Semana Jurídica Athon - 2024

Semana Jurídica da Athon proporciona experiência e conhecimento para estudantes de Direito

De 22 a 25 de abril aconteceu a Semana Jurídica, um evento anual da Athon Ensino Superior.

Uma semana dedicada a debater os temas mais relevantes e atuais do mundo do Direito, com a presença dos principais nomes da área.

É o principal evento do curso de Direito da faculdade, promovido em parceria com a Academia de Direito da Athon, gratuito e aberto ao público.

Com a proposta de integrar mercado, alunos e comunidade, a Semana Jurídica traz profissionais renomados no mundo do Direito até a faculdade para apresentar e debater novas ideias e perspectivas pertinentes à área de atuação. 

“É uma alegria muito grande participar dessa Semana Jurídica, tendo em vista a grande participação dos alunos e essa oportunidade de aproximá-los do mercado de trabalho e dos temas mais relevantes e mais atuais no Direito.”, comenta Daniele Pavin, Coordenadora do curso de Direito da Athon Ensino Superior.

Temas debatidos na Semana Jurídica de 2024

A edição de 2024 foi um verdadeiro sucesso e contou com quatro palestras que trouxeram muitas atualizações e repertório para quem estava presente:

1. “Inovações Legislativas na área Imobiliária”

Dr. Tiago Pereira

A palestra abordou as robustas alterações legais que houveram recentemente em matéria imobiliária, tais como Marco Legal das Garantias e Novo Minha Casa Minha Vida, e o impacto das mesmas no mercado.

Quem conversou sobre o assunto com os participantes foi o Dr. Tiago Pereira, Advogado e gestor jurídico. Pós Graduado em Direito Notarial e Registral Imobiliário pela Escola Paulista de Direito – EPD. 

2. “A crise do Direito Internacional em nosso tempo e o Futuro do Sistema das Nações Unidas”

Dr. Francisco Rezek

Na palestra, Dr. Francisco Rezek, pesquisador de nível pós-doutorado na Universidade de Oxford,Grã-Betanha, analisou de forma perspicaz a crise atual do Direito Internacional.

Além disso, lançou uma luz sobre o futuro do sistema das Nações Unidas, explorando caminhos para uma ordem global mais sustentável e equitativa.

“É fundamental que os estudantes hoje do curso de direito e mesmo de outros cursos relacionados à ele, tenham essa ideia geral do conjunto. Essa ideia do que as instituições representam, de como estamos no Brasil em relação aos demais países do mundo e todos os subprodutos dessa árvore que é a ciência do Direito”, comenta Dr. Francisco Rezek, Professor de Direito Público.

3. “Nome, sobrenome e sexo: Alterações Diretas nos Cartórios”, 

Dra. Renata Ruiz

Os cartórios, atendendo diretrizes, têm viabilizado direitos garantidos na legislação e na jurisprudência.

Mas, como tem ocorrido na prática as alterações? Quais os requisitos e custos para esses procedimentos?

Esses foram os assuntos debatidos com a Dra. Renata Ruiz, Professora Universitária e autora de diversos artigos jurídicos e co-autora do livro “Lei de Registros Públicos Comentada”.

“A Semana Jurídica traz a prática. Então o aluno acaba tendo uma visão diferenciada, fazendo que seja muito valiosa a sua participação no evento”, comenta Dra. Renata Ruiz, Advogada de Direito Civil.

4. “Prerrogativas: Respeito é bom e o Processo Penal precisa.”, 

Dr. Mario de Oliveira Filho

Em uma palestra provocativa e esclarecedora, o Dr. Mario de Oliveira Filho explorou a importância das prerrogativas no processo penal, destacando como o respeito a esses direitos fundamentais é essencial para a garantia de um sistema jurídico justo e equilibrado.

“Esse encontro é muito importante assim como trazer a palavra para os jovens que serão os futuros juízes, futuros promotores de justiça, delegados e advogados. Afinal, todos precisam conhecer as prerrogativas de todos, para que haja respeito e uma convivência harmônica. Ninguém está acima de ninguém, estamos todos do mesmo lado, o lado do Direito. E a faculdade está de parabéns.”

Comentário sobre o vento, do Dr. Mario de Oliveira, que é Advogado Criminalista há 45 anos e um dos fundadores da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas – ABRACRIM

Conhecimento unido à solidariedade

Conhecimento unido à solidariedade_Semana Jurídica Athon 2024

Além das palestras, trocas de conhecimento e experiências, durante a Semana Jurídica também tivemos ações de solidariedade na Athon.

Os alunos da ETEC Rubens de Faria em parceria com a Academia de Direito da Athon, arrecadaram quase 10 toneladas de alimentos que foram encaminhados a quem estava precisando de ajuda imediata. 

A Academia de Direito da Athon é um grupo de alunos que se reúne para produzir conhecimento jurídico e uma rede de contatos para crescimento intelectual, social e profissional.

Eles são os responsáveis por produzir a Semana Jurídica e tantas outras ações na faculdade, como essa arrecadação. 

Uma das maneiras pelas quais a Athon proporciona aos alunos a oportunidade de serem protagonistas, colocarem a mão na massa e se desenvolverem com a consultoria e apoio dos professores. 

Até 2025!

A Semana Jurídica é uma ótima oportunidade de debate, atualização de conhecimentos e networking para os alunos da Athon e o público externo.

“Ter 5 anos de faculdade não é o bastante pra gente escolher a área que vai seguir, então com essas experiências que escutamos nesses quatro dias de Semana Jurídica por ano, conseguimos ver quais áreas mais nos adaptamos pela experiência dos profissionais, assim como podemos estar nos conhecendo e descobrindo qual área a gente quer trabalhar”, ressalta Francine Ribeiro, aluna do 9º semestre do curso de Direito da Athon.

Como podemos ver, o evento deste ano também foi um sucesso (confira o vídeo), e ano que vem tem mais!

Fique sempre ligado nos canais de comunicação da Athon e se inscreva na newsletter para saber tudo o que acontece por aqui e no mercado de trabalho.

Quer receber informações sobre inovação e mercado de trabalho?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.