quem e casimiro

Quem é Casimiro? História, Recordes e Bordões

Casimiro Miguel.

Sem dúvidas, se você está presente na internet nos últimos anos, já deve ter ouvido falar nele.

Afinal, Casimiro é “o momento”.

Além de ter furado a bolha da internet com as suas transmissões na Twitch, recentemente o streamer ganhou grande reconhecimento ao se tornar o primeiro influenciador a transmitir os jogos da copa do mundo pela Twitch e pelo YouTube, neste segundo, batendo recordes de visualizações da própria plataforma.

Sim, ele é “brabo”!

Mas, sem mais “papinho”, vem conhecer quem é Casimiro: o cara que vem redefinindo o jornalismo e o entretenimento com o seu humor e autenticidade.

Quem é Casimiro?

casimiro

Casimiro Miguel, também conhecido como “Casimito” ou simplesmente Cazé, é influencer, streamer, youtuber, apresentador e atualmente um dos nomes mais famosos da internet brasileira.

O vascaíno roxo, de 29 anos, é carioca e conquistou a internet pelas lives no YouTube e pela Twitch, comentando sobre absolutamente qualquer assunto de forma descontraída e original, desde partidas de futebol, até reality shows.

Casimiro também ganhou notoriedade ao utilizar da sua grande visibilidade para se posicionar diante de assuntos complexos, como racismo, homofobia e luta de classes, além de promover ações de solidariedade às causas sociais.

Não há como negar que Casimiro Miguel vem redefinindo a forma de se comunicar com o público e de fazer jornalismo e entretenimento.

E essa quebra de paradigmas ficou ainda mais claro em 2022, quando o streamer passou a ter o direito de transmissão dos jogos da Copa do Mundo de Futebol por meio de streaming, tornando-se o primeiro streamer da história a conseguir esse feito.

Porém, sua trajetória começa bem antes, ainda no modelo tradicional de se fazer televisão…

Casimiro antes da Twitch

Casimiro surgiu ao grande público na TV, como comentarista de games no programa “El Games”, do antigo canal Esporte Interativo, atual TNT Sports Brasil.

Pelo seu jeito descontraído e autêntico de se comunicar, Cazé foi ganhando espaço nos grandes meios de comunicação, se destacando em trabalhos jornalísticos esportivos, como também, sendo comentarista no SBT Esportes Rio.

Um fato curioso sobre Casimiro é que, apesar de comumente identificado como jornalista, ele cursou, mas não chegou a finalizar a faculdade Jornalismo, o que não o impediu de se tornar um grande comunicador.

Seu bom humor também o levou a fazer esquetes no De sola, programa humorístico da TNT Sports Brasil, característica essa que se tornaria sua marca registrada, não só na televisão, mas também na internet.

E é na internet que Casimiro ganhou o coração dos brasileiros definitivamente.

Meteu essa? A projeção nacional com as lives na Twitch

Além de apresentar lives no canal oficial da Twitch da TNT Sports, a partir de setembro de 2018, Cazé passou a produzir seus próprios conteúdos em seu canal também na Twitch, abordando, inicialmente, apenas pautas voltadas ao futebol.

Durante a pandemia, porém, o jornalista se arriscou fora do seu nicho e passou a comentar sobre qualquer tipo de assunto, seja em lives ou em vídeos gravados, esses no YouTube.

Foi uma aposta certeira!

Tours em casas e apartamentos de luxo, comentários sobre programas de TV, Reality Shows e eventos esportivos, reacts de comidas, trailer de filmes e jogos de videogame, contar histórias pessoais (tornando uma simples ida ao mercado num verdadeiro storytelling)…

Absolutamente toda pauta que Casimiro Miguel toca (ou aborda) vira ouro na internet.

Sua espontaneidade e bom humor o levou a alçar diversos outros públicos fora da bolha esportiva e rendeu bordões já conhecidos na internet, como:

  • “Meteu essa?”;
  • “Aceitas pix?”;
  • “Que papinho hein…”;
  • E “eu amasso”, que provavelmente você já deve ter ouvido por aí.

Mas, o próprio Cazé alerta: “Não utilize os bordões de rolê, se não você vai parecer um esquisito, simples assim.”

