Igão e Mítico: quem são as vozes empreendedoras do Podpah?
O que constrói o sucesso de um podcast?
Para Thiago Marques, ou melhor, para o Mítico, a espontaneidade e o bom papo é o que gera vínculo com o público:
“Nós queríamos extrair o melhor dos nossos convidados”, explica o youtuber que junto com Igão (Igor Cavalari) comanda o PodPah, considerado o maior podcast do Brasil.
Com uma linguagem descontraída e “da quebrada” Mítico e Igão, já entrevistaram mais de 700 convidados nacionais e internacionais.
A lista conta com nomes, como: o presidente Lula, o cineasta Zack Snyder, o ator Chris Hemsworth e o vocalista da banda inglesa Iron Maiden, Bruce Dickinson.
Atualmente (2024) com mais de 8 milhões de inscritos no YouTube, o podcast cresceu, ganhou outros programas dentro do canal e se tornou uma enorme plataforma de publicidade:
Teve um faturamento de R$25 milhões em 2023, por meio de marcas e parcerias.
Mas o corre foi grande para chegarem até aqui e os meninos tiveram que ralar bastante para o Brasil todo saber quem é Igão e Mítico.
Vem com a gente que te contamos como começou essa história.
Quem é o Mítico do Podpah?
Antes do “Mítico” existir, Thiago Marques teve uma trajetória de vida marcada por estadias em diversos estados.
Nascido e criado em Belém do Pará, o jovem morou na cidade até os 5 anos de idade.
Após esse período, por conta da profissão de seu pai, músico militar, se mudou com a família para outros estados, como Minas Gerais, Espírito Santo e Amazonas.
Em entrevista ao The Noite, Mítico explica que isso também se devia à baixa condição econômica de sua família.
As mudanças se davam por conta da busca por melhores condições financeiras, logo que cada transferência de seu pai representava um maior reajuste de salário.
Seu retorno à Belém só aconteceu em 2013, junto com a maioridade, de onde começou a gravar vídeos para os seus canais no YouTube:
O vida mítica e o míticojovem, com conteúdos diversos e de viralização para a época.
Em entrevista ao oliberal, Mítico conta que era o início do boom dos criadores de conteúdos na plataforma.
Foi uma época na qual os poucos que se aventuravam neste meio, conectavam-se para se fortalecer.
Como a maior parte destes criadores viviam em São Paulo, a distância de Belém à capital paulista não colaborava para gerar essas conexões.
O youtuber revela ainda que notava que os vídeos gravados em São Paulo, em parceria com outros criadores, eram os que mais viralizavam e mais rendiam.
Tudo isso corroborou para a decisão de em 2016 se mudar para São Paulo para investir definitivamente na carreira como youtuber.
Então, ele saiu do conforto da sua cidade natal com apenas um notebook, R$700,00 e um sonho.
A partir daí, o youtuber passou a dedicar-se integralmente aos seus canais e a construir sua carreira, sempre com o pé no chão.
E como quando a vida nos dá limões, é melhor fazermos limonada, o youtuber aproveitava para gerar conteúdo mostrando suas rotinas de perrengues em sua nova moradia (feita de plástico e isopor), sempre levando para um viés cômico.
Hoje, além de youtuber e podcaster, Mítico é um empresário de sucesso.
Além de ser embaixador da Havaianas, por exemplo, também foi listado como uma das 500 personalidades mais influentes da América Latina em 2022, pela Bloomberg.
Mas tudo isso foi conquista de uma ideia que nasceu lá em 2020, com o PodPah.
Mas, calma, já contamos essa história, afinal, ela não existiria sem seu outro protagonista: Igor Cavalari, o Igão.
Quem é o Igão do PodPah?
Nomeado em 2022 como uma das personalidades Forbes Under 30 pela edição nacional da revista, Igão também se destaca como um dos criadores do podcast com maior potencial publicitário do país.
Consciente da sua influência, Igão busca inspirar outros jovens negros pela sua história de superação ante as improbabilidades.
Inclusive, foi assunto nas redes sociais após rebater uma fala racista do jogador Roger Guedes em entrevista ao PodPah.
