O que é SEO

O que é SEO? Saiba como funciona e seja um especialista

Se você trabalha com marketing digital ou é um entusiasta do assunto, é bem provável que o termo SEO te soe familiar.

Seja por já ter ouvido alguém falar sobre o tema, ou até mesmo por já ter confundido com um outro termo bem parecido, mas completamente diferente, o CEO.

Mas isso é assunto para outro artigo.

O assunto da nossa conversa é o Search Engine Optimization, um mecanismo de busca extremamente importante para a criação e consolidação de estratégias de marketing no ambiente digital.

Afinal, toda empresa que está na internet quer ser vista, não é mesmo?

Por isso, saber fazer as pessoas chegarem aos produtos ou serviços das marcas, principalmente organicamente, é essencial para que as estratégias funcionem. 

Quer entender melhor o que é SEO? Então, vem com a gente que explicamos tudo.

O que é SEO?

O que é SEO - entenda

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization.

Ou seja, otimização de mecanismos de pesquisa.

São estratégias adotadas para o ranqueamento orgânico de páginas nos buscadores da internet, como Google, Bing, Yahoo!, entre outros.

“Mas como assim?” Calma, vamos te explicar melhor…

Quando você realiza uma busca na internet, utiliza palavras-chave para achar a informação desejada, certo?

Por exemplo, digamos que seus pais te visitarão no domingo.

Você quer impressionar, mas não faz ideia de como preparar um molho de tomate delicioso para a macarronada e, para não se sair mal, recorre ao Google para encontrar uma receita.

Provavelmente você irá pesquisar por “como preparar molho de macarrão”.

Essas são palavras-chave.

Ao clicar em “buscar”, vai aparecer uma série de sites com informações relevantes e com conteúdos de qualidade que buscarão atender à sua necessidade de preparar aquele molho suculento para a macarronada de domingo.

Essa lista de sites é o que chamamos de ranqueamento orgânico.

Isso porque é o próprio buscador que seleciona a ordem de entrega para você.

“E como o buscador faz essa organização de entrega?”

Claro, o conteúdo em si é de extrema importância para o posicionamento na lista, mas também são levados em consideração outros critérios, como:

A usabilidade do site, o tempo de carregamento, a facilidade de leitura, a autoridade no assunto, a hospedagem do site…

E, fala pra gente: na pressa de saber quais ingredientes comprar no mercado para fazer aquela macarronada gostosa, você escolherá o primeiro link ou o trigésimo quarto que está na página 37 da busca?

Com isso, consequentemente, as visitas e o tempo de permanência serão maiores, aumentando também a exposição dos produtos e serviços a potenciais clientes.

Mas, para além das entregas orgânicas, as estratégias de SEO também englobam o SEM, o Search Engine Marketing.

Em português, o marketing de busca.

Por vezes, pode ser interessante para as marcas aplicarem um investimento monetário para que seus conteúdos apareçam para um público específico, interessado em um determinado assunto, no momento de utilização dos buscadores.

Essas estratégias podem acontecer por meio da criação de anúncios pagos e links patrocinados, por exemplo.

Mas, em geral, a adoção do SEO puro, sem a aplicação de investimento monetário, é a estratégia que traz um melhor retorno sobre o investimento e que menos demanda esforço para a aquisição de clientes.

Afinal, são oferecidas soluções práticas para problemas reais e que dão autoridade à marca sobre o assunto.

Afinal, se aquela marca de molho de tomate te ajudou a fazer bonito para seus pais no almoço de domingo, certamente você vai olhar com bons olhos novamente para ela quando for repetir a macarronada, não é mesmo?

Qual o principal objetivo do SEO?

O principal propósito de uma estratégia de SEO é alcançar o primeiro lugar na lista de entrega de sites do buscador desejado.

Esse trabalho é baseado especialmente em palavras-chaves, que são a porta de entrada e ponte entre o usuário e os sites.