Mas para além de apenas entreter com o seu jeito irreverente, Casimiro não deixa de se posicionar diante de pautas que julga serem importantes ao seu público (em sua maioria, jovem e masculino), assuntos da atualidade que merecem atenção, além de promover a solidariedade.

No período de fortes chuvas que arrasaram a região da cidade de Petrópolis (RJ), no início de 2022, o streamer utilizou da popularidade de seus canais para arrecadar fundos para as famílias vítimas da tragédia.

Cazé também levou ao seu canal o professor de relações internacionais, Tanguy Baghdadi, para explicar aos seus seguidores sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia, que resultou na terrível guerra que viemos acompanhando.

Em um de seus vídeos de maior repercussão no Twitter, Cazé comenta sobre o problema de se legitimar discursos racistas e homofóbicos.

É inegável que Casimiro Miguel tornou-se um comunicador único na atualidade e seu sucesso também pode ser medido em números.

  • Na Twitch, Cazé já alcançou a respeitosa marca de 3,4 milhões de seguidores;
  • Seus dois canais no YouTube (TV Cazé e Cortes do Casimito), juntos, possuem quase 9,5 milhões de inscritos;
  • Em 2021, ano que “estourou”, o streamer alcançou a marca de 300 milhões de visualizações e 2,1 bilhões de minutos vistos em seu canal “cortes do cazé”.

Nas redes sociais não é diferente: 

  • Atualmente, possui 3,9 milhões de seguidores em seu Twitter ;
  • Em seu Instagram, o número de seguidores somam mais de 4 milhões.
casimiro miguel redes sociais

Sua popularidade tem sido tão grande nos últimos anos que lhe rendeu diversos prêmios: 

  • Em 2021, recebeu o título Twitcher do Ano no Prêmio iBest;
  • No mesmo ano, foi eleito a Personalidade do Ano no Prêmio eSports Brasil;
  • Em 2022, repetiu o feito e novamente foi levou o prêmio de Personalidade do Ano pelo eSports Brasil
  • Foi eleito Homem do Ano pela revista QG Brasil em 2022;
quem e casimiro miguel

Além disso, seu canal na Twitch acumula feitos impressionantes.

Após contrair a COVID-19 no final de 2021, Cazé teve que se afastar das atividades para sua recuperação, período que recebeu muitas mensagens de carinho e apoio dos fãs.

Athon-MBA

Em seu retorno, no dia 10 de janeiro de 2022, realizou uma transmissão que bateu recordes nunca antes vistos. Em uma live de 8h4min, seu canal alcançou:

  • Pico de 134 mil espectadores;
  • Mais de 346 mil visualizações;
  • Conquistou mais de 26 mil novos seguidores.

Números esses que o tornaram o streamer brasileiro mais assistido naquele período na Twitch.

Porém, após uma campanha engajada pelos próprios seguidores para a Netflix liberar o uso da série documental “Neymar – O caos perfeito” para o streamer fazer uma live comentada, a transmissão superou a marca anterior e bateu seu próprio recorde.

No dia 24 de janeiro do mesmo ano, Cazé foi ao ar com a pré-estreia do primeiro episódio comentador e, desta vez, alcançou a expressiva audiência de 540 mil espectadores.

Nessa mesma transmissão, seu canal também alcançou uma expressiva marca de Hype Train, uma forma de medição de engajamento por chat que, dentro de um determinado tempo, os espectadores podem alcançá-lo ao tornarem-se inscritos pagos, utilizando bits ou através do serviço Amazon Prime.

A transmissão alcançou quase 12.000%, percentual expressivo que bateu o seu próprio recorde anterior, que era de 10.000%.

Mas, claro, sua grande paixão sempre foi o futebol e, se estamos falando em números expressivos, não podemos deixar de citar o grande feito de Casimiro com a Copa do Mundo de 2022.

Novo canal no YouTube para transmissão da Copa do Mundo 2022

quem e casimiro (2)

Se em pouco mais de 4 anos Casimiro fez a sua carreira como streamer decolar, podemos dizer que em 2022 conseguiu fechar o ano com chave de ouro.

