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Social Media: o que faz, salários e habilidades (2024)

Imagina viver em um mundo sem redes sociais?

Não dá nem para lembrar como era a vida antes do Instagram, Facebook, TikTok

E você já parou para pensar que é possível trabalhar com elas?

Diversos profissionais de comunicação estão trilhando o caminho para se tornarem Social Media.

Mas você sabe o que essa palavra quer dizer?

Nesse texto, vamos contar um pouco mais dessa profissão essencial para as marcas e empresas. 

Explorar o que faz um Social Media, quanto ganha e quais ferramentas e habilidades são importantes para eles.

Arrasta para cima e vamos nessa!

O que faz um Social Media?

O Social Media é o profissional que trabalha com as mídias sociais – ou seja, as plataformas que permitem conexão e interação entre usuários que estão tão presentes em nossa vida, como Instagram e LinkedIn.

Podemos destacar cinco principais funções de um Social Media:

Gerenciamento de redes sociais

como ser um social media

Os perfis nas redes sociais são a primeira impressão que um potencial consumidor vai ter de uma marca, produto ou serviço.

É trabalho do Social Media cuidar de todos os detalhes desses perfis:

  • Os posts estão comunicando o que preciso? 
  • Esse horário está bom para postar? 
  • Os comentários estão positivos?

Esse olhar macro é a principal responsabilidade do Social Media.

Criação de estratégias

As redes sociais são coadjuvantes nas estratégias de Marketing das empresas e marcas.

O Social Media deve entender o objetivo principal da empresa e como as redes sociais podem auxiliar nele. 

A partir daí, esse profissional cria estratégias específicas para atingir essa meta.

Por exemplo: se o objetivo da empresa é vender mais, o Social Media irá direcionar o planejamento de conteúdo para atender a isso. 

Serão mais posts com links para produtos, stories com influenciadores falando sobre o produto… 

Enfim, o céu é o limite!

Planejamento de conteúdo

social media funções

Entender o público-alvo é algo que os profissionais de Marketing já estão muito acostumados.

Enxergar o que o seu cliente pode querer de informação e como ele vai querer receber essa informação faz parte do desafio do Social Media.

Para pensar no que vai ser postado, o Social Media faz esse trabalho reverso:

  • O que meu público quer? 
  • Como ele quer? 
  • Que horas ele quer?

A partir daí, é possível planejar tudo que vai sair na sua página.

Claro – a espontaneidade faz parte da linguagem das redes. 

É indispensável que se respeite isso e reserve espaços para conteúdos mais orgânicos

Recentemente, reconhecemos a necessidade do planejamento com o caso da Boca Rosa, influenciadora digital e empresária. 

Como diria Thomas Edison: “Boa Sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”.

Análise de métricas

Todo trabalho precisa de indicadores para saber se o caminho está correto ou se devemos reajustar a rota.

É papel do social media analisar as principais métricas de redes sociais – curtidas, comentários, seguidores, taxa de engajamento, taxa de cliques… 

São diversas e todas correspondem a um objetivo.

Esse texto da Rock Content fala um pouco sobre as principais métricas. Vale a pena a leitura!

SAC 2.0

o que faz um social media

O diálogo é o grande diferencial que as redes sociais trouxeram para as marcas.

Agora, é possível ouvir diretamente seu cliente, sem intermediários.

E, para garantir que o cliente tenha sua resposta, as empresas e marcas apostam no chamado SAC 2.0, que consiste em atender o cliente por canais digitais – e não apenas no telefone 0800.

O Social Media tem, entre suas responsabilidades, que acompanhar os comentários dos clientes e respondê-los quando preciso. 

É um grande diferencial competitivo para as marcas um atendimento ao cliente efetivo. Portanto, essa interação é de grande valor.

📚 Veja também: Community Manager: o que faz, habilidades, salário e dicas para ser destaque

Por que Social Media é uma profissão em ascensão?

A transformação digital já era uma realidade nas empresas nos últimos anos e, com a pandemia, vimos que aceleraram ainda mais esse processo.

Isso leva às marcas precisando firmar presença no mundo digital. 

E a melhor forma de fazer acontecer é nas mídias sociais.

De acordo com o próprio Instagram, 90% dos perfis da rede seguem alguma marca.

Não dá para ficar de fora dessa, né? 

E quem vai garantir que uma empresa ou marca se destaque nesse mar de oportunidades é o Social Media.

Onde um Social Media pode trabalhar?

O mercado de trabalho para o Social Media está muito aquecido

Ele pode atuar em empresas de todos os portes que já vem investindo muito nessa posição. Até startups já valorizam e entendem a importância da presença digital para saúde da marca.