Pesquisas mostram que, cada vez mais, os usuários acessam apenas os primeiros links em uma busca na internet, já que estes transmitem mais segurança e autoridade sobre o assunto buscado.

Ou seja, provavelmente são estes sites que atenderão às necessidades.

E não só isso.

Hoje em dia, com as inteligências artificiais, buscadores como o Google já disponibilizam respostas prontas na própria página de busca, sem a necessidade de entrar nos sites, mas com informações embasadas no conteúdo disponível.

O que faz um profissional de SEO?

O que faz um profissional de SEO

1. Estratégias para blog

Quando o assunto é SEO no marketing digital, a maioria das pessoas pensa logo em blogs.

Se você está começando a explorar esse universo, pode achar essa ideia meio estranha. 

Afinal, blogs eram super populares no começo da internet e podem parecer meio ultrapassados.

Claro, a utilização não é exatamente como era antigamente, quando os “blogueiros” (quem se lembra?) utilizavam essas páginas como um diário aberto ou até mesmo como fóruns dos mais diversos assuntos.

Ou seja, um espaço destinado para falar sobre assuntos que são de interesse do público e que não sejam puramente publicidade.

Entendendo os interesses do público e a forma como o mesmo se utiliza para pesquisar e se inteirar sobre os mais diversos temas, é possível estruturar estratégias de palavras-chave e conteúdos.

Tudo isso gera autoridade para a marca e demonstra para os consumidores seu domínio sobre o mercado em que atua, instigando o interesse sobre o produto ou serviço ofertado, o que gera também maior tráfego orgânico.

Claro, para tudo isso funcionar, também é necessária a utilização de técnicas de escrita e copywriting.

Ou seja, métodos de desenvolvimento e estruturação de texto para capturar e reter a atenção do leitor, tais como:

  • Escaneabilidade do texto;
  • Tom de conversa direta e envolvente;
  • Parágrafos curtos;
  • Simplificação e exemplificação de conceitos.

Entre tantas outras técnicas que daria um texto inteiro para falar só sobre isso. 

2. Otimização de site

Apesar do blog ser o carro-chefe da maioria das estratégias de SEO, outros meios também são tão importantes quanto, como a otimização de site.

Por meio de um sistema de escaneamento, todo buscador analisa não só o conteúdo do site, mas também a organização e a hierarquia das informações.

Ou seja, aquela velha história do “só não repare na bagunça” não vai colar. 

O buscador não só irá reparar, como irá julgar um site desorganizado.

Ah, e não é só no front-end, não!

A programação do site também precisa estar organizada, afinal, o algoritmo é igual aquela visita inconveniente que quer ver a casa inteira.

Ou seja, não basta só a sala estar organizada. 

Se você quer passar uma boa impressão para não ser mal falado depois, é melhor deixar os quartos e a lavanderia também em ordem!

3. Otimização de lojas virtuais

A mesma lógica se aplica às lojas virtuais.

Aliás, é papel do profissional de SEO aplicar o conceito de organização de uma loja física nas lojas online.

Afinal, imagine só você ir atrás de um produto específico, entrar na loja e ver todas as mercadorias bagunçadas: perfumes misturados com sapatos, roupas junto com utensílios para casa, eletrônicos misturados com produtos alimentícios…

Certamente você desistiria de comprar e iria para a concorrência que tem pelo menos o mínimo de organização, certo?

Afinal, ninguém perderia tempo procurando um produto específico no meio de uma grande bagunça.

Assim também devem ser os e-commerces, com organização clara e objetiva de produtos, categorias, títulos, fotos, url e todos os demais elementos que os compõem, sempre visando a otimização do site.

4. Data-driven PR

Existe aquela frase que afirma que contra fatos e números, não há contra-argumentos.

Essa máxima se aplica perfeitamente ao data-driven PR, técnica que se baseia em analisar dados obtidos do site da marca para gerar informações confiáveis e relevantes para veículos e comunicação.

