos, esse profissional atua desde o início da cadeia até o final, no contato direto com o cliente.
Importância da prevenção de perdas para as empresas
Além dos impactos financeiros das perdas, pode haver impactos de reputação ou satisfação do cliente.
Por exemplo:
Um produto que perde a validade porque foi mal posicionado em uma gôndola.
Se um consumidor comprar, consumir e passar mal, é um dano irreparável.
Esse tipo de situação, por exemplo, pode ser evitada reposicionando o produto na prateleira – algo que o gerente de prevenção de perdas pode identificar.
Afinal, ele está lá para detectar a origem e tamanho das perdas da empresa, a fim de traçar metas e estratégias para diminuí-las.
Os processos de prevenção de perdas agem diretamente no combate ao desperdício, às fraudes e aos furtos, internos e externos, que impactam diretamente no lucro da empresa.
Quanto ganha um gerente de prevenção de perdas?
De acordo com o site especializado em carreira Vagas.com, se inicia ganhando R$ 2.221,00 e pode ganhar até R$ 6.900,00.
A média salarial para a vaga é de R$ 3.509,00.
Já o Glassdoor coloca a média salarial entre R$ 2 mil e R$ 4 mil.
Tudo vai depender de diversos fatores, como a experiência de mercado do profissional e a empresa para a qual ele trabalha.
Como se tornar um gerente de prevenção de perdas?
1. Invista no ensino superior
A área de prevenção de perdas percorre por diversas funções na empresa.
Para ter sucesso na profissão, é necessário entender o ramo empresarial como um todo.
E uma boa opção de curso que explora isso corretamente é a Administração.
Na Athon Ensino Superior, por exemplo, a graduação em Administração prepara você para ser um profissional com profundo conhecimento em diversas áreas:
- Marketing;
- Finanças;
- Operações;
- Recursos humanos;
- Planejamento;
- Empreendedorismo.
Outra área que tem tudo a ver com prevenção de perdas é a logística, cuja graduação foca em organização e estratégia: duas palavras-chave para o cargo!
2. Estudar estratégias
Quando estamos falando de uma função tão importante quanto prevenção de perdas, é importante diversificar seu portfólio de estratégias.
Por isso, não basta estudar a teoria e achar que isso vai ser o suficiente para garantir seu cargo de gerente de prevenção de perdas.
É necessário que você esteja sempre se atualizando, buscando entender as tecnologias e sistemas da área de segurança e de prevenção de perdas, inclusive na prática.
Vale estudar cases de outras empresas e ver o que teria feito diferente, também.
Enfim, sempre busque se atualizar!
3. Seja perseverante e trace objetivos
Para se tornar um gerente de prevenção de perdas, é preciso traçar objetivos.
Possivelmente, você vai começar em outro cargo, como fiscal ou coordenador, e então vai adquirindo a experiência necessária para se tornar gerente.
Esse crescimento gradativo na profissão é essencial para que você desenvolva as habilidades que só são desvendadas ao trabalhar na área.
Lembre-se que a teoria e prática juntas formam a fórmula perfeita para adquirir experiência e conquistar cargos cada vez maiores.
4. Tenha boa comunicação
O tempo inteiro, você lidará com clientes e colegas.
E mais: na maioria das vezes para falar de um assunto denso e complexo, como as perdas.
Portanto, estar em constante contato com pessoas faz com que essa função exige uma comunicação assertiva e excelente.
Saber ouvir, estar aberto a feedbacks, saber dar feedbacks, buscar proativamente o que o outro precisa…
Essas são algumas dicas para ser um bom comunicador.
5. Aprenda resolver conflitos
Conflitos fazem parte do dia a dia de quase todas as profissões, mas no caso do gerente de prevenção de perdas, eles são mais do que rotineiros.
Ao lidar com as perdas no trabalho, esse profissional precisa ter cautela para entender o que cada situação exige dele e como ele pode resolver.
Achar um culpado nem sempre vai ser a melhor solução.
Como em todas as situações, sempre analise todas as vertentes do ocorrido, sem se desesperar, ouvindo, com atenção, todos os envolvidos.
E lembre-se: a análise de dados também pode ser sua aliada ao resolver problemas com as perdas.
6. Formas de trabalho – autonomia e coletividade
Ao investir na carreira de gerente de prevenção de perdas, é importante que você aprenda a trabalhar de formas distintas: sozinho e em equipe.
Pode parecer óbvio, mas para esta função em específico, é uma habilidade a ser destacada.
Muitas vezes, será necessário que você aja em parceria com outras áreas.
Daí a importância do trabalho em equipe.
Saber influenciar e trabalhar em conjunto com um único objetivo em mente pode ser desafiador.
Por outro lado, faz parte da sua rotina ser um “lobo solitário” que percorre as áreas, também.
E aí entra a importância de saber trabalhar com autonomia.
Identificar corretamente as horas de se posicionar e confiar na sua intuição (com toda sua bagagem profissional por trás) é extremamente valioso.
7. Capacidade em trabalhar sob pressão
A área de prevenção de perdas acaba tendo uma ligação direta com as finanças de uma empresa.
E, por isso mesmo, é uma área que vai viver constantemente sob pressão.
Essa capacidade de agir sob pressão é uma habilidade que você vai querer aprender para muitas funções, inclusive para ser gerente de prevenção de perdas.
Por isso, foque sempre na organização e em viver o presente – essas duas dicas valiosas podem ajudar aqueles que têm dificuldade com momentos de pressão.
Setor de segurança X prevenção de perdas: entenda a diferença
A área de segurança é uma grande parceira da área de prevenção de perdas; mas não são a mesma coisa!
Enquanto a primeira foca em segurança patrimonial ou segurança da informação e possui seu próprio gestor, a segunda é uma área mais abrangente.
A prevenção de perdas trabalha em conjunto com diversas áreas para entender os processos e identificar, muitas vezes com a ajuda da segurança, o que ocasiona determinadas perdas.
Um bom exemplo disso são grandes empresas que, constantemente, têm furtos internos e externos.
Nesses casos, as duas áreas trabalham juntas para entender onde está a falha e implementar melhorias para reforçar a segurança da empresa e diminuir as perdas.
De olho nos detalhes!
Se identificou e está pensando em seguir carreira como gerente de prevenção de perdas?
Então está esperando o que para se inscrever em um dos cursos de graduação da Athon?
Seja Administração ou Logística, com certeza você estará em contato com o que há de mais atualizado no mercado para sair afiado e pronto para correr atrás do cargo dos seus sonhos.
Matricule-se já e não adie mais esse passo na sua jornada!