9 perfis do Tik Tok de quem empreendeu e se deu bem
Se em 2019 o Tik Tok despontava como mais uma rede social em expansão, 2020 (e a quarentena) vieram para consolidar sua presença na rotina de muita gente.
O aplicativo chinês de vídeos curtos já registra 1 bilhão de downloads e reúne pessoas de todas as idades que encontram na plataforma uma oportunidade para se distrair, produzir vídeos engraçados e até mesmo empreender!
Isso mesmo.
Cada vez mais empreendedores têm olhado para o Tik Tok uma como oportunidade de divulgar seus produtos.
Mas qual o segredo desse sucesso todo?
Uma das vantagens do TikTok é que a ferramenta não necessariamente exige que seus produtores de conteúdo sejam experts em edição de vídeo. Você pode produzir algumas cenas e ter acesso a formas de edição facilitadas.
Justamente por isso, diferentes faixas etárias têm aderido à rede social.
Neste artigo, conheça quem são os empreendedores que estão mandando ver no Tik Tok e veja se a plataforma é mesmo indicada para você e o seu negócio.
Tik Tok: uma oportunidade para empreendedores?
Em algum momento antes de ler esse texto, você deve ter pensado que o Tik Tok é uma rede social somente para adolescentes, não é mesmo?
De fato, você não estava errado.
O público inicial dessa plataforma realmente era formado por pessoas entre 12 e 17 anos. Mas lembra que também foi assim com Instagram e Facebook, né?
É comum que os adolescentes primeiro desbravem as novas possibilidades para outras faixas etárias ganharem espaço.
A novidade que chama atenção e desconstrói a ideia de quem acha que o Tik Tok concentra apenas dancinhas e vídeos de humor, é que a rede social passa a reunir empresas dos mais variados segmentos que informam e divulgam com muita espontaneidade.
A Netflix já mostra as caras, o TechTudo faz análise de celulares, médicos dão dicas de saúde e até processo seletivo já teve. Para você ter uma ideia, recentemente a Nestlé fez o primeiro recrutamento dentro da plataforma.
O candidato a posto de gerente de marketing da Nescau precisou gravar um vídeo de até 60 segundos com os seguintes requisitos:
- Uma breve descrição pessoal;
- Uma música que o representasse;
- E informações sobre como poderia agregar à empresa.
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Depois de todo esse enredo, podemos confirmar que, sim, o Tik Tok é sim oportunidade para empreendedores que sabem usar a plataforma.
Em entrevista à revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, o community manager (ou gerente de comunidade) do TikTok no Brasil, Rodrigo Barbosa, afirma que as marcas mais bem-sucedidas são aquelas que abraçam a criatividade e a autenticidade.
Ele ainda acrescenta que o que mais repercute na rede social são os momentos da vida real.
A dica, portanto, é que as marcas permaneçam fiéis à sua essência, buscando sempre um formato singular.
9 perfis de profissionais que se deram bem no Tik Tok
Até agora falamos de grandes marcas, mas que tal conhecer os pequenos empreendimentos que ganham cada vez mais destaque (e seguidores) no Tik Tok? Abaixo veja 9 perfis que inovam na divulgação de seus produtos e serviços.
1) @timexplica
Gringo professor de inglês que mora no Brasil e ensina macetes de inglês em vídeos curtos e super didáticos. Já são 5.4 milhões de curtidas.
2) @resultadosdigitais
Empresa de tecnologia que brinca com conceitos de marketing digital e ensina dicas de como criar conteúdo de qualidade.
3) @julianocoracao
Comediante com 2.8 milhões de seguidores fala sobre banalidades da vida de forma divertida e escrachada.
4) @draisisquaresma
Ginecologista e obstetra que dá dicas sobre métodos contraceptivos, gravidez, partos e amamentação. Possui 143 mil curtidas e responde dúvidas dos seguidores.
5) @marimariamakeup
Conteúdo sobre maquiagem e cosméticos com dicas de como aplicar determinados produtos. Mari tem 8 milhões de seguidores.
6) @hampyoficial
Com 185.6 mil seguidores, a preparadora física Luciana Lopes demonstra várias séries de exercícios e ensina como adaptá-los para fazer em casa. Também apresenta receitas fits e fala sobre alimentação saudável.
7) @borainvestir
Rod Cavalcanti ensina você a cuidar do seu dinheiro e coloca a educação financeira em pauta. Tem 24,4 mil seguidores.
8) @dralaisprocto
Coloproctologista, Lais Prudente tira dúvidas sobre intestino e fala sobre digestão e dieta saudável de forma leve e descontraída.
9) @leticiafgomes
Makeup artist com 5.2 milhões de seguidores, Letícia Gomes mostra as transformações que uma boa make pode fazer.
18 principais segmentos que se destacaram no Tik Tok
Como você observou, muitos empreendedores estão ganhando espaço no Tik Tok. Veja agora alguns dos principais segmentos que bombam na rede:
- Moda
- Beleza e estética
- Advogados
- Imobiliária
- Nutricionistas
- Personal trainers
- Profissionais de marketing de mídia social
- Especialistas em gramática
- Professores de matemática
- Médicos
- Enfermeiras
- Fotógrafos
- Profissionais da indústria do casamento
- Faça Você Mesmo (movimento maker)
- Terapeutas
- Músicos
- Artes
- Maternidade
Veja também: 16 exemplos de propósito de marca (de grandes empresas) e por que a sua marca deve ter um
Tik Tok Ads
Impossível não citar as lives quando o assunto é a expansão das marcas no Tik Tok. Com essa ferramenta, empreendedores apresentam seus produtos, tiram dúvidas e, claro, não perdem a espontaneidade que a rede social exige.
Outra possibilidade é o Tik Tok Ads, uma plataforma exclusiva do aplicativo voltada para a criação de anúncios. Por ali é possível investir em vídeos publicitários e banners.
Uma das vantagens de investir no Tik Tok Ads é que os vídeos patrocinados não podem ser pulados. Outro ponto alto é que a rede social utiliza inteligência artificial para segmentar os públicos.
Você deve criar um perfil do seu negócio no Tik Tok?
Antes de criar um perfil do seu negócio no Tik Tok, reflita:
Você tem fôlego para alimentar mais uma plataforma que exige autenticidade?
Se a resposta for sim, a dica é planejar o seu objetivo no Tik Tok.
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Você quer posicionar a sua marca, vender ou simplesmente criar mais um canal de relacionamento?
Depois disso, estruture a forma de interação com o seu público!
Lembre-se: as mídias evoluem muito rapidamente! Para conquistar bons resultados, você precisa ser um constante estudioso a fim de entender a movimentação das marcas e os caminhos que elas encontram para interagir naquele meio.