Athon-MBA

Além do mercado empresarial, o Social Media pode atuar em agências e como autônomo. 

Quanto ganha um Social Media?

De acordo com o site especializado em carreiras Vagas.com.br, o Social Media começa ganhando R$ 1.003,00 e pode vir a ganhar R$ 2.014,00.  

Já o Glassdoor informa que o salário médio de um Social Media no Brasil é de R$ 2.144,00.

No Indeed, a média salarial mensal é de R$ 1.998,00

Como se tornar um Social Media?

O Social Media é um profissional multidisciplinar, com grande foco na área da comunicação.

Os cursos que mais se aproximam hoje da formação necessária para um bom Social Media estão dentro dessa área, como Jornalismo e Publicidade.

Cursos livres sobre o mundo da comunicação digital ajudam a fortalecer seu currículo e suas habilidades para se tornar Social Media. 

Outra especialização possível está na área da pós-graduação, como um MBA em Marketing Digital

Precisa ser heavy user de redes para ser um Social Media?

Não é algo necessário; mas, sim, desejável. 

Suas redes sociais fazem parte do seu cartão de visitas digital para possíveis empregadores e clientes.

Portanto, colocar em prática tudo que você aprendeu sobre mídias sociais nelas é uma ótima maneira de aprimorar sua técnica e mostrar para o mundo o que você faz de melhor.

5 habilidades que todo Social Media deve ter

1. Inovação e criatividade

quanto ganha um social media

Claro, o mundo das redes sociais está em constante mudança. É muito importante que o social media saiba disso e busque se atualizar.

Seu perfil na rede social mais recente está atualizado? Está por dentro das trends e hashtags que bombaram na semana?

Pensar fora da caixa: esse deve ser seu lema!

2. Planejamento estratégico 

Já vimos aqui que mandar bem nas redes sociais não é só postar dia sim, dia não, né?

O Social Media tem que ser um bom planejador. 

Ele deve conseguir perceber as tendências antes de elas viralizarem.

O conteúdo de qualidade passa por uma boa estratégia – lembre-se disso!

3. Noções de design

Quanto mais, melhor: sabemos que essa frase se aplica muito para conhecimento. Ainda mais na área de comunicação.

O Social Media deve ter noções estéticas apuradas para entender o que prenderá a atenção do seu público.

4. Análise de dados

Hoje, vemos a importância da análise de dados em quase toda profissão.

E, para o Social Media, isso não é diferente.

É muito importante saber como e onde buscar métricas; o que elas significam e qual a direção que elas estão apontando.

5. Diálogo

O Social Media está em um ambiente que coloca a interação no centro de tudo.

É muito importante que ele absorva isso para seu dia a dia! 

A colaboração e o diálogo fazem parte da vida desse profissional, que está constantemente se atualizando e trocando ideias.

5 ferramentas que todo Social Media precisa conhecer

1. Canva

O queridinho do design gráfico: é assim que o Canva é conhecido nas redes.

O site é totalmente gratuito e permite que você crie peças estáticas e animadas para as redes sociais. 

Esse vídeo do YouTube ajuda aqueles que nunca usaram a plataforma a começarem!

2. Trello

Planejar e organizar fazem parte da rotina do Social Media. O Trello, ferramenta gratuita de gerenciamento de projetos, ajuda muito nisso!

Você pode separar por tarefas, incluir sua equipe, adicionar documentos e muito mais!

Encontramos no próprio site um guia para iniciantes. É hora de começar!

3. Freepik

Trabalhar com Marketing é estar eternamente buscando imagens e ícones para deixar nosso trabalho com o melhor visual, não é mesmo?

E o Freepik é ótimo para isso. 

Nele você encontra diversos materiais gratuitos e com direitos autorais compartilhados.

4. Hootsuite

São diversas ferramentas de gerenciamento de redes sociais, mas aqui escolhemos destacar o Hootsuite pelas suas funcionalidades e por ser gratuito.

Ele permite que você faça o agendamento de posts e gera diversos relatórios com dados preciosos no seu planejamento.

5. Venngage 

Contar histórias é uma ótima forma de engajar os usuários nas redes sociais. E o Venngage ajuda nisso.

Com ele, é possível criar infográficos visualmente interessantes e cativantes para o público. 

O plano gratuito permite criar até 5 criações.

On e roteando!

O marketing digital está gerando espaços no mercado de trabalho como nunca!

E trabalhar com ele como social media é uma decisão muito acertada!

E aí, se interessou?

Dê uma olhada nas 7 habilidades cruciais para profissionais da área e comece a preparação para sua carreira!

#SocialMedia 

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