Streamer: O que faz, Quanto ganha e Passo a passo para se tornar um
Se tem uma coisa que o brasileiro ama é vídeo.
Em 2020, um estudo da Kantar IBOPE Media mostrou que 99% dos usuários de internet no Brasil consumiram conteúdos em vídeo.
No YouTube, o maior site de vídeos do mundo, o Brasil tem o quarto maior número de usuários, com 138 milhões em 2022.
Nos últimos anos, vimos também o crescimento brasileiro da Twitch, a maior plataforma de streaming de videogame online do mundo.
São mais de 15 milhões de usuários ativos diariamente.
E essa paixão nacional gerou uma nova profissão – a de streamer, ou produtor audiovisual. Se você convive com alguém que nasceu depois dos anos 2000, já ouviu a expressão: “quando eu crescer, quero ser streamer”.
Mas afinal: o que é um streamer? O que ele faz? Quanto ganha?
São essas perguntas que vamos responder aqui nesse texto.
Será que essa carreira é pra você? Dá o play e vamos ver!
O que é um streamer?
Antes de embarcamos na profissão do streamer, precisamos explicar um pouco o que é o streaming.
É uma tecnologia que possibilita a transmissão online de áudio e vídeo através de dispositivos.
Isso faz com que os usuários consigam consumir conteúdos de maneira instantânea e sem a necessidade de downloads, pois o fluxo de dados é feito em tempo real.
Foi inventado na década de 90, mas se popularizou nos tempos atuais graças à otimização da Internet banda larga. Você consome streaming quando acessa aplicativos como Spotify (música), Netflix (séries/filmes/documentários) ou Twitch (conteúdos ao vivo).
Concluímos então que o streamer é quem realiza o ato do streaming, ou seja, transmissão de conteúdo em alguma plataforma.
Essa prática tornou-se popular especialmente no mundo dos jogos e esportes eletrônicos, os chamados e-sports.
Nas ”streams” ou ”lives” de jogos, os streamers basicamente transmitem jogos ao vivo e interagem com os espectadores.
Porém, não está restrito à transmissão de jogos. No Brasil, temos um case de sucesso – que você com certeza já ouviu falar.
O Casimiro (ou Cazé) é um carioca nascido em 1993 e que atuou no jornalismo esportivo durante muito tempo.
Porém, foi na Twitch que ganhou renome nacional.
Durante a pandemia do COVID-19, em 2020, o jornalista do SBT começou a fazer lives em seu canal da Twitch para comentar o futebol brasileiro e, principalmente, sobre o seu time – o Vasco da Gama.
Em dezembro de 2021, conseguiu superar o seu público habitual e conquistar centenas de milhares de novos seguidores ao comentar a fala do jogador de vôlei Maurício Souza sobre o fato de a editora americana DC Comics ter apresentado nos quadrinhos a bissexualidade de Jon Kent, o filho do Superman.
A partir daí, foi recorde atrás de recorde, comentando assuntos diversos – da transmissão do documentário sobre a vida do Neymar (em que 545 mil pessoas entraram simultaneamente para assistir a live) a reações a programas de TV, como o “Vai dar namoro”.
Quanto ganha um streamer?
Com certeza, o streamer trabalha com o que ele ama.
Mas quanto será que ganha?
Esse valor é extremamente variável.
Dependerá da plataforma, do tamanho do canal, da quantidade de publicidade que ele gera e quanto as marcas o apoiam.
Na Twitch, maior plataforma de streaming atualmente, os valores dependem de inscrições, bits, anúncios, ser afiliado do Programa de Associados da Amazon e extensões com bits.
Os valores das inscrições que os usuários podem fazer variam entre R$8,90 e R$29,94, mas apenas 50% desse valor vai para o streamer.
Os criadores de conteúdo também podem ganhar através de doações.
Chamadas de “bits”, os usuários podem escolher o quanto vão doar.
Cada bit equivale a U$ 0,01, podendo ser sacado quando a carteira da conta chegar a U$ 100,00.
