
Live commerce: o que é, tipos e como fazer uma
Se você é um adulto em 2022, certamente foi afetado pela pandemia de Covid-19.
Mesmo que você tenha escapado da doença, foi afetado, de alguma maneira, pelas consequências dela.
Isso porque a pandemia alterou diversos comportamentos considerados, até então, corriqueiros e talvez imutáveis.
As pessoas tiveram de parar de ir ao shopping.
Pararam de frequentar lojas físicas.
Isso não significa, porém, que tenham abandonado os hábitos de consumo.
A maneira de vender se reinventou.
O e-commerce ganhou força e, com ele, alternativas criativas à mera procura por produtos em sites.
E aí entra o live commerce.
Vem conosco! Este artigo vai dizer tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade de venda.
O que é live commerce?

Pode parecer estranho para quem não está super ligado nas tendências, mas o live commerce ganhou força.
Já imaginou poder unir os benefícios da compra em lojas físicas, com um atendimento personalizado, à praticidade da compra online?
Pois é isso que o live commerce proporciona!
Você certamente já deve ter ouvido falar ou até mesmo assistido aos programas de canais de televisão como o Shoptime, não é?
É mais ou menos isso!
Para quem não conhece, resgatamos essa pérola de 2003.
É engraçado, mas esse cara era um sucesso de vendas!
E não havia quem não conhecesse o rosto dele nos anos 2000.
Como funciona o live commerce?
O live commerce, ao contrário da compra on-line propriamente dita, prioriza o espectador.
Isso porque as ofertas costumam ser exclusivas.
Algumas inclusive são válidas por um tempo super limitado, priorizando quem está assistindo ao anúncio da oferta naquele momento.
A partir de uma rede social ou canal próprio na internet, a loja faz uma transmissão ao vivo – as famosas lives – para os seguidores.
Os produtos são apresentados e descritos, com suas características e preços.
A partir daí, o consumidor pode comprar o produto durante a live ou participar como em um leilão, dando lances pelo objeto ou serviço.
Basta pagar e pronto! É só aguardar a chegada do produto.
Também chamado de live shop, esse modelo bastante inovador que já caiu no gosto dos consumidores e também dos vendedores surgiu na China.
Rapidinho, tornou-se o formato que mais cresceu nos últimos anos.
Para quem busca uma interação maior com o vendedor, mas não quer perder tempo em lojas físicas, o live commerce surge como uma ótima alternativa.
5 vantagens do live commerce para o seu negócio
1. Crescimento de vendas
A estratégia do live commerce provoca um aumento mais rápido das vendas.
Isso porque você expõe os produtos a milhares de pessoas em poucos minutos.
Isso depende, claro, do alcance da sua rede social ou do seu canal.
2. Encoraja as compras por impulso

