Influencer digital: Quanto ganha e Como se tornar um (Passo a passo)
Se você gosta das redes sociais, é importante saber que hoje elas representam mais do que um canal de interação e diversão.
Várias empresas utilizam plataformas como o Instagram e o TikTok para fazer negócios e promover marcas, e muitas pessoas já perceberam que é possível trabalhar divulgando ações e produtos de diferentes companhias.
Essa profissão tem um nome que provavelmente você já ouviu falar: influencer digital.
Por meio de seus posts e lives, os influenciadores conseguem atingir milhares de pessoas e compartilhar com elas seu estilo de vida, preferências na hora das compras e novidades.
E, acredite, é possível ganhar muito bem atuando como influencer digital.
Se interessou pela ideia?
Então acompanhe este artigo e descubra o que faz um influenciador digital e como você pode atuar neste segmento.
O que é um influencer digital?
Em sua essência, o influencer digital é um formador de opiniões. Por meio de suas postagens nas redes sociais, ele é capaz de despertar diversas sensações, comportamentos e pensamentos em sua audiência.
Para atingir bons resultados, eles utilizam técnicas como o neuromarketing e, claro, uma boa pitada de criatividade.
Existem diferentes tipos de influenciadores, que nós vamos detalhar mais adiante.
Porém, o que você precisa saber agora é que os influencers são pessoas requisitadas por empresas e marcas justamente pelo poder que elas têm de despertar o desejo de compra e criar uma percepção positiva sobre marcas e produtos.
Em alguns casos, é possível que o influenciador seja também um empreendedor em outra área, ou seja, além de compartilhar suas opiniões e seu estilo de vida, ele também promove sua própria marca e usa de sua influência para potencializá-la.
Em quais plataformas está o digital influencer?
Bom, existem diversas opções de plataformas para trabalhar como influenciador digital. As mais conhecidas e utilizadas são:
- Instagram;
- TikTok;
- Facebook;
- Twitter;
- Youtube.
Todas elas possuem um grande número de usuários recorrentes, contudo, lembre-se que o tipo de conteúdo que você produz é o primeiro fator que começa a impactar na escolhas dos canais.
Se você quer trabalhar fazendo publicações para marcas, o Instagram e o TikTok são as melhores opções, agora, se você quer ser um influencer que fala sobre viagens e compartilha conteúdo mais denso, o Youtube pode funcionar melhor.
Pense nestes detalhes na hora de estruturar quais serão seus assuntos e qual o formato ideal para eles.
Por que os influencers são tão relevantes hoje no Brasil?
Para responder essa pergunta, vamos começar analisando a quantidade de pessoas que usam as redes sociais em nosso país.
Segundo um relatório da Resultados Digitais, existem mais de 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais aqui no Brasil. Isso significa que quase 80% de toda a população usa redes como TikTok e Instagram frequentemente!
Além da quantidade total de pessoas presentes nas redes sociais, é importante analisar também o tempo de uso dessas plataformas.
Os usuários brasileiros costumam passar quase 4 horas por dia navegando nas redes, uma média 53% maior que a média global.
Ou seja, os influencers ganharam muita relevância no Brasil devido ao uso massivo e constante das redes sociais.
Há muita audiência disponível para realizar esse trabalho, e isso explica porque tanta gente tem apostado nessa carreira.
De acordo com um levantamento divulgado pela revista Veja, existem 500 mil influenciadores digitais com mais de 10 mil seguidores no Brasil.
Nosso país também é o segundo no ranking de pessoas que mais seguem influenciadores.
Resumindo, os influencers digitais se tornaram importantes pois há demanda, público de sobra e interesse da audiência no tipo de conteúdo que eles produzem e promovem.
A junção desses dados cria um cenário muito atraente para marcas de todos os portes, que apostam no poder de persuasão dos influenciadores e na criatividade deles para gerar mais resultados em suas ações de marketing digital.
4 tipos de digital influencer
Existem 4 classificações para dividir os influencers digitais, sendo que todas levam em consideração o nível de abrangência da pessoa e sua região de impacto. Confira a seguir.
1. Nano-influencers
Aqui entram os influenciadores que não têm um alcance muito amplo.