Isso é um prato cheio para os jornalistas, afinal, dados de fontes confiáveis são indispensáveis para a construção de pautas pertinentes.

Aliás, Backlinks nada mais são que a linkagem de um site menor em um outro de maior relevância e credibilidade.

Grandes sites de notícias, por exemplo, possuem uma enorme credibilidade, tanto para a sociedade, quanto para os buscadores.

Por isso, a associação de qualquer link dentro destas páginas, sinaliza e atesta para o algoritmo que é um site confiável, logo, isso também impactará positivamente no ranqueamento.

5. Análise de dados e métricas

E por falar em dados, a análise deles e das métricas desejadas é um trabalho diário para quem quer se aventurar no SEO.

Acessos, interações, interesses em pesquisas, retenção de público, conteúdos mais vistos, conversões de leads… 

São inúmeros os tipos de dados trabalhados por um profissional de SEO, dependendo exclusivamente da estratégia adotada.

Mas, claro, ao contrário dos Incas, Astecas e Maias, hoje em dia, diversas ferramentas estão disponíveis no mercado para facilitar a captação, agrupamento e interpretação dessas informações tão importantes.

Podemos citar como exemplo:

  • Ahrefs;
  • Google Search Console;
  • Google Analytics;
  • CRM;
  • RD Station.

Aliás, os próprios sites e blogs geram relatórios de acessos de páginas mais visitadas e com mais interações, desde os mais simples até os mais elaborados e complexos.

Com essas informações, é possível checar se o que foi planejado está saindo como esperado ou se é necessário fazer ajustes e direcionamentos para alcançar os objetivos traçados, como:

  • Captação de leads;
  • Jornada do cliente;
  • Retenção do público;
  • Conteúdos de maior ou menor interesse;
  • Desempenho de um anúncio;
  • Aumento ou queda no ranqueamento nos buscadores.

São infinitas as possibilidades de métricas que podem ser analisadas.

Fato é que, independente da ferramenta utilizada, o diferencial sempre estará na capacidade de interpretação e análise crítica destes dados, e essa habilidade é o que separa profissionais menos ou mais preparados.

Veja também: Glossário de SEO: 13 principais termos para aprender

Qual formação preciso ter para trabalhar com SEO?

O SEO está estritamente relacionado ao marketing digital que, de forma geral, conversa diretamente com as áreas de vendas e de comunicação.

Por isso, possuir cursos superiores relacionados a essas áreas é um excelente caminho. 

Os principais cursos são:

Esse é o caminho inicial.

Afinal, SEO é um assunto que está em constante mudança

Algo aprendido hoje pode cair totalmente em desuso amanhã, caso o buscador mude as regras de ranqueamento.

E sim, isso é bem comum!

Por isso, manter-se atualizado é fundamental para quem quer trabalhar com SEO.

Quanto ganha um profissional de SEO no Brasil?

Segundo dados do novo CAGED, a média salarial de um analista de SEO no Brasil é de R$4.474,90 em uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

Essa foi a média de pagamento de 68.839 profissionais contratados no período de outubro de 2023 ao mesmo mês em 2024. 

A variação, porém, pode ir do piso salarial de R$4.352,69 ao teto de R$ 9.320,72, a depender de fatores como:

  • Área de atuação da empresa;
  • Formação;
  • Experiência na função;
  • Política de cargos e salários da empresa.

Sendo no Sudeste o maior teto oferecido.

Mas, claro, essas são informações referentes a um regime de trabalho CLT. 

Em negociações PJ, esses valores podem variar e ser ainda maiores, dependendo da experiência e negociação feita para a prestação do serviço.

7 Características de quem trabalha com SEO

7 Características de quem trabalha com SEO

1. Está em constante atualização

Trabalhar com SEO significa estar ciente de que nada é definitivo.

