Social Media: o que faz, salários e habilidades (2024)
Imagina viver em um mundo sem redes sociais?
Não dá nem para lembrar como era a vida antes do Instagram, Facebook, TikTok…
E você já parou para pensar que é possível trabalhar com elas?
Diversos profissionais de comunicação estão trilhando o caminho para se tornarem Social Media.
Mas você sabe o que essa palavra quer dizer?
Nesse texto, vamos contar um pouco mais dessa profissão essencial para as marcas e empresas.
Explorar o que faz um Social Media, quanto ganha e quais ferramentas e habilidades são importantes para eles.
Arrasta para cima e vamos nessa!
O que faz um Social Media?
O Social Media é o profissional que trabalha com as mídias sociais – ou seja, as plataformas que permitem conexão e interação entre usuários que estão tão presentes em nossa vida, como Instagram e LinkedIn.
Podemos destacar cinco principais funções de um Social Media:
Gerenciamento de redes sociais
Os perfis nas redes sociais são a primeira impressão que um potencial consumidor vai ter de uma marca, produto ou serviço.
É trabalho do Social Media cuidar de todos os detalhes desses perfis:
- Os posts estão comunicando o que preciso?
- Esse horário está bom para postar?
- Os comentários estão positivos?
Esse olhar macro é a principal responsabilidade do Social Media.
Criação de estratégias
As redes sociais são coadjuvantes nas estratégias de Marketing das empresas e marcas.
O Social Media deve entender o objetivo principal da empresa e como as redes sociais podem auxiliar nele.
A partir daí, esse profissional cria estratégias específicas para atingir essa meta.
Por exemplo: se o objetivo da empresa é vender mais, o Social Media irá direcionar o planejamento de conteúdo para atender a isso.
Serão mais posts com links para produtos, stories com influenciadores falando sobre o produto…
Enfim, o céu é o limite!
Planejamento de conteúdo
Entender o público-alvo é algo que os profissionais de Marketing já estão muito acostumados.
Enxergar o que o seu cliente pode querer de informação e como ele vai querer receber essa informação faz parte do desafio do Social Media.
Para pensar no que vai ser postado, o Social Media faz esse trabalho reverso:
- O que meu público quer?
- Como ele quer?
- Que horas ele quer?
A partir daí, é possível planejar tudo que vai sair na sua página.
Claro – a espontaneidade faz parte da linguagem das redes.
É indispensável que se respeite isso e reserve espaços para conteúdos mais orgânicos.
Recentemente, reconhecemos a necessidade do planejamento com o caso da Boca Rosa, influenciadora digital e empresária.
Como diria Thomas Edison: “Boa Sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”.
Análise de métricas
Todo trabalho precisa de indicadores para saber se o caminho está correto ou se devemos reajustar a rota.
É papel do social media analisar as principais métricas de redes sociais – curtidas, comentários, seguidores, taxa de engajamento, taxa de cliques…
São diversas e todas correspondem a um objetivo.
Esse texto da Rock Content fala um pouco sobre as principais métricas. Vale a pena a leitura!
SAC 2.0
O diálogo é o grande diferencial que as redes sociais trouxeram para as marcas.
Agora, é possível ouvir diretamente seu cliente, sem intermediários.
E, para garantir que o cliente tenha sua resposta, as empresas e marcas apostam no chamado SAC 2.0, que consiste em atender o cliente por canais digitais – e não apenas no telefone 0800.
O Social Media tem, entre suas responsabilidades, que acompanhar os comentários dos clientes e respondê-los quando preciso.
É um grande diferencial competitivo para as marcas um atendimento ao cliente efetivo. Portanto, essa interação é de grande valor.
📚 Veja também: Community Manager: o que faz, habilidades, salário e dicas para ser destaque
Por que Social Media é uma profissão em ascensão?
A transformação digital já era uma realidade nas empresas nos últimos anos e, com a pandemia, vimos que aceleraram ainda mais esse processo.
Isso leva às marcas precisando firmar presença no mundo digital.
E a melhor forma de fazer acontecer é nas mídias sociais.
De acordo com o próprio Instagram, 90% dos perfis da rede seguem alguma marca.
Não dá para ficar de fora dessa, né?
E quem vai garantir que uma empresa ou marca se destaque nesse mar de oportunidades é o Social Media.
Onde um Social Media pode trabalhar?
O mercado de trabalho para o Social Media está muito aquecido.
Ele pode atuar em empresas de todos os portes que já vem investindo muito nessa posição. Até startups já valorizam e entendem a importância da presença digital para saúde da marca.