Embora de origem diferente à de Mítico, Igão tem uma história de superação e sucesso muito parecida com a de seu melhor amigo e parceiro de negócios.
Igão é legitimamente paulista, mais especificamente da periferia de Osasco, na Grande São Paulo.
Vindo de uma família humilde: mãe doméstica e pai feirante, também precisou correr muito na vida para fazê-la acontecer.
Suas primeiras aparições públicas foram junto ao youtuber Julio Cocielo em participações em vídeos para o canal de YouTube do amigo de infância.
Um fato marcante de sua vida e que Igão sempre relembra em entrevistas é de quando ainda morava com os pais:
Estava desempregado e, após enviar diversos currículos, conseguiu preencher vaga como funcionário em uma rede de fast food.
Ele ironiza que toda a alegria de finalmente ter conseguido um emprego acabou nos primeiros dias e logo foi demitido.
A experiência de trabalho foi tão ruim para ele que esse foi o tema do primeiro vídeo em seu canal no YouTube, o Igão Underground, em 2015.
Sua grande sacada foi acompanhar de perto a vivência de seus amigos com seus respectivos canais, entender o que dava certo ou não para a época e para o público que queria atingir.
E, assim, já iniciou acertando e gerando conexão com seus inscritos: em pouco tempo o canal já passava de 1 milhão de inscritos!
Foi nesta época que Igão conheceu Mítico, que também estava dando seus primeiros passos na carreira como youtuber.
Logo tornaram-se amigos, apoiando-se mutuamente em seus respectivos canais.
Assim como Mítico, Igão também produzia vídeos de assuntos variados e entrevistava convidados em um quadro do canal chamado “De frente com o de costas”.
Foi na participação de Mítico em um dos vídeos deste quadro que os dois notaram a sinergia que tinham para este formato de conteúdo.
E desde essa percepção mútua, um negócio milionário começou a ser concebido na mente dos dois amigos: o PodPah
Como começou o PodPah?
Surfando no aumento do consumo de podcasts durante a pandemia de covid-19, Mítico e Igão não só souberam fazer negócio, como ajudaram a reformular e consolidar um novo formato para os podcasts de entrevista.
Muito disto, porém, se deve à relação entre os dois apresentadores que, para além de parceiros de negócios, se consideram uma verdadeira família:
Mítico conta que a amizade entre eles começou antes mesmo de se mudar para São Paulo.
Quando ainda produzia seus conteúdos em Belém, Igão o convidou várias vezes para ir até a capital paulista para gravarem vídeos em parceria, como forma de apoio mútuo.
“Ele até foi conhecer o barraco onde eu morava”, brinca Mítico.
“Nós tínhamos a mesma classe social, a mesma pegada”, e completa: “A gente já tinha uma conexão: dois moleques pobres, tentando a vida”.
A ideia de criar um podcast próprio, porém, veio só em meados de 2020.
Mítico conta que após participar de alguns episódios do Flow Podcast, os apresentadores elogiaram sua desenvoltura no programa e contaram que ele se daria bem tendo um podcast.
“Aí eu pensei: se os caras deste podcast, que é o maior, está falando isso de mim, eu preciso só arrumar uma dupla, mas diferente dessa rapaziada que fala bonitinho. Eu quero alguém que viveu nas ruas, eu quero alguém igual eu, alguém que é maluco, alguém que tem história”, explica Mítico.
A ideia foi sendo cultivada e após participar da entrevista no canal do YouTube de Igão, Mítico viu a grande qualidade como entrevistador que o amigo já possuía.
Então, o convidou a embarcar no projeto que tinha como foco “extrair o melhor do entrevistado”, explica.
Mítico comenta em outra entrevista, no PodDelas, que chegou a cogitar outros nomes como dupla, mas que os perfis diferentes dos dois seria ideal para o formato que almejava.
E, em setembro de 2020, lançaram o primeiro episódio do PodPah, utilizando a estrutura do Flow (onde nasceu a ideia).
O carisma e o empenho dos dois fez com que em apenas alguns meses o PodPah crescesse, ganhasse diversos seguidores e torna-se tão ou mais popular que o Flow.
Esse sucesso, obviamente, começou a gerar retorno para a equipe do PodPah.
