Real Digital

Real Digital: o que é, como funciona + 5 vantagens da moeda digital

No início da década de 90, a maioria das pessoas usavam apenas dinheiro e cheque

Alguns anos depois, os cartões de crédito e débito se popularizaram, na mesma medida que o talão de cheques foi se tornando obsoleto.

A dupla “dinheiro e cartão” ficou firme até meados de 2020, quando surgiram novidades como os pagamentos por aproximação (que podem ser usados em telefones e até smartwatches) e o famoso PIX, lançado há pouco mais de 2 anos.

Agora chegou a vez do real digital, que é uma representação virtual da nossa moeda vigente.

Trata-se de uma novidade apresentada pelo Banco Central para facilitar transações feitas por meios eletrônicos e que também visa aumentar a chamada inclusão financeira.

Quer conhecer como vai funcionar o real digital e suas principais características? 

Acompanhe este artigo até o final e tire suas dúvidas!

O que é o Real Digital?

O Real Digital (também conhecido pela sigla RD) é uma moeda digital regulada e desenvolvida pelo Banco Central do Brasil e que conta com a tecnologia de registro distribuído (DLT), também conhecida como blockchain. 

Seu principal objetivo é facilitar as movimentações financeiras feitas por canais eletrônicos, além de ampliar a inclusão financeira.

O Real Digital tem as mesmas garantias da sua versão física, isso significa que ela tem o mesmo peso na nossa economia e será aceita com a mesma facilidade. 

Além disso, ela não é como uma criptomoeda, que sofre alterações intensas conforme os humores do mercado financeiro. 

Ela segue a mesma proporção de valorização e desvalorização do Real, o que gera mais segurança e estabilidade que o dinheiro físico. 

Como funciona o Real Digital?

É importante ressaltar que o Real Digital ainda está em fase de desenvolvimento, o que significa que ainda há possibilidade de grandes alterações em seu funcionamento. 

Contudo, algumas informações emitidas pelo BC já dão uma ideia de como a novidade vai funcionar.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o RD vai operar com a tecnologia de registro distribuído, o blockchain

Caso você não conheça, blockchain é uma infraestrutura digital que permite o registro, verificação e validação de transações financeiras de forma segura e descentralizada.

Ou seja: não existe apenas um órgão verificando a transparência, mas sim uma rede de instituições.

Além desse modelo de transação, que visa ampliar a segurança dos usuários, é importante ressaltar “onde” uma pessoa vai manipular a moeda virtual. 

Ela poderá ser utilizada em carteiras digitais – como o Picpay, PayPal, Mercado Pago e PagSeguro – e será aceita para transações de compra e venda feitas por meios eletrônicos e também em pagamentos e transferências

É importante dizer que novas empresas também devem lançar suas carteiras digitais conforme o RD se popularize, com isso, podem surgir novidades e ainda mais simplicidade na hora de usar a moeda. 

Quem poderá usar o Real Digital?

De acordo com as informações do Banco Central, o Real Digital deve ter dois formatos distintos, um dedicado às transações em atacado e outro para o varejo.

A versão para atacado terá sua utilização restrita às grandes transações bancárias

Como exemplo podemos citar negociações em volume altíssimo de commodities entre cooperativas de produtos rurais e exportadoras. 

Já a versão para para o varejo vai atender às necessidades das pessoas e empresas que trabalham com menores volumes financeiros

Ou seja, qualquer brasileiro (e também a grande maioria do empresariado nacional) poderá usar o real digital em sua rotina.

Para isso, bastará conexão com a internet e, claro, a moeda presente em uma carteira virtual. 

É importante ressaltar que todas as movimentações que utilizem o real digital serão supervisionadas pelo Banco Central, a fim de evitar fraudes e desvios que gerem prejuízos aos usuários. 

5 Vantagens do Real Digital

5 Vantagens do Real Digital

Agora, vamos listar algumas das vantagens previstas pelo Banco Central com o oferecimento do Real Digital. 

1. Agilidade

O uso de uma moeda digital visa facilitar e acelerar processos como pagamentos de compras e transferências. 

Há também a possibilidade do Real Digital ser usado em qualquer lugar do planeta. 

