organização de festival de música

Organização de festival de música: como é + 7 profissões envolvidas

Quem já foi a grandes eventos como Rock in Rio e Lollapalooza com certeza notou como esses festivais são super bem produzidos.

E com essa super produção conseguem encantar a plateia não só pela música, mas também por conta de toda a organização e sincronia entre luzes, som e as principais atrações.

Por trás dessa magia toda existem diversos profissionais trabalhando duro para que aqueles dias sejam repletos de magia e encantamento. 

Porém, fica uma pergunta: quem são essas pessoas? Com que exatamente elas trabalham?

Se você já teve essa dúvida, não deixe de ler este artigo até o final. 

Explicaremos com detalhes como funciona a organização de um festival de música e quais são as profissões que estão envolvidas nesse verdadeiro show. 

Aproveite para conhecer mais detalhes e, quem sabe, encontrar aqui a inspiração para sua carreira.

Boa leitura!

O impacto econômico e cultural dos festivais de música

Se você está por dentro da agenda cultural que rola no Brasil, já deve ter percebido como o número de festivais de música cresceu nos últimos anos, especialmente após a pandemia.

Depois de quase 2 anos de muito isolamento e pouco contato, as festividades musicais foram retomando seu espaço e crescendo pouco a pouco.

 E se antes o número de eventos era pequeno, hoje já não se pode dizer o mesmo.

Aquela velha agenda que contava com Lolla, Rock in Rio e João Rock se dilatou bastante e chegaram novos festivais com altíssima qualidade, como é o caso do MITA, The Town, Tomorrowland, dentre outros. 

E sabe por que isso aconteceu? Bom, primeiro porque há demanda. 

O público está cada vez mais interessado em passar um ou mais dias curtindo diversas bandas uma na sequência da outra. 

O segundo ponto bate no bolso, ou melhor, na economia. 

Festivais de música geram empregos, receita para o comércio local e novas oportunidades de negócios para empreendedores, influencers digitais e marcas que buscam posicionamento de mercado. 

Para exemplificar melhor, vamos olhar para o case do Rock in Rio, o mais tradicional e badalado. 

A organização sabe o tamanho do impacto econômico do RiR, por isso, abriu até um canal digital de recrutamento para receber currículos de pessoas interessadas em trabalhar no festival.

Nele, entram não só profissionais do ramo do audiovisual, mas também vendedores e empreendedores! 

Tudo isso gera resultado, o que é provado pelo tamanho da cifra movimentada:

De acordo com matéria divulgada no portal do Governo Federal, o Rock in Rio 2022 injetou 1,7 bilhão na economia local. 

Esse número engloba não apenas a quantia gasta dentro do Rock in Rio, mas também no setor hoteleiro, de entretenimento e alimentação. 

Assim como acontece no Rio de Janeiro, festivais ocorridos em outras cidades também geram o mesmo impacto, o que é benéfico para toda a sociedade, especialmente para quem está em busca de um trabalho temporário. 

E por falar em emprego, que tal conferir como é a organização de um festival de música?

Confira mais no próximo tópico!

Como é a organização de um festival de música?

Para começar, é importante ressaltar que cada festival tem seu estilo, sua forma de organização e seus processos. 

Isso é bastante natural, afinal de contas, eles são produzidos por equipes distintas que possuem metodologias de execução próprias. 

Porém, mesmo com essas distinções, existem alguns pontos em comum.

O primeiro – e talvez o mais importante – é o foco na experiência do público. 

Os organizadores sabem que as pessoas querem se divertir, se encantar e transformar aqueles dias de evento em uma memória incrível.

Por isso, além do line-up caprichado, é comum que os eventos contem com artes visuais e produções multimídia. 

Vale pontuar que a experiência começa bem antes, inclusive na hora de comprar o ingresso.

As empresas responsáveis sabem que um problema na venda já gera revolta nas pessoas.