Após um longo período de monopólio do direito de transmissão dos jogos da Copa do Mundo de Futebol, pela primeira vez na história, um influenciador conseguiu os direitos de transmissão em seus canais na Twitch e no YouTube.

O feito aconteceu após impasses contratuais entre o Grupo Globo e a FIFA, com a qual mantinha uma parceria de longos anos.

Com o advento da pandemia de COVID-19, a Globo pediu redução nas parcelas que lhe concediam o direito de transmissão em todas as mídias. 

Após atrasos no pagamento, a FIFA entrou com ação judicial contra o grupo, que chegou a um acordo após abrir mão do direito de cota por streaming.

Dessa forma, a FIFA passou a ter total liberdade na comercialização dessa cota, chegando, então, à LiveMode, empresa parceira do Casimiro.

O acordo foi fechado ganhando o direito de transmissão de 22 jogos da copa do mundo, além da abertura, encerramento e todos os jogos da seleção brasileira.

Foi um feito histórico e, para isso, o streamer criou CazéTV, canal do YouTube voltado exclusivamente para a transmissão dos jogos e conteúdos sobre o assunto.

Toda uma equipe foi contratada para dar vida a essa cobertura. Olha só esse timaço:

Ex-jogadores da seleção brasileira:

  • O lateral Marcelo;
  • O lateral Gilberto
  • O meia Juninho Pernambucano;
  • O meia e atacante Denilson;
  • O volante Emerson;
  • O zagueiro Júnior Baiano;
  • O zagueiro Edmilson.

Repórteres e streamers in loco, no Catar:

  • A repórter Isabella Pagliari – repórter;
  • André Hernan – repórter;
  • Alexandre Oliveira – repórter;
  • Rafael Morientes – repórter;
  • Jackson Pinheiro – repórter
  • Alan ‘Estagiário’ – streamer;
  • Diogo Defante – streamer.

Narradores e streamers no Brasil:

  • Luis Felipe Freitas – narrador;
  • Bronx – streamer;
  • Guilherme Beltrão – streamer;
  • Italo Sena – youtuber;
  • Maciel – streamer;
  • Pig – streamer;

A adesão do público foi tão grande que já no primeiro jogo da seleção, transmitido pela equipe do Cazé, bateu recordes de audiência.

Foram 3,48 milhões de espectadores acompanhando o jogo Brasil x Sérvia pelo CazéTV, tornando-se a maior live da história do YouTube, ultrapassando o posto antes ocupado pela live da cantora Marília Mendonça em 2020, que tinha um total de 3,31 milhões de pessoas.

E esse foi só o início, já que nos jogos seguintes da seleção brasileira foi recorde sendo batido atrás de outro.

No jogo contra a Suíça, a CazéTV teve um total de 4,9 milhões de aparelhos conectados à live e no jogo contra a Coreia do Sul, esse número saltou para 5,2 milhões de espectadores conectados à transmissão.

E, apesar da frustrante derrota para a Croácia no mundial, Casimiro chegou à impressionante marca de 5,9 milhões de espectadores durante a transmissão do jogo.

Atualmente, após o fim do evento, o canal continua ativo e dedicado à criação de conteúdo voltado ao esporte.

Mas, há de se imaginar onde mais Casimiro teria chegado em uma eventual final da copa com o Brasil, não acha?

Que papinho hein?

Sem sombra de dúvidas, Casimiro vem redefinindo todas as formas de se comunicar com um público cada vez mais amplo e dentro de bolhas.

Em tempos em que a conexão com as pessoas se torna primordial, Cazé dá uma verdadeira aula sobre autenticidade mas também de responsabilidade social, mostrando, na prática, a forma correta de exercer sua influência sobre as outras pessoas.

Se você pensa em seguir na carreira de comunicação, aqui vão duas dicas:

Siga o Casimiro em todas as suas redes sociais, afinal, esse é um cara para ficar de olho e se inspirar!

Gostou do artigo?

Deixe seu comentário abaixo e inscreva-se na Newsletter da Athon para ficar por dentro das principais tendências de carreira e mercado de trabalho.

Quer receber informações sobre inovação e mercado de trabalho?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.