São pessoas que geram baixo impacto nas redes, porém, como possuem menos seguidores, é comum que os nano-influencers sejam mais próximos dos públicos e interajam mais com seguidores.
Sua influência é sentida com mais força em seu próprio círculo social ou região, seja na hora de divulgar produtos ou expressar opiniões.
Para exemplificar, pense naquela colega de escola que tem cerca de 2 ou 3 mil seguidores e que está fazendo parcerias com marcas locais ou usando suas redes para compartilhar seu estilo de vida ou pensamentos.
2. Micro-influencers
Micro-influenceres possuem uma relevância maior que os nano-influencers e costumam atuar em nichos mais específicos.
Sua abordagem é mais segmentada, visando atingir uma audiência mais detalhada em busca de engajamento.
Um bom exemplo é uma nutricionista que tem algo em torno de 5 ou 7 mil seguidores e faz postagens focadas em dicas de nutrição e bem-estar para “atletas de fim de semana”.
Por mais que ainda não tenha uma grande audiência, os micro-influencers conseguem realizar parcerias com marcas que orbitam o seu segmento, a fim de gerar um buzz entre seus seguidores.
Veja também: Microinfluenciadores digitais: Tudo sobre o poder daqueles que nem são tão famosos assim
3. Macro-influencers
Aqui já entram influenciadores que conquistaram uma boa visibilidade nas redes sociais. São considerados macro-influencers aqueles que já contam com algo entre 100 mil e 1 milhão de seguidores.
A natureza dos conteúdos costuma variar bastante, indo desde opiniões políticas até postagens humorísticas, publicitárias ou de bem-estar e lifestyle.
Como exemplo, pense em um ex-BBB que atua nas redes. Eles galgaram seu espaço na mídia e são conhecidos, porém, não são grandes celebridades adoradas por muitos.
4. Mega-influencers
Aqui entram aqueles “famosões da internet”, produtores de conteúdo que viralizam, possuem alto engajamento, grande audiência e estão sempre presentes na sua timeline ou nos conteúdos compartilhados pelos seus amigos.
A área de atuação dos mega-influencers é bem variada, mas todos possuem algo em comum: um imenso poder de influência e grande alcance.
Devido a essas qualidades, é comum que esses influenciadores firmem parcerias com grandes marcas ou com plataformas digitais como Youtube, Twitch e Instagram.
Contudo, o fato de terem muitos seguidores faz com que sua interação com o público seja mais baixa, algo que deixa muita gente um pouco frustrada, mas que faz parte da rotina de quem já é considerado uma celebridade digital.
7 passos para se tornar um digital influencer
Se seu desejo é trabalhar como digital influencer, saiba que essa profissão exige persistência, criatividade, planejamento e, claro, atenção às tendências do momento.
Porém, especialistas no segmento – como a Influencer Marketing Hub – relatam que existem alguns procedimentos fundamentais para começar essa carreira. São eles:
1. Escolher o nicho de atuação
Sim, existem influenciadores que falam de tudo um pouco, porém, esse tipo de “pauta mais livre” só combina com quem já tem uma boa audiência consolidada.
Mesmo os “grandões” começaram nichados, e você não deve fazer diferente.
Escolha um tema ou um conjunto de assuntos correlacionados que você deseja explorar e foque neste segmento para atrair pessoas que se interessam pelo assunto.
Ou seja, se você quer falar de política, mantenha seus conteúdos focados neste assunto.
Nada de falar sobre as decisões do governo hoje e amanhã fazer review de produto de beleza. Mantenha seu foco!
2. Atualize e complete seus perfis nas redes sociais
As mídias sociais são seu local de trabalho, portanto, elas precisam estar bem atualizadas, com fotos novas, tudo organizado e pronto para receber as postagens.
Pense nos perfis como seu escritório de trabalho. Para trabalhar bem, tudo precisa estar em ordem, correto?
Outro ponto importante: mantenha seu foco em uma ou duas plataformas diferentes.
Já é difícil ser relevante e produzir conteúdo para uma, imagina começar a carreira tentando atuar em 3 ou 4.
A recomendação dos especialistas é focar em um ou dois canais no começo da carreira, a fim de entender como o público reage e quais são os meios que geram mais audiência e interação.