Além do mercado empresarial, o Social Media pode atuar em agências e como autônomo.
Quanto ganha um Social Media?
De acordo com o site especializado em carreiras Vagas.com.br, o Social Media começa ganhando R$ 1.003,00 e pode vir a ganhar R$ 2.014,00.
Já o Glassdoor informa que o salário médio de um Social Media no Brasil é de R$ 2.144,00.
No Indeed, a média salarial mensal é de R$ 1.998,00.
Como se tornar um Social Media?
O Social Media é um profissional multidisciplinar, com grande foco na área da comunicação.
Os cursos que mais se aproximam hoje da formação necessária para um bom Social Media estão dentro dessa área, como Jornalismo e Publicidade.
Cursos livres sobre o mundo da comunicação digital ajudam a fortalecer seu currículo e suas habilidades para se tornar Social Media.
Outra especialização possível está na área da pós-graduação, como um MBA em Marketing Digital.
Precisa ser heavy user de redes para ser um Social Media?
Não é algo necessário; mas, sim, desejável.
Suas redes sociais fazem parte do seu cartão de visitas digital para possíveis empregadores e clientes.
Portanto, colocar em prática tudo que você aprendeu sobre mídias sociais nelas é uma ótima maneira de aprimorar sua técnica e mostrar para o mundo o que você faz de melhor.
5 habilidades que todo Social Media deve ter
1. Inovação e criatividade
Claro, o mundo das redes sociais está em constante mudança. É muito importante que o social media saiba disso e busque se atualizar.
Seu perfil na rede social mais recente está atualizado? Está por dentro das trends e hashtags que bombaram na semana?
Pensar fora da caixa: esse deve ser seu lema!
2. Planejamento estratégico
Já vimos aqui que mandar bem nas redes sociais não é só postar dia sim, dia não, né?
O Social Media tem que ser um bom planejador.
Ele deve conseguir perceber as tendências antes de elas viralizarem.
O conteúdo de qualidade passa por uma boa estratégia – lembre-se disso!
3. Noções de design
Quanto mais, melhor: sabemos que essa frase se aplica muito para conhecimento. Ainda mais na área de comunicação.
O Social Media deve ter noções estéticas apuradas para entender o que prenderá a atenção do seu público.
4. Análise de dados
Hoje, vemos a importância da análise de dados em quase toda profissão.
E, para o Social Media, isso não é diferente.
É muito importante saber como e onde buscar métricas; o que elas significam e qual a direção que elas estão apontando.
5. Diálogo
O Social Media está em um ambiente que coloca a interação no centro de tudo.
É muito importante que ele absorva isso para seu dia a dia!
A colaboração e o diálogo fazem parte da vida desse profissional, que está constantemente se atualizando e trocando ideias.
5 ferramentas que todo Social Media precisa conhecer
1. Canva
O queridinho do design gráfico: é assim que o Canva é conhecido nas redes.
O site é totalmente gratuito e permite que você crie peças estáticas e animadas para as redes sociais.
Esse vídeo do YouTube ajuda aqueles que nunca usaram a plataforma a começarem!
2. Trello
Planejar e organizar fazem parte da rotina do Social Media. O Trello, ferramenta gratuita de gerenciamento de projetos, ajuda muito nisso!
Você pode separar por tarefas, incluir sua equipe, adicionar documentos e muito mais!
Encontramos no próprio site um guia para iniciantes. É hora de começar!
3. Freepik
Trabalhar com Marketing é estar eternamente buscando imagens e ícones para deixar nosso trabalho com o melhor visual, não é mesmo?
E o Freepik é ótimo para isso.
Nele você encontra diversos materiais gratuitos e com direitos autorais compartilhados.
4. Hootsuite
São diversas ferramentas de gerenciamento de redes sociais, mas aqui escolhemos destacar o Hootsuite pelas suas funcionalidades e por ser gratuito.
Ele permite que você faça o agendamento de posts e gera diversos relatórios com dados preciosos no seu planejamento.
5. Venngage
Contar histórias é uma ótima forma de engajar os usuários nas redes sociais. E o Venngage ajuda nisso.
Com ele, é possível criar infográficos visualmente interessantes e cativantes para o público.
O plano gratuito permite criar até 5 criações.
On e roteando!
O marketing digital está gerando espaços no mercado de trabalho como nunca!
E trabalhar com ele como social media é uma decisão muito acertada!
E aí, se interessou?
Dê uma olhada nas 7 habilidades cruciais para profissionais da área e comece a preparação para sua carreira!
#SocialMedia