Gerente de qualidade

Gerente de qualidade: o que faz, salário e como se destacar na carreira

É fato: como seres humanos tentamos ao máximo alcançar a tão sonhada perfeição.

Sabemos, porém, que a perfeição não existe – mas no mundo empresarial, cabe ao gerente de qualidade tentar se aproximar ao máximo dela.

As empresas estão diariamente buscando oferecer o melhor serviço possível para seus clientes. 

É nessa excelência que se cria clientes fiéis que voltarão cada vez mais.

A área de gestão de qualidade é responsável por assegurar que os processos internos estão funcionando de maneira quase perfeita para que os serviços e produtos finais agradem a clientela.

Mas afinal, quem é a pessoa por trás dessa área? O que faz esse gerente de qualidade? O que preciso para me tornar um?

Neste artigo, vamos explorar um pouco mais essa área tão relevante para as empresas.

Vamos lá?

O que faz um gerente de qualidade?

O gerente de qualidade é uma das grandes peças no funcionamento de uma empresa.

Esse profissional é responsável por coordenar processos relacionados à área de controle de qualidade.

Essa área garante que os clientes internos e externos estejam satisfeitos com o serviço prestado ou o produto oferecido.

No mercado, existem algumas metodologias já consolidadas e que emitem certificação para garantir ao público geral que determinada empresa está dentro dos padrões de qualidade, como a ISO 9001.

Portanto, cabe ao gestor de qualidade desenvolver métodos e supervisionar equipes que vão seguir os protocolos de qualidade da empresa, atendendo às exigências do mercado.

Por que o gerente de qualidade é importante para a empresa?

Serviços e produtos de uma empresa são constantemente avaliados por quem consome e por autoridades regulatórias.

O gerente de qualidade garante que essas avaliações sejam positivas – é ele que faz a “auditoria interna”, por assim dizer.

Ao estabelecer padrões e procedimentos, ele faz com que os produtos ou serviços sigam uma mesma tendência.

Essa tendência sendo positiva, é garantida a satisfação da maioria dos clientes.

Essa pessoa é também encarregada de estudar as normas regulatórias vigentes e garantir a viabilidade legal do negócio.

Uma área de gestão de qualidade que funcione de forma eficaz previne crises e promove uma cultura de melhoria contínua.

Tal continuidade é um ponto crucial para que a empresa esteja sempre se desenvolvendo e se destacando entre seus competidores.

Por fim, é o gerente de qualidade que capacita as equipes da empresa a também buscarem esse padrão de excelência, multiplicando essa cultura da qualidade.

Quanto ganha um gerente de qualidade?

No Glassdoor, site de carreiras referência no mercado, a média salarial de um gerente de qualidade é de R$12.240,00 por mês no Brasil.

Já o Vagas.com diz que essa média é de R$ 6.947,00 mensais.

A Catho, por fim, estima a média mensal em R$ 6.153,57.

Sendo assim, ressaltamos que o salário de um gerente de qualidade pode variar de acordo com seu tempo de experiência e tamanho da empresa.

Quais são as áreas de atuação do gerente de qualidade?

Quais são as áreas de atuação do gerente de qualidade

As empresas sabem: a área de gestão de qualidade passou de “dispensável” para “crucial para os negócios”.

Portanto, o gerente de qualidade pode trabalhar em empresas de diversos setores e dos mais variados portes.

Dentro da instituição, encontrará diversas frentes de atuação, podendo até mesmo liderar equipes de qualidade.

Outra opção para esse profissional é atuar como consultor interno ou externo, prestando serviços para empresas que buscam melhorar seus processos e produtos.

Por fim, destacamos alguns exemplos mais comuns de atuação do gerente de qualidade:

Gestão de processos: o gerente de qualidade desenvolve e implementa sistemas que mapeiam e melhoram de forma contínua os processos da empresa, desde o mais simples (como guarda de documentos e registros) até os mais complexos (compra de matéria-prima).