2. Facilidade para transações internacionais

O Real Digital vai facilitar o uso de moeda nacional fora do país, sem a necessidade de operações de câmbio, que são burocráticas e muitas vezes complexas. 

A moeda será capaz de circular por todo o globo via internet e com alta velocidade de transferência. 

3. Diminuição nos gastos com impressão e circulação de papel-moeda

A digitalização do Real vai permitir que o Banco Central gaste menos com a emissão de novas notas e moedas, o que é bom para o meio ambiente e também para os cofres públicos.

4. Menos chances de fraudes

A tecnologia blockchain é bastante segura, tanto que é utilizada por outras criptomoedas como BitCoin e Ethereum.

O sistema de segurança permite a redução nos riscos de fraude e de ataques feitos por hackers, que visam lesar o patrimônio de pessoas e instituições. 

5. Inclusão Financeira

O Real Digital pode facilitar o acesso a serviços financeiros para pessoas que atualmente têm dificuldade em usar serviços bancários tradicionais. 

Isso pode promover a inclusão financeira e permitir que mais brasileiros participem da economia digital.

6. Alinhamento ao comportamento de consumo

Por fim, vale destacar que o Real Digital vai de encontro às principais tendências de consumo.

Cada vez mais, as pessoas buscam praticidade para lidar com dinheiro e, claro, mais segurança, que são duas promessas fortes do Banco Central em relação ao RD.

Desde a pandemia, a discussão sobre o uso do dinheiro físico se tornou ainda mais intensa, apontando que o papel-moeda é algo que, além de caro para ser produzido, pode até oferecer riscos para a saúde das pessoas!

A adesão massiva ao pix também foi um grande marco e que, muito provavelmente, estimulou ainda mais o BC a criar a versão digital do nosso dinheiro.

Principais dúvidas sobre o real digital

Agora é hora de colocar fim às dúvidas que você possa ter sobre o Real Digital. 

Separamos as principais delas nos próximos tópicos. Confira!

Qual será o valor do real digital?

O Real Digital terá o mesmo valor que o Real tradicional e sua valorização seguirá as mesmas regras da moeda tradicional. 

Qual a diferença entre o real digital e o pix?

O real digital é uma moeda virtual enquanto o pix é um meio de transação e um sistema de pagamento. 

Enquanto o pix utiliza a estrutura bancária para ser feito, o RD será menos atrelado aos bancos e instituições financeiras. 

Real digital é a mesma coisa que criptomoedas?

Não! Enquanto as criptomoedas se assemelham mais a investimentos de alto risco, o RD é regulado pelo Banco Central e tem sua valorização atrelada à economia nacional. 

Ele faz parte da chamada Política Monetária Nacional, que tem um conjunto de regras e garantias que faz com que ele seja apenas uma versão virtualizada do papel moeda. 

A moeda digital é uma realidade apenas no Brasil? 

Não, outros países já estão investindo na criação de suas moedas digitais, o melhor exemplo é o Japão, que já está rodando um projeto-piloto do Iene digital

Contudo, outras grandes potências econômicas, como Estados Unidos e China, também já estão implementando a inovação em seu território. 

Quando o RD poderá ser utilizado/testado pela população?

De acordo com Fábio Araújo, que é o Coordenador de Iniciativas do Banco Central, o Real Digital deve ser implementado a partir do final de 2024, se o projeto-piloto brasileiro for bem sucedido.

A informação foi dada em entrevista coletiva durante o primeiro fórum do RD, que foi realizado em meados de junho de 2023 pelo Banco Central. 

Novas tecnologias sempre movimentando o mercado 

Ficar de olho na implementação do Real Digital é algo estratégico, afinal de contas, trata-se de uma novidade que tem alto impacto na realidade financeira do país.

É válido destacar que a economia é algo em constante transformação, especialmente nos tempos atuais onde a tecnologia viabiliza mudanças importantes e que geram segurança e praticidade na mesma proporção. 

Gostou de saber mais sobre o Real Digital e todas as mudanças que ele pode trazer para nossa rotina? 

Então deixe seu comentário e enriqueça nossa discussão sobre o assunto.

Se quiser ficar por dentro de tendências e novidades, não deixe de assinar a nossa newsletter, que sempre oferece conteúdos fresquinhos para você se manter atualizado!

Quer receber informações sobre inovação e mercado de trabalho?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.