Consequentemente, foi necessário uma renegociação de acordos com o Flow, que cedeu gratuitamente o espaço e os equipamentos para a execução dos primeiros episódios.
Visto que até mesmo a “linha editorial” que cada podcast estava seguindo era diferente, após aproximadamente um ano, as duas partes decidiram trilhar caminhos separados.
Isso fez com que o PodPah se mudasse para outro prédio, de onde funciona até hoje, com uma grande estrutura e diversos estúdios para gravar outros programas que surgiram no canal.
Esses novos programas, inclusive, se devem à consolidação do programa principal de entrevistas da dupla.
Atraindo patrocínios e parcerias de grandes empresas e marcas, viu-se a necessidade de ampliar o canal e diversificar sua programação, o que vem dando excelentes resultados.
Mas, por que o Podpah faz tanto sucesso?
Quando falamos em negócios que têm a internet como principal meio, a identificação do público com a marca ou produto é um ponto fundamental para o sucesso.
E essa era a ideia do PodPah desde sua concepção: falar de gente, para gente.
O podcast nasceu com a proposta de ser um bate-papo, desconstruindo a ideia que se tinha até então de entrevistas engessadas para este formato de conteúdo.
“Esperava ter alguma relevância no ramo de podcast. Quando a gente criou o PodPah, a gente falou de fazer um podcast diferente, dar voz para quem não tem voz, chamar MC’s, trappers. A gente fala do nosso jeito mesmo e a galera se identifica. Não é todo mundo que quer ter um programa e estar todo ‘certinho’”, revela Mítico, em entrevista no The Noite.
Tudo Isso, somado ao carisma e espontaneidade dos apresentadores, gerou uma conexão imediata com o público.
Mítico explica que, na sua visão, era algo que faltava na internet na época, quando só havia entrevistas formais, sempre muito pautadas e aceleradas.
Para ele, esse foi o diferencial do programa, que não buscava polêmicas, mas apenas “trocar uma ideia” com o convidado.
Segundo o podcaster, a ideia era “extrair o melhor do convidado” e não focar em polêmicas e fofocas.
Assim, em cada episódio que vai ao ar, Mítico e Igão extraem histórias pessoais, fatos da carreira e curiosidades da vida dos convidados e entregam ao público com bom humor, mas também com seriedade, quando o momento exige.
Embora já tenham entrevistado mais de 700 convidados, a dupla sempre comenta que as entrevistas mais memoráveis para eles foram com:
Mano Brown, Ronaldo Fenômeno e Marcos Mion, que segundo os youtubers, é a grande inspiração dos dois.
Sucesso também expressado em números e empatia
Atualmente (2024), o podcast conta com pouco mais de 8 milhões de inscritos no YouTube e pouco mais de 8 milhões de seguidores no Instagram.
Além de estar presente no Spotify, onde inovou com entrevistas em vídeo na plataforma de música.
Em 2023, teve um faturamento de R$25 milhões, sendo 16% maior que o planejado para o ano e 35% maior que o faturamento do ano anterior, tendo mais de 100 marcas patrocinadoras desde o seu início.
E só no 1º trimestre de 2024, atingiu faturamento recorde de R$18,5 milhões!
O sucesso do PodPah, segundo os apresentadores, em entrevista ao programa The Noite, também se dá em função da excelente equipe.
Eles explicam que tem muita gente boa por trás do canal.
Mas pontuam que isso, ao mesmo tempo, traz uma responsabilidade maior para eles de fazer uma boa gestão da empresa:
Buscam ter um olhar mais humanizado e menos corporativo para as necessidades de cada funcionário e fugir do formato quadrado de empresa.
Mítico e Igão comentam que esse olhar flexível também se deve às experiências ruins com seus antigos chefes, e esclarecem que a liderança não deve vir do medo, mas da empatia.
O PodPah para além do podcast
A ascensão de sucesso do canal foi estratosférica.
Em pouco mais de 3 anos, o que era apenas uma ideia na cabeça de Mítico, se tornou um negócio milionário.
Com tantos acertos e popularização do canal, o que antes era uma preocupação com o êxito, com o tempo se tornou uma necessidade de manter os feitos conquistados.
