Produtor de Moda

Produtor de moda: O Que Faz, Atuação e Salário

Moda tem a ver com o comportamento da sociedade: como as pessoas se vestem, falam, o que elas querem, o que elas gostariam de ser.

Em cima desse comportamento, as marcas criam peças, coleções, produtos a serem vendidos, refletindo os desejos da sociedade.

É aí que entra o papel do produtor de moda. 

Ele encontra modelos, roupas e acessórios para realização de  desfiles, campanhas e peças publicitárias. É o responsável por levar as concepções das marcas, do papel para o público.

O produtor de moda é quem vai trazer meios de fazer com que a ideia da marca se torne atraente para o consumidor, através de revistas, desfiles e catálogos.

Mas o que faz exatamente um produtor de moda? 

O que ele precisa saber para conseguir alinhar suas visões artísticas com os objetivos das marcas? 

É o que vamos te contar a partir de agora!

Boa leitura.

O que faz um produtor de moda?

A função do produtor de moda é reproduzir o visual ideal para cada evento. 

Mas o que isso quer dizer?

Em um evento, o produtor de moda ficará encarregado de selecionar modelos, fotógrafos, cabeleireiros, maquiadores e outros profissionais para darem vida à visão da marca.

No cinema ou televisão, o produtor de moda pode trabalhar junto ao figurinista, selecionando o guarda-roupa dos personagens.

Há ainda uma multiplicidade de tarefas dos quais o produtor de moda pode ficar encarregado, como:

  • Definir layouts;
  • Definir conceitos de catálogos, showrooms e desfiles;
  • Organizar cronogramas, orçamentos, local e equipes.

Entre outros tantos detalhes fundamentais para o sucesso do evento.

Principais funções de um produtor de moda

Separamos algumas funções que um produtor de moda pode assumir para você ter uma boa visão do que esse profissional faz:

  • Criar conceitos para logotipos, convites, catálogos e showrooms;
  • Produzir maquetes;
  • Definir layouts de catálogos ou cenários para fotografias;
  • Desenhar passarelas;
  • Reunir com o cliente para perceber o que quer;
  • Elaborar e executar orçamentos;
  • Organizar cronogramas de produção;
  • Supervisionar edição final de fotografias;
  • Organizar o local da produção;
  • Acompanhar os desfiles e organizar o camarim;
  • Supervisionar equipes de apoio à produção;
  • Cuidar das provas de roupa.

Seja qual for a área em que vá trabalhar, um produtor de moda precisa ter muita criatividade e estar ligado nas tendências do mundo da moda, que é conhecido por ser dinâmico e em constante transformação.

Onde um produtor de moda pode atuar?

Atuação de um produtor de moda

Um produtor de moda pode seguir diferentes carreiras – o céu é o limite!

As atividades principais dessa função são a de criação, pesquisa e desenvolvimento de produtos, como já falamos anteriormente.

Pode trabalhar em:

  • Revistas de moda;
  • Agências de publicidade;
  • Departamento de Marketing da indústria têxtil.

Elencamos 3 caminhos possíveis para a carreira. 

Veja só:

1. Consultoria

O consultor é um especialista na área de produção de moda. Ele conhece o passo a passo da produção, podendo orientar os clientes no melhor caminho a seguir.

O serviço é prestado após muita pesquisa e diagnóstico. Seu objetivo é avaliar as informações coletadas e desenvolver um projeto com resoluções.

Esta é a área mais completa para se atuar como produtor de moda, pois trabalha de forma holística.

2. Modelagem

Caso você queira um trabalho em que coloque a mão na massa – ou nos tecidos -, seguir o caminho da modelagem é a solução!

O foco aqui é transformar em realidade a criação do cliente.

Trabalhando com questões como ergonomia, caimento dos tecidos e versatilidade, você colocará uma peça nova no mundo, podendo começar com a peça piloto, que valida a viabilidade das produções.

3. Fotografia e direção

Em agências de publicidade, por exemplo, você pode ser responsável pela produção de fotografias para peças publicitárias.

Se o seu senso estético é super apurado, você pode seguir essa trilha, escolhendo as melhores roupas e acessórios a serem utilizados pelos modelos.

Lembre-se: seu objetivo final é sempre transmitir a mensagem principal da marca através dessas escolhas.

Quanto ganha um produtor de moda?

Nessa área há muitos freelancers e consultores que não têm ligações contratuais com as empresas e, ao invés disso, trabalham por projetos. 

Assim, dependendo do nível de experiência do profissional, os rendimentos podem variar muito.

Ainda assim, há algumas empresas que têm o produtor de moda em seu quadro fixo por ser uma profissão essencial para suas rotinas. 

É o caso de agências de moda e revistas especializadas, por exemplo.

Segundo o site de empregos, Catho, a média salarial de um produtor de moda é de R$ 1.544,00.

O site especializado em carreiras, Glassdoor, estima uma média ainda maior, no patamar de R$ 2.765,00 reais por mês.

O site Vagas.com mostra que, dependendo do nível de experiência, um produtor de moda ganha, em média, R$ 1.968,00. 

Um produtor júnior ganha cerca de R$ 1.438, um pleno ganha R$ 1.858 e um sênior ganha R$ 2.608.

Diferença entre produtor de moda e stylist

Produtor de moda e o stylist são dois profissionais que se complementam, no sentido que ambos se preocupam com o impacto que o trabalho final irá causar no público. 

Um depende da competência do outro para executar bem o seu trabalho.

O produtor recebe do editor ou do stylist um briefing do trabalho e, a partir dessas informações, produz, aluga ou compra as peças em lojas, marcas e assessorias de imprensa, visita locações, organiza toda a parte executiva do trabalho, como transporte e catering.

O stylist cuida da imagem e do conceito para editoriais, desfiles ou até mesmo campanhas. É ele quem busca referências, executa a criação das ideias e opina no resultado final da produção.

O stylist ainda é responsável especificamente pela pesquisa sobre tendências. Portanto, toda a parte de criação pode ser de responsabilidade do stylist.

Hora de arregaçar as mangas!

Se você tem criatividade, um bom senso de moda, e acha que tem o necessário para se dar bem nesse mercado, corre pra cá que a gente vai te contar um negócio.

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