Glossario SEO

Glossário de SEO: 13 principais termos para aprender

O uso de termos em inglês é uma prática bem frequente quando falamos sobre SEO e marketing digital.

Há quem ame, há quem não goste.

Fato é que, se você deseja trabalhar com SEO e até mesmo com marketing digital, não há como fugir deles e, se não pode contra eles, junte-se a eles, não é mesmo?

Já explicamos por aqui o que é SEO e como essa estratégia pode transformar a presença digital de qualquer negócio. 

Agora, para complementar seu aprendizado, montamos um pequeno glossário de SEO com alguns dos termos mais usuais que você vai encontrar no dia a dia como profissional da área.

Pegue um café, se ajeite na cadeira, e venha com a gente!

13 termos utilizados no SEO para aprender

1. On-page

    O On-page se refere a todas as práticas positivas realizadas dentro da página para otimizar o site e ajudar na sua avaliação pelo algoritmo buscador. 

    Algumas dessas práticas já foram mencionadas aqui, como:

    • Conteúdo de qualidade;
    • Escaneabilidade;
    • Organização e hierarquia de informações;
    • Experiência do usuário
    • Arquitetura do site (front e back end).

    2. Off-page

      São ações realizadas fora do domínio do site, ou seja, ações que ajudam o algoritmo a avaliar positivamente o domínio pela autoridade adquirida em outros lugares da internet.

      Os backlinks, que já mencionamos, são um exemplo disso. Mas podemos citar também:

      Sinais sociais: 

      Ter uma boa imagem nas redes sociais.

      Embora isso não interfira diretamente no algoritmo, aproxima o público, que pode buscar mais informações sobre a empresa/marca na internet.

      Citação da marca

      Apesar do backlink ser sempre o ideal, o simples fato de a marca ser citada em outros sites já ajuda a atestar e consolidar sua presença na internet, seja ela positiva ou negativa.

      3. Palavra-chave

        Palavra-chave, ou Keyword em inglês, é a expressão utilizada para os termos escolhidos pelo usuário para buscar informações sobre determinado assunto.

        Como, por exemplo: “como limpar tênis novo”, “melhor época para viajar para o Nordeste”, “qual presente comprar no Natal”, “melhor receita de carbonara”…

        E são essas palavras-chave que norteiam as estratégias de SEO de sites, páginas ou lojas virtuais, buscando os melhores posicionamentos nos resultados de busca.

        4. Backlinks

          Backlinks são links de outros sites que apontam para o seu. 

          Eles são usados para aumentar a autoridade de um site e atestar sua segurança, o que ajuda a melhorar seu ranqueamento.

          Quando um site de grande relevância faz essa linkagem, o algoritmo entende que a página linkada é confiável e relevante, refletindo isso em melhores posições nos resultados de busca.

          5. Link building

            Link building é a estratégia de construir uma rede de backlinks.

            Quanto mais sites relevantes (como portais de notícias, por exemplo), linkar para o seu, melhor será para o seu site em termos de ranqueamento.

            O conjunto de sites que direcionam para uma URL é o que chamamos de link building.

            6. Auditoria de website

              Auditoria de website é a análise do desempenho do site em relação ao algoritmo do mecanismo de busca.

              O profissional de SEO é o responsável por avaliar se o site segue as boas práticas para obter visibilidade e atrair o público desejado.

              A auditoria, porém, vai além da avaliação: ela também sugere as mudanças necessárias para que o site atenda aos objetivos do SEO.

              7. Title

                O title, ou também conhecido como tag, é o cartão de visitas de um site

                Ele é o título do conteúdo de uma página e o texto que aparece para o usuário no resultado de busca, o snippet.

                Por isso, ele é tão importante. 

                É ele que dirá ao usuário se o que busca será encontrado naquela página.

                Além disso, recomenda-se que o title seja curto e chamativo para ser mais eficaz, prendendo a atenção do usuário logo “de cara”.

                8. Meta descrição (Meta description)

                  Sabe aquela descrição que fica logo abaixo do title? Essa é a meta descrição.

                  Ela é um complemento claro, objetivo e resumido do conteúdo que não coube no título, a essência do texto.