3. Conheça sua audiência
A missão do digital influencer é fazer com que as pessoas se engajem em seus conteúdos, algo que exige conhecimento sobre quem são essas pessoas, quais suas preferências ao consumir informação nas redes sociais e qual é “o jeito certo” de conversar com elas.
Faça uma pesquisa de público ao criar sua estratégia, assim é possível evitar erros de posicionamento que podem prejudicar o início da carreira.
4. Crie conteúdos relevantes para a sua audiência
Ninguém gosta de conteúdos chatos e que não oferecem informações relevantes, seja qual for o nicho de atuação.
Portanto, ao criar sua estratégia de produção, é importante ficar atento aos temas que realmente chamam a atenção das pessoas e fazem com que elas tenham vontade de interagir.
5. Tenha constância nas postagens
A máxima “quem não é visto, não é lembrado” dita as regras no mundo dos influenciadores digitais.
É necessário ter constância na produção de conteúdo, por isso, é bem importante fazer um planejamento de postagens, ficar atento aos assuntos que estão movimentando a internet e ser ágil para aproveitar as famosas trends.
6. Interaja com o público
Lembra que falamos sobre a importância da interação para os nano-influencers?
Ao começar sua carreira, é bem provável que você se encaixe nesse perfil de influenciador.
Para crescer e evoluir, será preciso interagir com o público, ser rápido nas respostas e, principalmente, saber ouvir suas críticas e sugestões de conteúdos.
7. Estude!
Existem cursos e workshops feitos por influencers e para influencers. São programas de ensino que falam sobre técnicas de produção, interação e planejamento estratégico.
Além de cursos especializados na área, vale muito a pena conhecer a fundo o universo da comunicação e do marketing digital. Essa base de conhecimento é essencial para compreender o mercado, conhecer técnicas de comunicação e as melhores formas de gerar impacto com seu trabalho.
Temos duas sugestões:
Se você está começando a trilhar sua jornada profissional e quer atuar com comunicação na internet, graduações em Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual podem ser extremamente importantes.
Outro tecnólogo recomendado é o de Gestão de Marketing, oferecido pela Athon.
Agora, se você já está em busca de uma especialização, vale a pena conferir nosso MBA em Marketing Digital.
5 principais habilidades que um digital influencer precisa ter
Além de conhecimento de mercado e estratégia para produzir conteúdo, existem algumas habilidades que ajudam bastante o influenciador digital. São elas:
1. Organização
Ser organizado é essencial para criar planejamentos claros e eficazes de produção de conteúdo.
2. Carisma e facilidade para se comunicar
Já viu algum influencer que fica “travado” diante da câmera? Bom, se você viu, provavelmente foi uma vez só.
Ninguém gosta de consumir conteúdos de pessoas que têm dificuldades para fazer uma comunicação natural e fluída com o público.
Portanto, se seu desejo é ser um influenciador digital, treine bastante a comunicação antes de gravar vídeos e exercite seu carisma e simpatia para transmitir uma sensação positiva para o público.
3. Ser interessado com o mundo
O influenciador antenado com o que acontece ao seu redor é capaz de relacionar com facilidade quais são os temas que têm potencial de engajamento com o público e que podem gerar bons resultados.
Se você quer exercer influência, é preciso saber em qual mundo vivem os influenciadores, certo?
Se mantenha antenado ao que acontece ao seu redor, tanto em assuntos que orbitam seu nicho quanto aqueles que têm uma dimensão ampla e afetam a todos nós.
4. Poder de negociação
No início da sua carreira como influenciador, é bem provável que você corra atrás das marcas e não ao contrário, como acontece com grandes nomes desse mercado.
Então, é fundamental saber negociar as parcerias, tanto para que elas sejam vantajosas para seu lado quanto da marca que apostou no seu trabalho.
5. Noções de SEO e Marketing Digital
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de produção de conteúdo e posicionamento publicitários essencial para a performance das marcas na internet.
Quem conhece SEO sabe como fazer com que seus conteúdos sejam encontrados pelas pessoas e se destaquem no mar de informações que existem nas redes sociais.