Sabe quando o consumidor entra numa loja e acaba sendo convencido de que uma compra é vantajosa, seja pelo preço, pela utilidade ou por que ficou bonito no corpo, no caso de uma roupa?
No live commerce, esse sentimento é reproduzido e replicado em várias pessoas ao mesmo tempo.
Como a pessoa está participando de um momento exclusivo com o vendedor, ela pode pensar que vai perder uma oportunidade única.
Isso leva a compras por impulso.
Não é muito bom para o consumidor, mas é ótimo para o dono do negócio, não é mesmo?
3. Tira-dúvidas
Mesmo que a compra não ocorra naquele momento, é uma oportunidade para interagir e estreitar laços com o cliente.
O consumidor pode fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o produto para, mais tarde, amadurecer a ideia e efetuar a compra.
E é claro que ele vai lembrar do vendedor que foi super atencioso com ele, certo?
4. O engajamento é melhor
O Instagram promove vídeos com mais facilidade do que fotos.
Então, será mais fácil atingir seu público-alvo com um vídeo.
E também é mais provável que as pessoas compartilhem esse conteúdo do que fotos estáticas.
E, assim, mais pessoas serão atingidas pelo seu conteúdo.
5. Fortalece a marca
Quando os consumidores conhecem a pessoa por trás da marca ou relacionam influenciadores com a marca, o resultado é positivo.
Pode ter certeza que a marca e os produtos serão facilmente reconhecidos!
E se você conseguir atrair influenciadores para participar na live, pode ter certeza de que o lucro aparecerá!
4 tipos e formatos de live commerce
1. Evento de lançamento
A estratégia é bem simples.
Imagine que você tem uma loja de roupas e vai lançar uma coleção voltada ao inverno.
Em vez de fazer um evento presencial, convidando pessoas, você faz um lançamento online!
É no mundo da moda, inclusive, que esse formato é mais utilizado.
Você pode mostrar todos os produtos ou se utilizar do trabalho de modelos.
As roupas expostas podem ser compradas na mesma hora por quem está assistindo ao desfile.
Essa tática é utilizada por grandes grifes.
E também pode ser reproduzida pela sua loja, mesmo que seja um empreendimento bem menor.
O cliente sairá com boas memórias: a de participar de um evento exclusivo e a de ser priorizado no momento da venda.
2. Participação de influenciadores digitais
Esse é um dos tipos de live commerce mais comuns.
A participação de um influenciador digital sempre atrai um público ligado a ele.
Alguns assistirão à live somente com o propósito de apoiar o influenciador, mas podem se interessar pelo produto enquanto isso, não é?
E você não precisa contratar a Sabrina Sato.
Existem pequenos influenciadores (microinfluenciadores digitais) – pessoas que têm de mil a 100 mil seguidores – que também ajudam a trazer resultados.
E pense bem: hoje em dia, todo mundo tem um amigo influenciador, né?
Fique atento ao público-alvo.
Não adianta tentar vender ferramentas com a ajuda de uma influenciadora do mundo da moda, né?
Procure pequenos influenciadores que produzem conteúdo voltado ao seu nicho de mercado.
A partir daí, basta negociar uma parceria.
3. Tutoriais

Dependendo do produto, você pode promover um live commerce para mostrar como usá-los.
Você pode ensinar várias utilidades do produto ou até mesmo curiosidades que não são tão óbvias.
O formato é comum na indústria de maquiagens e produtos de skincare.
E aí você também pode utilizar um influenciador de maquiagem para mostrar todo o potencial dos seus produtos!
4. Lives individuais
Esse modelo não é tão utilizado porque, claro, é um pouco mais trabalhoso e demanda mais tempo, sem ter o mesmo potencial de conversão.
Para quem vende itens de luxo, como joias ou relógios, por exemplo, é um formato que vale a pena.
Consiste em uma live praticamente individual, entre o cliente em potencial e o vendedor, que se ocupa apenas daquele consumidor para apresentar os produtos.
Pode funcionar super bem na venda de uma aliança, por exemplo!
4 exemplos de live commerce bem sucedidos no Brasil
1. Mercado Livre
O marketplace Mercado Livre foi um dos pioneiros, entre as grandes lojas, a promover o live commerce.
Desde 2021, o site tem uma página voltada apenas a esse formato de vendas: é o Mercado Livre Live.
Influenciadores e apresentadores participam do processo, realizando as transmissões focadas em produtos específicos para um público-alvo, como videogames ou objetos de decoração.
2. Magalu
A gigante Magazine Luiza, hoje mais conhecida como Magalu, faz transmissões pelo canal do Youtube.
Com ofertas e cupons, a loja realiza uma super interação com o público – e até shows já foram realizados com o intuito de promover as vendas.
3. Americanas
O marketplace Americanas também já promoveu live commerces com objetivos específicos.
Veja, no vídeo abaixo, um exemplo de uma live commerce que contou com a participação da influenciadora Camila Coutinho.
4. Pequenos vendedores
A ferramenta preferida dos pequenos vendedores é o story do Instagram, embora os vídeos ao vivo do Facebook também sejam utilizados.
Se você seguir várias lojas, certamente verá várias dessas transmissões acontecendo todos os dias.
Isso porque é uma maneira rápida e barata de atingir vários consumidores ao mesmo tempo, mesmo quando não há uma promoção exclusiva ou a participação de um influenciador.
Como fazer uma live commerce em 6 passos
1. Entenda o público-alvo
Antes de inventar algo novo, é preciso descobrir se a ideia conversa com o seu público-alvo.
Pesquisas apontam que as mulheres são 66% do público do live commerce.
Então, se você vende maquiagem ou roupas femininas, o live commerce pode ser uma boa estratégia para ampliar as vendas.
Se não for tão óbvio, procure perguntar às pessoas que seguem o seu canal/perfil: faça uma enquete ou uma pesquisa rápida para entender se esse formato agrada ou não.
Assim, você não perde tempo!
2. Interaja com a audiência