Gestão de riscos: essa área é responsável por mapear possíveis riscos da empresa em todas as frentes e quais são os processos que devem ser adotados em cada uma das situações. 

Exemplos são riscos de acidentes de trabalho ou catástrofes naturais.

Conformidade regulatória: sempre atualizado com o que há de mais novo na legislação brasileira, o gerente de qualidade deve fazer uma avaliação constante se a empresa está atendendo tudo que é pedido e preparar a empresa para possíveis auditorias de órgãos do governo.

5 diferenciais para ser tornar um gerente de qualidade

Se você leu até aqui e entendeu que ser gerente de qualidade é para você, deve estar se perguntando: mas o que preciso fazer para me tornar um?

Bom, separamos algumas dicas que vão fazer você se destacar no mercado:

1. Conhecimento teórico e técnico

Possuir um sólido conhecimento técnico sobre os processos e padrões de qualidade relevantes para a indústria em que você atua é fundamental.

Esse saber pode ser adquirido através da graduação ou de um curso tecnólogo, por exemplo.

Alguns cursos focam mais nesta área, como a Engenharia de Produção e a Gestão de Qualidade.

Nesses cursos você irá aprender:

  1. Alinhar e padronizar os processos;
  2. Estabelecer padrões de conformidade a serem atingidos ao longo de toda cadeia produtiva;
  3. Princípios da gestão da qualidade e aplicá-los;
  4. Regulamentos e normas de qualidade (como ISO 9001);
  5. Metodologias de melhoria contínua (como Six Sigma e Lean) e como aplicá-las.

2. Habilidades de liderança

Para ser gerente, além do conhecimento técnico, é importante possuir habilidades de liderança eficazes.

A liderança está em constante mudança e os líderes do futuro já estão aí.

Porém, há características que todo líder deve ter, como: capacidade de motivar e inspirar a equipe, delegar tarefas de forma eficiente e tomar decisões assertivas.

Ainda, o bom líder valoriza acima de tudo a comunicação eficaz.

Ter habilidades de comunicação claras e concisas, tanto verbalmente quanto por escrito, é fundamental para transmitir informações, instruções e relatórios com eficiência.

3. Pensamento analítico e resolução de problemas

Trabalhar com dados está muito em alta – e saber identificar tendências a partir deles pode ser de extrema importância para se tornar um gerente de qualidade.

São diversas ferramentas de resolução de problemas no mercado, como o método PDCA e o diagrama de Ishikawa.

Dedique-se a aprendê-los e impressione as empresas.

4. Cliente no centro

As empresas buscam muitos colaboradores que coloquem o cliente no centro.

Essa abordagem é considerada um diferencial, pois ajuda na tomada de decisões do dia a dia. 

A área de gestão de qualidade deve sempre prezar pela satisfação do cliente.

Isso faz parte de uma visão estratégica de negócios, que pode trazer muitos benefícios a longo prazo para a organização.

5. Experiência prática

Por fim, a prática leva à perfeição, ou seja, buscar funções que já atuam com processos de qualidade vai te ajudar na hora de conquistar o cargo de gerente de qualidade.

Você pode se voluntariar no seu trabalho ou faculdade para ser um auditor interno que, com o treinamento correto, poderá identificar as atividades que necessitam de melhorias.

É na prática que você se mantém atualizado com tendências e avanços na área. 

Portanto, é também uma forma de atualização contínua – essencial em qualquer profissão.

Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades!

Deu para perceber que ser gerente de qualidade é assumir um papel muito importante na empresa.

É você que vai se tornar diretamente responsável pela satisfação dos clientes – e o cliente satisfeito é aquele que volta, garantindo a sustentabilidade do negócio.

Se você se interessou e entende que é essa a profissão que deseja seguir, não deixe de investir na sua carreira – seja lendo na internet, fazendo networking ou se matriculando em um novo curso!

A Athon pode ajudar e ser o primeiro passo mais perto de conquistar esse seu sonho. 

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