Conhecer técnicas de Marketing Digital também ajuda na hora de fazer ações como publicidade paga e gestão de redes. Tudo isso é bem importante para fazer seu conteúdo ganhar relevância e ser rentável.
Quanto ganha um digital influencer?
Responder essa pergunta não é algo tão fácil.
Existem grandes influenciadores que conseguem faturar milhares de reais ao mesmo tempo que há um grande grupo de influenciadores que ganha menos e ainda não atingiu o sucesso que gera tanta receita.
Portanto, a faixa de remuneração é bem ampla, variando entre 2 mil e 500 mil reais mensais.
Essa variação ocorre pois nem todos influenciadores ganham com parcerias comerciais, mas sim pelo sistema de monetização das redes sociais, que paga valores bem mais modestos e exige performance em conteúdos e relevância.
5 influencers digitais do Brasil que mais bombam na rede
Felipe Neto
Felipe Neto trabalha na internet faz tempo e é um case de recolocação de nicho.
Ele começou fazendo vídeos críticos e com uma linguagem mais focada no público adulto, mas hoje é um grande influenciador focado em jovens e adolescentes, com conteúdos que variam de vídeos sobre jogos até análise de virais da internet.
Casimiro
O famoso Cazé começou fazendo vídeos sobre esportes, já que era funcionário de uma emissora esportiva, porém, aos poucos ele foi criando um conteúdo 100% com sua cara, ou seja, ele começou a compartilhar vídeos que acha interessante, gameplays de jogos dentre outros.
Contudo, o esporte nunca deixou de ser uma veia forte nos canais do Casimiro, tanto que ele foi um dos parceiros oficiais da FIFA na última Copa do Mundo e transmitiu jogos ao vivo com narração em seu canal do Youtube.
Veja também: Quem é Casimiro? História, Recordes e Bordões
Bianca “Boca Rosa”
Bianca Andrade, a Boca Rosa, começou com um canal fazendo análise de produtos de maquiagens e tutoriais de make-up.
Conforme seus conteúdos foram ganhando relevância, ela colocou em prática sua veia empreendedora e abriu a própria marca de cosméticos.
Carlinhos Maia
Carlinhos Maia começou com um perfil no Instagram de conteúdo humorístico, onde compartilhava seu jeito cômico e também situações que aconteciam na sua cidade natal.
Aos poucos, sua relevância foi crescendo cada vez mais, fazendo dele um sucesso.
Para se ter uma ideia da dedicação de Carlinhos, ele já ganhou prêmios do Instagram como a pessoa que mais usou os stories e mais gerou conteúdo em um mês.
Whindersson Nunes
Whindersson é outro que se aproveitou de seu jeitão engraçado e grande criatividade para cativar o público.
Além de fazer esquetes de humor e imitações, Whindersson falava sobre “assuntos do dia a dia” de um jeito próprio, que caiu no gosto do público e fez dele um dos influenciadores de maior sucesso.
Fred
Fred é um influenciador que começou sua carreira após um processo seletivo feito pelo canal Desimpedidos, focado em futebol.
Ele demonstrou carisma na seletiva e foi escolhido para fazer parte da equipe.
Em pouco tempo, ele se tornou “a cara” do Desimpedidos e foi galgando seu espaço junto ao público.
Dentre suas conquistas profissionais, Fred entrevistou seu ídolo Cristiano Ronaldo e fez uma série de conteúdos contando como é a rotina de um jogador de futsal profissional.
Quer um detalhe curioso? Fred foi casado com Bianca Andrade e ambos já foram participantes do reality show mais amado do país, o Big Brother Brasil.
Quer ser influencer?
Viu só como a carreira de influenciador digital exige um misto de criatividade com estratégia e muita técnica de marketing?
Então, se algum dia alguém dizer que basta ligar uma câmera e gravar, saiba que isso não é a verdade, mas sim uma visão muito simplista sobre uma das profissões do futuro.
Para terminar, fica a nossa dica: sempre se atualize e fique de olho nas tendências.
E quando o papo é atualização profissional, não se esqueça que a Athon oferece cursos de excelência comprovada pelo MEC e um corpo docente atento ao mercado, que conhece a fundo as teorias e conhecimentos que todo profissional de comunicação deve ter em sua bagagem.
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