Por isso, a experiência é pensada em detalhes, para que os interessados comprem seus ingressos com tranquilidade, recebam novidades para gerar aquela vontade e, claro, curtam o momento como nunca.

Mas agora chega de romantismo e vamos para a parte prática. 

Confira a seguir quais são as principais áreas envolvidas na organização de um festival de música:

Contabilidade e Comercial

Essa é a galera do dinheiro.

São eles quem equilibram as contas, projetam os gastos e a receita e correm atrás de patrocinadores que ajudam a bancar o cachê das principais atrações. 

Direção Artística

Este é o setor que faz a triagem das atrações. 

Eles entram em contato com agentes ou representantes de grandes artistas e também recebem contato de artistas de menor porte, que se interessam por se apresentar em eventos dessa magnitude.

A direção artística também pode ser responsável pela identidade visual e todas as atrações culturais presentes no festival. 

Setor operacional

Aqui entra o pessoal que sua a camisa para o evento acontecer. 

Suas atividades são bem variadas, tudo depende do que o festival oferece. 

Os caixas do bar, seguranças e a equipe de limpeza são alguns exemplos de pessoas que atuam na operação. 

Administrativo

O setor administrativo atua junto com a contabilidade e o setor comercial para gerenciar os resultados financeiros, assegurar pagamento de fornecedores, fechar negócios e patrocínios e muito mais.

Logística

São eles quem fazem o trabalho pesado de transportar materiais e assegurar o cumprimento dos prazos de entrega de peças, equipamentos, elementos do palco e muito mais.

Sem eles, nada iria acontecer, afinal, não haveria palco, estrutura nem nada do tipo.

Se você gosta de um festival, agradeça ao pessoal da logística por garantir que tudo chegou e foi montado no tempo certo!

Comunicação

Sabe aquele momento em que você descobre que um festival vai ter um line-up incrível com sua banda favorita? 

Ele só ocorreu porque um time de profissionais de comunicação fez a divulgação do evento, entrou em contato com veículos midiáticos, divulgou nas redes sociais e muito mais.

Apesar de terem o papel de divulgar a atração, o sucesso também passa por eles, já que uma boa comunicação é o primeiro passo para um evento cheio de gente!

Produção

Alô, produção! 

Esse time fica responsável pela hora do show, ou seja, atuam junto às atrações artísticas e contribuem para que sons, luzes, efeitos especiais e toda a arte chegue até você do jeito que o artista pensou. 

7 profissões envolvidas em um festival de música

7 profissões envolvidas em um festival de música

Pronto para conhecer as principais profissões que atuam na organização de um festival de música? 

Separamos 12 delas para você conhecer e, quem sabe, se identificar.

1. Engenheiro

A engenharia é o alicerce do festival. 

Eles são responsáveis por analisar o local, dimensionar o palco, as estruturas e até mesmo os locais ideias para as instalações elétricas e hidráulicas.

2. Engenheiro de som

Som fraco e música ao vivo não combinam, certo? 

Quem faz toda a preparação é o engenheiro de som e sua equipe. 

A missão deles é entender não só quais equipamentos são os mais adequados, mas também garantir que todo o sistema sonoro funcione perfeitamente ao longo do evento. 

3. Equipe de logística

Aqui entram os montadores de palco e todo o pessoal que transporta os comes bebes vendidos. 

A missão deles pode até mesmo envolver o frete dos equipamentos das bandas. 

Muitos artistas têm suas próprias equipes, mas bandas menores dependem da logística oferecida pela organização do festival. 

4. Assessoria de Comunicação e Jornalistas

Esses profissionais agendam entrevistas, produzem conteúdos, emitem notas à imprensa e fazem as notícias chegarem até o público, tanto antes quanto durante e depois do evento. 

Os jornalistas, por sua vez, dão destaque junto aos veículos midiáticos, sejam eles sites, portais de notícias, rádios e emissoras de televisão. 

5. Publicitários e Relações Públicas

Os publicitários administram a divulgação e garantem que as propagandas passem na TV, assim como asseguram a distribuição de anúncios nos principais canais digitais (como Youtube, sites de notícias e podcasts). 