Os algoritmos foram criados para atender às necessidades humanas e se adaptar aos comportamentos sociais, culturais e impulsivos das pessoas.

E assim como a sociedade muda, as pessoas também mudam a forma de compreender o mundo e interagir nele. 

Da mesma forma, o SEO também precisa se adequar a essas realidades.

Quem trabalha nessa área, precisa estar atento a essas mudanças e aberto à elas. 

2. Acompanha e consome muitas referências gringas

Muitos dos algoritmos trabalhados são de empresas estrangeiras e, por isso, é muito comum que as atualizações relacionadas ao SEO aconteçam primeiro em outros países para só depois serem aplicadas no Brasil.

Por isso, uma boa prática é acompanhar o que rola internacionalmente nesta área por meio de fóruns, perfis especializados e outros especialistas.

Assim, quando as atualizações chegam em solo nacional, o impacto no trabalho já desenvolvido será menor, já que terá o terreno preparado para essas mudanças.

Mas vale lembrar que no Brasil também tem muita gente expert no assunto e que ficam de olho nessas mudanças em outros países e compartilham com seu público essas informações.

Confira alguns perfis e sites/blogs para acompanhar:

3. Acompanha as diretrizes e mudanças do google

Ao longo da nossa conversa, falamos de buscadores de uma forma geral. 

Porém, é inegável que o Google ainda é o maior e mais utilizado mecanismo de busca na internet.

Por isso, inevitavelmente, é ele quem dita as regras do mercado, ainda mais quando falamos em SEO.

Ficar de olho nas atualizações de diretrizes e mudanças do buscador, portanto, vai evitar muita dor de cabeça e será importante para manter o site relevante para o algoritmo.

Embora de tempos em tempos haja grandes atualizações anunciadas pelo Google, há outras mudanças menores que acontecem com mais frequência. 

Ficar atento a elas também é essencial.

4. Participa de cursos, workshops e webinars brasileiros e gringos

As trocas são sempre bem-vindas.

Embora conhecimentos técnicos tenham uma importância enorme, ouvir as experiências de quem trabalha na área ajuda a minimizar erros e abre inúmeras possibilidades de ação e estratégia.

Cursos, workshops e webinars são ótimas oportunidades para aprender mais e aprofundar seu conhecimento, além de contribuir para o próximo item.

5. Faz parte de comunidades

Não basta apenas se inscrever nesses eventos, cursos e workshops, é preciso participar ativamente.

Afinal, quem não é visto, não é lembrado.

Se tornar integrante de grupos e comunidades que discutem SEO não só amplia seu conhecimento, como também pode abrir portas para novos trabalhos e projetos.

6. Faz networking e troca informações com outros profissionais

Não tenha medo de conversar com as pessoas.

Por mais que alguém possa estar em um alto cargo ou ser expert em qualquer assunto, este alguém ainda é uma pessoa. 

E como qualquer ser humano, a comunicação é a ponte para se alcançar o outro e estabelecer conexões.

Por isso, seja ousado e não tenha medo de se apresentar e expor suas ideias.

7. Não tem medo de fazer testes

Testar, testar e testar.

Não tem outro meio. Para uma boa estratégia de SEO funcionar, é preciso fazer testes.

Apesar de existir convenções e caminhos mais ou menos recomendados para determinadas estratégias, quando falamos em SEO, nada é exato.

Muita coisa em SEO é baseada em estratégia e uma das estratégias é testar diferentes estratégias.

E aí, o que achou do trabalho com SEO?

Estamos curiosos para saber sua opinião após conhecer um pouco mais sobre esse universo imenso chamado SEO.

Apesar de complexa, é uma área em constante expansão e que cada vez mais as empresas buscam profissionais capacitados para atender às suas demandas. 

Afinal, quem está na internet quer ser visto, não é mesmo?

Se você curtiu esse conteúdo, conte para gente nos comentários quais outros assuntos da área de marketing digital você quer ver aqui no nosso blog.

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