Assim, com uma visão empreendedora, a partir do final de 2022, o PodPah passou a produzir outros programas para o canal.
Então, deixou de ser apenas um podcast e passou a se posicionar como um hub de conteúdo focado no entretenimento.
Hoje, além de alugar o espaço físico de seu prédio para a criação de conteúdo de outros canais, o PodPah conta com 5 programas que vão ao ar em uma grade de programação semanal.
PodPah Podcast
Com nome homônimo ao do canal, o PodPah Podcast é o produto principal do hub.
Apresentado por Mítico e Igão desde o seu início, tem como foco entrevistar personalidades famosas, nacionais e internacionais.
O diferencial do programa é o papo leve e descontraído com os convidados, levando-os a contarem suas histórias pessoais, de carreira, como também curiosidades.
Mesmo após o grande sucesso de público e comercial, o programa mantém sua essência de falar a “linguagem da quebrada”, o que mantém sua identidade e identificação com o público.
“Rango Brabo”
Apresentado pelo humorista e comediante Diogo Defante, o rango brabo tem como proposta emular um programa de culinária, mas claro, sem levar a sério.
Também sem roteiros, o humorista recebe convidados famosos que, com o auxílio da chef Thais Diegues, preparam algum prato enquanto conversam, riem e fazem piadas.
Já passaram pelo programas nomes como Márcia Sentitiva, Luiza Sonza, Raul Chequer e Daniel Furlan, do Choque de Cultura, Bob Burnquist e Gabriel O Pensador.
“Quebrada F.C.”
Com um público fidelizado que adora futebol, nada mais justo que um programa só sobre o assunto dentro do PodPah.
O Quebrada F.C. nasce com a proposta de reunir influenciadores e ex-atletas para comentar sobre os principais jogos dos campeonatos nacionais e internacionais.
O programa é apresentado por Rafael Vieira (Junkanalha), Souza (ex-São Paulo) e Douglas (ex-Corinthians).
“Carona Podpah”
Em parceria com o Spotify, o Carona Podpah nasce com a proposta de um podcast de entrevista de personalidades famosas, mas focado em música, exclusivo e original da plataforma.
A ideia é a dupla dar um passeio pelas ruas de São Paulo com algum convidado e comentarem sobre a playlist escolhida.
E logo em seguida ao lançamento de cada episódio, a playlist fica disponível ao público no Spotify.
Já participaram do Carona nomes como Lucas Silveira (vocalista da Fresno), Marina Sena, Felipe Castanhari, Cauê Moura, Lucas Inutilismo, Rael, Karol Conká, Felipe Titto e muitos outros.
“Podpah Visita”
Apresentado pelo surfista Pedro Scooby, o programa tem como proposta conhecer as casas e entrar um pouco mais na intimidade de cantores, artistas e atores.
Porém, como o nome sugere, o quadro não se limita apenas a isso e também leva o público a conhecer lugares diferentes e inusitados.
Um exemplo bacana foi o Podpah Visita na “sede secreta” da Oakley, patrocinador master do programa.
Patrocínios que valem “ouro”!
Só em 2023, o PodPah teve um faturamento de R$25 milhões, um valor que evidencia o potencial publicitário que o canal possui.
Aliás, esse também era o objetivo do podcast.
Segundo Mítico, em entrevista à Forbes, eles sempre deixavam um salgadinho ou um refrigerante à mostra durante o programa, antes mesmo de possuírem qualquer patrocínio.
Dessa maneira, mostravam às marcas o potencial de alcance do podcast – já pensando no futuro do negócio.
O CEO do PodPah, Victor Assis, explica na mesma entrevista que a ideia desde o início era demonstrar segurança para as marcas.
Afinal, é muito difícil controlar o comportamento dos influenciadores na internet, o que gera grande resistência às empresas de associarem sua imagem a estes profissionais.
“Temos muita responsabilidade no que a gente fala e faz, dentro e fora do programa. Eu acredito que isso foi um divisor de águas para o cenário de podcasts, porque antes não existiam marcas grandes investindo nesse meio e confiando o seu nome a programas como os nossos”, explica Assis na entrevista.