Junto com os assessores, os publicitários têm essa importante missão de fazer com que o festival chegue até as pessoas com antecedência, a tempo de gerar interesse e, claro, contribuir para a venda de ingressos. 

Já o pessoal de Relações Públicas foca nas interações com artistas, agentes, celebridades convidadas e muito mais. 

Eles são os “diplomatas” que atuam para gerar a imagem do evento perante a sociedade e o público-alvo. 

6. Designers gráficos

Essa turma é responsável pela identidade visual. 

Eles elaboram desde o cartaz de divulgação do line-up até pequenos detalhes, como os cartazes que sinalizam os banheiros.

7. Fotógrafos e videomakers

O que seriam dos festivais sem registros em foto e vídeo? 

Esse pessoal tem uma missão importantíssima: registrar memórias e fazer com que o evento seja lembrado para sempre!

Além de todos esse profissionais, vale uma menção honrosa para as seguintes profissões:

  1. Agentes de artistas;
  2. Músicos de palco (que são contratados pelas bandas para apresentações pontuais);
  3. Técnicos de iluminação;
  4. Agentes de limpeza e segurança;
  5. Vendedores de alimentos e bebidas.

5 vantagens de trabalhar em um festival de música

5 vantagens de trabalhar em um festival de música

Quer trabalhar na em festivais de música? 

Então vale a pena conhecer quais são as principais vantagens de atuar neste tipo de evento, concorda? 

Confira a seguir quais são os benefícios de fazer parte da organização. 

1. Pontos para o currículos

Ter em seu currículo a participação em um Rock in Rio ou Lollapalooza é algo que realmente pode impressionar os recrutadores

Como se trata de acontecimentos de grande porte e que exigem alto nível de profissionalismo, participar dos festivais pode contar pontos em um processo seletivo. 

2. Experiência

Não é só seu currículo que fica melhor com uma oportunidade dessa.

É fato que trabalhar em um festival grande dá uma bela carga de experiência para o profissional, que pode aprender muito e ampliar sua bagagem de conhecimento.

E esse conhecimento pode ser técnico, interpessoal e até mesmo socioemocional, ponto muito importante em recrutamentos atualmente.

3. Networking

Eventos culturais formam um nicho de mercado onde diversos profissionais se conhecem e se relacionam.

Fazer parte da organização pode ampliar sua rede de contatos e garantir novas oportunidades no futuro. 

4. Criatividade de sobra

Quer algo mais inspirador para a criatividade do que estar inserido nos bastidores de um festival?

O que não falta ali são pessoas criativas, inovadoras e cheias de vontade de fazer algo diferente!

5. Aprendizado

Da mesma forma que um guitarrista iniciante pode aprender algo novo ao trabalhar como roadie de uma banda famosa, um jornalista pode aprender com seus colegas como melhorar a cobertura de eventos, concorda? 

Há muito o que aprender ao trabalhar em um festival. 

Se você conquistar essa oportunidade, mantenha sempre seus olhos e ouvidos bem abertos para descobrir novas informações e se tornar um profissional ainda mais gabaritado. 

Oportunidades não faltam!

E aí? Gostou de saber mais sobre a organização de um festival de música e as profissões envolvidas?

Se a sua resposta é sim e junto com ela veio aquela vontade de atuar em um grande evento, fica a nossa dica: o caminho passa pela educação de qualidade. 

E para isso, você pode contar com a Athon.

Oferecemos diversos cursos que te capacitam para atuar não apenas em eventos musicais, mas também em outras grandes oportunidades, tanto nacionais quanto internacionais.

Não perca tempo e conheça nossos cursos de graduação. 

Com certeza você vai encontrar um que vai te deixar pronto para o mercado e, claro, te ajudar a trilhar seu caminho para os bastidores dos melhores festivais!

Quer receber informações sobre inovação e mercado de trabalho?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.