                  Ela também deve ser curta e destacar os principais pontos e informações que o usuário encontrará no conteúdo.

                  9. Topic Clusters

                    Além da busca primária de um conteúdo por palavra-chave, hoje os algoritmos entendem a entrega de forma mais ampla. 

                    Por isso, também é interessante aos sites e blogs criarem estratégias de conteúdo semelhantes, por meio de agrupamento de assuntos.

                    Essa estratégia envolve três etapas: post pilar, clusters e linkagem interna.

                    Para deixar mais claro, vamos usar como exemplo o blog da Athon Ensino Superior, bastante voltado ao mercado de trabalho e carreiras. 

                    Um post pilar poderia ser, por exemplo, um conteúdo sobre Ser ou não ser empreendedor.

                    A partir dele, criar uma série de postagens relacionadas ao tema, mas mais específicas. 

                    Por exemplo:

                    Essas são só algumas ideias de como desenvolver a temática de empreendedorismo.

                    E por último, vem a linkagem interna. 

                    Embora o profissional de SEO sempre busque backlinks, a linkagem interna também é muito bem vista pelo algoritmo que encara isso como uma boa organização dos conteúdos do site.

                    10. Google Search Console

                      Essa é uma daquelas ferramentas que chamamos de melhor amiga de quem trabalha com SEO.

                      O Google Search Console é uma plataforma de análise e desempenho de site do Google em relação ao algoritmo, além de apresentar sugestões de mudanças essenciais para melhorar o desempenho nos ranqueamentos de busca.

                      Ou seja, é uma ajuda valiosa para orientar o início de um planejamento de estratégia de SEO, já que a ferramenta oferece relatórios sobre indexação, tráfego, links e usabilidade – métricas essenciais para esse tipo de trabalho.

                      11. Google Analytics

                        Outra ferramenta bem legal de se conhecer é o Google Analytics, que coleta dados de sites e aplicativos de uma mesma conta e gera relatórios, como número de acessos, jornada de compra, entre outras interações dos usuários em uma página.

                        Por exemplo, uma agência de viagens online pode utilizar esses dados para compreender quais destinos despertam mais interesse nos usuários, até onde eles vão no processo de compra, qual a faixa etária, por onde e quando acessam o site

                        A partir dessas informações, é possível formar melhores promoções direcionadas aos interesses e perfis do público, além de compreender melhor quais são as possíveis barreiras de compra, eliminando ou minimizando-as.

                        12. SERP

                          Se trabalhar com SEO fosse uma guerra e os profissionais fossem guerreiros lutando pelo ranqueamento de uma mesma palavra-chave, o SERP seria o campo de batalha.

                          SERP é a sigla para Search Engine Results Page (em portugues, Página de Resultados de Mecanismos de Busca).

                          Quando fazemos uma pesquisa em um buscador, a página que exibe os resultados, com links para diversos sites, é o que chamamos de SERP.

                          13. E.E.A.T

                            E.E.A.T. significa Expertise, Experience, Authoritativeness e Trustworthiness (Especialização, Experiência, Autoridade e Confiabilidade). 

                            É um conjunto de critérios usado pelo Google para avaliar a qualidade de conteúdo, valorizando materiais escritos por quem tem e demonstra maior conhecimento, experiência prática no assunto, é referência na área e transmite confiança para o público. 

                            Are you ready?!

                            Agora que você conhece os 13 termos mais utilizados por profissionais de SEO, está um passo mais perto de dominar essa área tão estratégica para o marketing digital. 

                            Familiarizar-se com esse vocabulário não só facilita a comunicação com outros profissionais, mas também contribui para uma melhor compreensão e aplicação das técnicas de SEO no dia a dia.

                            Você já conhecia esses termos ou já usou algum? Conte para gente nos comentários.

                            Quer sempre estar por dentro das mais diversas carreiras existentes no mercado, tendências e inovações?

                            Então, assine a nossa newsletter gratuitamente e receba na sua caixa de entrada todos os nossos artigos.

                            Quer receber informações sobre inovação e mercado de trabalho?

                            Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

                            Email registrado com sucesso
                            Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
                            Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

                            Fale o que você pensa

                            O seu endereço de e-mail não será publicado.