Roteirista: O que faz, Áreas de Atuação e Salários
Qual seu filme favorito?
Com certeza essa é uma pergunta difícil.
As produções audiovisuais fazem parte da nossa vida e você deve assisti-las desde muito pequeno – seja a novela das seis ou os filmes de animação nas grandes telas.
Já pensou na carreira de quem cria essas obras primas?
A pessoa que escreve os diálogos, as reações, a trama?
Bom, esse é o papel do roteirista.
Ele conta histórias que encantam a todos nós e nos garantem tempo de qualidade e entretenimento.
E você já se perguntou o que faz um roteirista? Ou melhor: já pensou em seguir essa carreira e quer saber quanto ganha um roteirista e como se tornar um?
Nesse texto de hoje, vamos explorar a carreira desse profissional renomado.
Roda o VT e vem com a gente!
O que faz um roteirista?
O roteirista é responsável por estruturar as produções audiovisuais através da construção de narrativa, criação de personagens, definição de tom de voz e todos os elementos que nos agradam em filmes, séries e conteúdo de redes sociais.
Ele faz isso através do roteiro – que é o texto que orienta as produções.
Portanto, se você quer seguir a carreira, deve gostar muito de escrever.
A função do roteirista pode ser criar algo completamente novo ou adaptar uma obra já existente para outra mídia.
Temos inúmeros casos – como o livro Dom Casmurro, clássico da literatura brasileira, que já virou filme três vezes; ou o jogo de videogame The Last of Us, que vai estrear na HBO Max como série de televisão.
3 dicas para se tornar um roteirista
1. Consuma muito conteúdo
A melhor forma de evoluir na escrita é lendo muito.
No caso do roteirista audiovisual, consumir conteúdos da área também ajuda demais.
Aposte em livros, artigos, revistas e outros meios especializados no assunto, assim como biografias de grandes nomes da área.
Leia e assista produções de ficção nos gêneros que você mais gosta (e que quer seguir carreira) para entender como foram feitas as adaptações das páginas para as telinhas.
2. Aposte no networking
Criar e cultivar uma rede de contatos é importante em qualquer carreira, e ainda mais crucial no ramo audiovisual.
Converse com profissionais através das redes sociais ou marque cafés presencialmente. Busque ativamente indicações.
Não é hora de ter vergonha: networking alavancará muito sua trajetória.
3. Invista na educação formal
Não há uma graduação específica para se tornar roteirista de produção audiovisual – porém, há certos cursos que te dão as ferramentas necessárias para isso.
O curso de bacharelado em Jornalismo ou tecnólogo em Produção Audiovisual são excelentes pontos de partida.
Busque cursos livres e de especialização, também.
Escolas especializadas em Artes Cênicas costumam oferecer turmas nas mais diversas áreas de atuação da produção audiovisual.
Onde um roteirista pode atuar?
O roteirista pode atuar de forma autônoma, como freelancer, criando e vendendo roteiros de diferentes plataformas para diversas empresas de entretenimento.
Ainda pode ser contratado de uma produtora de filmes e vídeos, de emissoras de televisão, ou quaisquer outras empresas e instituições que lidem com a criação de vídeos e produções que exijam algum tipo de roteiro.
O campo com mais oportunidades para roteirista hoje, sem dúvida, é como freelancer – principalmente para vídeos de YouTube e outras mídias sociais.
São diversas as áreas de atuação de um roteirista:
Cinema
A primeira que nos vem à cabeça quando pensamos em roteiros é o Cinema.
Este profissional cria ou adapta os textos para o formato de filme, com todos os detalhes: cena, personagens, ações, gestos, diálogos.
É um trabalho de cocriação com os atores e diretor para garantir o melhor produto final.
Publicidade
Se você já assistiu Mad Men, a série que conta a rotina de uma agência de Publicidade nos anos 60, você com certeza já se imaginou como roteirista de anúncios e comerciais.
Ele irá trabalhar os conceitos da marca, a ideia geral da propaganda, o produto e o público para entregar a mensagem da melhor maneira possível – e que resulte em muitas vendas para a marca.
Corporativo
Vídeos educacionais, institucionais ou de treinamento fazem parte das rotinas de empresas.
E contar com um roteirista por trás deles é a melhor maneira de gerar um conteúdo objetivo e claro, que informará as mensagens certas encantando quem assiste.
Marketing Digital
Hoje, o vídeo é o tipo de conteúdo mais consumido no Brasil.