Victor Assis é ex-gerente de marketing do Palmeiras e amigo de vida de Igão.
A proposta de se juntar à equipe do PodPah veio a convite do youtuber, após trabalhar como seu gerente comercial.
A estratégia de comportamento pensada pelo CEO deu muito certo e se expressou de forma orgânica.
Em um dos episódios do programa, o entrevistado e os apresentadores estavam com fome e pediram algumas esfihas que chegaram durante o programa ao vivo.
Após uma brincadeira de “patrocina nós”, a marca entrou em contato com o canal e, assim, o Habib’s se tornou o primeiro grande patrocinador do PodPah.
Hoje, o podcast é um enorme sucesso comercial, com mais de 100 patrocinadores que passaram pelo canal desde sua origem, tais como Itaú, Redbull, Gillette e Guaraná Antarctica.
Atualmente, o PodPah retém 33 marcas em seu portfólio, sendo 13 delas com exclusividade.
E não para por aí! Há trabalhos para além do youtube
A fama de Mítico e Igão se tornou enorme e, claro, canais e marcas passaram a se interessar nessa popularidade para associarem suas imagens e atrair público.
Com isso, a dupla constantemente recebe convites para participar de programas, eventos e projetos para além de seu canal no YouTube.
Os podcasters são figuras carimbadas em programas da TV aberta.
Os dois já participaram de programas como Caldeirão com Mion, Teleton, Conversa com Bial e Domingão com Huck.
Constantemente também são chamados para eventos de marketing digital e tecnologia, como no Arkad Experience e no Maximídia 2023, promovido pelo Meio & Mensagem.
É indiscutível que o que Igão e Mítico sabem entregar é entretenimento.
E a irreverência, carisma e bom humor dos dois lhe renderam uma participação na 4° temporada da série Sintonia, produção nacional da Netflix.
No episódio em questão, o protagonista MC Doni (Jottapê) participa do PodPah, onde é entrevistado pelos podcasters.
Eventos dos mais variados tipos de entretenimento também já chamaram os dois amigos como convidados especiais, como:
- Lollapallooza;
- The Town;
- Festa do Peão de Barretos;
- Comic Con Experience (CCXP).
A parceria com a CCXP, inclusive, lhes rendeu uma arena exclusiva de onde realizaram entrevistas ao vivo para o PodPah.
Tiveram como convidados o diretor de cinema Zack Snyder e o vocalista da banda inglesa Iron Maiden, Bruce Dickinson.
Aliás, em falar de participações internacionais, Mítico e Igão também já foram convidados a cobrir eventos mundiais.
A Libertadores, Champions League e a Copa do Mundo no Qatar, à convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entram para essa lista.
Mais recentemente a dupla anunciou que estará presente na cobertura dos Jogos Olímpicos de 2024, que acontecerá em Paris, diretamente à convite do Comitê Olímpico do Brasil.
Participação no Na Estrada
E por falar em projetos internacionais, Mítico e Igão também foram convidados a serem protagonistas da série “Na Estrada”, da NBA Brasil.
Ao lado de Caio Teixeira e Sidney Dois por Cento, influenciadores de basquete, o canal leva os brasileiros a conhecerem as 30 franquias da NBA e, detalhe, à bordo de um Motorhome. customizado.
Em cada episódio, além de darem um “rolê pelos states”, os influencers tem acesso aos bastidores dos times, como também à entrevistas exclusivas com astros da liga.
O Na Estrada já tem 20 capítulos no total e duas temporadas.
Um episódio novo é lançado todas as quartas no canal oficial da NBA Brasil no YouTube.
Olha aonde “os meninos” das quebradas de Belém e Osasco chegaram!
Mítico e Igão são uma expressão concreta de sucesso da periferia e inspiração para tantas outras pessoas que também estão correndo para fazer a vida acontecer.
Empreenderam, cresceram e ganharam espaço, mas não se esquecem de suas raízes e da essência de quem são:
Uma fórmula primorosa para todo aquele que também quer trilhar esse caminho.
Gostou de conhecer a jornada de Mítico e Igão?
Faça como eles e comece agora a tirar aquele projeto do papel: se você nunca tentar, não saberá se vai dar certo!
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