De nada adianta você programar uma live para mostrar seus produtos e não interagir com o público.
Esse é o momento de marcar presença!
Valorize a audiência que parou as atividades para acompanhar a sua live.
É como se o cliente entrasse na sua loja: você daria toda atenção a ele, não é mesmo?
3. Utilize gatilhos mentais
Essa é uma dica um pouco mais avançada.
Você precisa chamar a atenção das pessoas!
Use gatilhos mentais para atrair o consumidor.
Algo do tipo “você não pode perder essa promoção, só vai durar 30 minutos!”
Esse é um gatilho de urgência. Se a pessoa não comprar imediatamente, pode perder a oferta.
Entende o que queremos dizer?
Outro gatilho que funciona é o da escassez.
“Últimas peças! Não perca essa oportunidade.”
E, por fim, o gatilho que faz com que a pessoa se sinta super importante.
“Essas peças vão ser disponibilizadas somente para quem assistiu à live, por meio do cupom DESCONTO10.”
Tudo isso causa a sensação de que a pessoa está vivendo uma experiência única!
4. Prepare o estoque

Essa é clássica!
Não pague esse mico.
Já imaginou se a sua live faz um sucesso maior do que você previu e você não tem produtos o suficiente para vender?
Antes de realizar uma live para vendas, organize seu estoque de produtos.
Quanto mais rápido você entregar o produto ao cliente, mais ele ficará satisfeito com a experiência.
Então, é importante manter uma planilha de controle do estoque para não correr riscos de o produto esgotar antes de uma live como essas, não é?
5. Prepare um roteiro
A menos que você seja super comunicativo (e, às vezes, mesmo assim), o ideal é ter um roteiro pré-definido.
Isso vale especialmente para lives que contam com a participação de outras pessoas, como influenciadores.
Espontaneidade é sensacional!
Mas é preciso que a live tenha uma lógica linear.
Além disso, é bom ter algumas respostas prontas para perguntas que podem surgir.
6. Internet potente
Ninguém merece assistir a uma live na qual a internet fica caindo.
Nem pensar, ok?
Nem mesmo os seus amigos vão ter paciência para assistir se a conexão ficar travando.
Certifique-se de que a conexão está a mil no lugar onde você for realizar a live.
Pode parecer uma dica óbvia, mas vale ouro!
O mesmo vale para a iluminação do local.
Vídeo escuro fica péssimo e prejudica a exposição dos seus produtos.
7. Entenda as plataformas
Boa parte das lives menores é realizada pelos stories do Instagram, com um smartphone mesmo.
No entanto, se você quiser fazer algo mais profissional, existem várias plataformas que facilitam o objetivo final: a venda.
StreamYard, StreamShop, Eventify, Alive Commerce…
Pesquise e identifique qual é mais adequada às necessidades da sua loja.
Mas domine bem a plataforma antes de realizar a live, ok?
Lembre-se de que você, além de operar a transmissão, precisará orientar os clientes, caso queiram concluir o processo de compra.
Vendas e compras… ao vivo!
Especialmente em um momento de alta da inflação, o live commerce é uma maneira barata de ampliar o número de vendas.
Há quem diga que o live commerce é o futuro do comércio!
Não temos como saber.
Mas é bom ir se preparando, não é mesmo?
Já tem alguma experiência com o live commerce? Conta pra nós nos comentários!