Desde pequenos TikToks de 15 segundos até vídeos de longa duração no YouTube, o brasileiro está assistindo vídeos.
E o roteirista que pensa esses produtos se diferencia por entender sobre conceitos e estratégias de marketing como público, métricas, estratégias de SEO e, principalmente, as últimas tendências – que mudam com uma rapidez tremenda.
TV e Rádio
A paixão brasileira por telenovelas é passada de geração em geração – e, com certeza, grande parte desse sucesso vem dos roteiros bem escritos dessas produções.
Mas você sabia que até o telejornal tem um roteiro? Ele é essencial para guiar os apresentadores pelas notícias do dia.
E quando falamos de áudio, você já deve imaginar: sim, existe roteiro para o rádio!
Mais recentemente, os podcasts começaram a cair no gosto do público brasileiro e hoje o país já é o terceiro do mundo que mais ouve esse conteúdo.
Se você gosta de trabalhar com escrita, mas não se imagina nas produções visuais, definitivamente há lugar para você no áudio, já que todo podcast é cuidadosamente roteirizado – até as pausas dramáticas!
Teatro
A última área que vamos falar aqui é para quem tem o senso estético apurado e adora o drama das coxias – o teatro!
As apresentações teatrais e de dança também são formuladas pelo roteirista, em parceria com diretores, atores e produtores.
Qual o salário de um roteirista?
O salário do roteirista pode variar muito de acordo com o mercado de atuação e tempo de experiência.
De acordo com o site especializado em carreiras Vagas.com, o roteirista inicia ganhando R$ 2.119,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 5.463,00.
A média salarial para este cargo no Brasil é de R$ 3.184,00.
O Glassdoor, outro site do setor, aponta como média salarial R$ 3.712,00 por mês, numa faixa salarial que varia entre R$ 2.000 e R$ 12.000.
Já o Quero Bolsa revela que a média salarial desse profissional é de R$ 3.959,00 no Estado de São Paulo.
5 habilidades para ser um bom roteirista
1. Escrita
Óbvio que o domínio da língua portuguesa é essencial para o roteirista.
Mas, mais do que ser gramaticalmente correto, esse profissional deve ser capaz de contar histórias com início, meio e fim e atiçar a interpretação de texto do seu público-alvo.
A prática leva à perfeição – portanto, para desenvolver essa habilidade, escreva todos os dias!
2. Organização
Esquematizar as entregas e criar fluxogramas e cronogramas para suas criações é uma habilidade que vai te diferenciar no mercado; além de facilitar muito sua vida.
Aposte em se organizar para prevenir problemas futuros e garantir o compromisso e a pontualidade com seus clientes e empregadores.
As planilhas do Excel serão suas melhores amigas nessa etapa. Então, conheça a fundo a ferramenta!
3. Flexibilidade
As mudanças ocorrem o tempo todo nessa área e você deve estar pronto para reajustar a rota e continuar em frente.
Procure sempre atualizar-se quanto ao mercado e às novas tendências, sendo criativo para incorporá-las no seu dia a dia.
4. Iniciativa
Você é o dono do seu trabalho – portanto, cabe a você ter a liberdade e confiança para tomar certas decisões.
Embasar suas escolhas criativas é essencial. Não caia no conto de que basta você imaginar e irá realizar.
Busque ativamente como seu posicionamento pode ser produtivo e assertivo, praticando a comunicação não-violenta, por exemplo.
5. Comunicação
Você não está só e trabalhar em equipe pode ser um tanto quanto desafiador às vezes.
Por isso, invista na comunicação!
Peça feedbacks para colegas de profissão e do trabalho e incorpore no seu dia a dia.
Transmita um humor positivo e otimista – assim, o seu ambiente de trabalho só tende a melhorar!
Qual a diferença entre escritor e roteirista?
Enquanto o escritor é responsável por escrever a história, o roteirista é encarregado de adaptá-la para o audiovisual.
A missão do roteirista é garantir que os outros elementos das produções – atores, diretores, produtores – consigam transmitir a história escrita para o público que consumirá.
Já o escritor não se preocupa com isso; afinal, seu público final é o leitor apenas.
Luzes, câmera, ação!
Deu para ver que seguir a carreira de roteirista exige muito esforço e dedicação, certo?
E que tal você dar esse primeiro passo agora? Inscreva-se nos cursos da Athon.
Você é o primeiro responsável pelos seus 15 minutos de fama.
Mãos à obra e vamos escrever!