Os bits também podem ser usados como extensões para outras experiências, no entanto, o streamer recebe 80% do valor de U$ 0,01, o restante vai para o desenvolvedor da extensão.
Já no YouTube, existem algumas regras que os streamers devem cumprir para monetizar seus vídeos.
Algumas delas são:
- Ter mais do que mil seguidores;
- Contabilizar pelo menos 4 mil horas de vídeos assistidos nos últimos 12 meses;
- Ter mais de 18 anos;
- Fazer parte do programa de parcerias do Youtube;
- Ter uma conta no Adsense.
O valor é contabilizado por número de visualizações.
1000 visualizações geram de US$ 2 a US$ 34; 100 mil visualizações de US$ 500 a US$ 2,5 mil; e 1 milhão de visualizações geram de US$ 2 mil a US$ 4 mil.
Passo a passo para se tornar um streamer
1. Defina assunto e forma
É muito importante que você defina temas que serão abordados nas suas lives, conheça seu público-alvo e crie temas que vão de encontro com o que eles pensam.
Este deve ser o seu ponto inicial!
2. Escolha a plataforma correta
Existem inúmeras plataformas para fazer streaming. As com maior destaque são a Twitch e o YouTube.
Escolha uma plataforma que tenha recursos que condizem com a sua proposta e que permita ao seu público interagir de forma espontânea e engajada.
3. Invista em equipamentos
Equipamentos são a chave para a qualidade do seu conteúdo.
Para jogos online, por exemplo, você precisa que sua plataforma de jogos tenha uma alta capacidade – além dos equipamentos de vídeo e áudio.
4. Interaja com o público
É muito importante criar um laço entre você e seu público. Busque sempre responder perguntas, propor enquetes e pedir feedback a respeito da qualidade da transmissão.
5. Fique por dentro das novidades
Entre em transmissões de outros profissionais que tenham o mesmo tema que o seu, procure identificar pontos que são importantes para seu sucesso e como eles interagem com o público.
Busque insights que serão relevantes na hora de você criar seu conteúdo.
É muito importante que você tenha suas características próprias, pois é desta forma que você irá conquistar o seu público.
3 streamers de destaque no Brasil e no mundo
1. Gaules
Alexandre “Gaules” é um paulista de 38 anos que começou sua carreira como jogador profissional de Counter-Strike em 2001.
Com certeza, o Gaules de 18 anos não imaginaria que se tornaria um streamer quando crescesse. E menos ainda que se tornaria o streamer mais assistido do mundo.
Em 2018, após passar por um período muito turbulento para sua saúde mental, Gaules começou a realizar lives para poucas pessoas.
E aos poucos foi crescendo para se tornar o número 1 do mundo.
De forma completamente inédita no país, Gaules fechou uma parceria com a NBA, liga de basquete dos Estados Unidos, para transmitir os jogos no país em seu canal.
Na temporada de 2021/2022, foram mais de 7 milhões de horas transmitidas.
O sucesso foi tanto que a parceria se repetiu em 2022/2023.
Atualmente, seu canal conta com 53 milhões de inscritos, sendo o quinto maior do mundo. E, no mês de novembro, ele foi o canal com mais visualizações do mundo – contabilizando 20.93 milhões de horas.
Assuntos principais das lives: Esports (CS:GO, LOL), Futebol (Campeonato Carioca 2022), Basquete (NBA).
2. Casimiro
Já falamos do fenômeno Casimiro, um dos streamers mais famosos do Brasil.
Mas seus números não cansam de surpreender.
Em novembro, foram 10.25 milhões de horas assistidas na Twitch, garantindo a ele o quinto lugar no ranking mundial.
Além disso, seu canal é o segundo com mais inscritos no mundo, totalizando mais de 78 milhões de pessoas.
Também chegou na marca de 200 milhões de visualizações de seu canal de cortes no YouTube.
Os prêmios não param de chegar para Cazé.
Depois de sua ascensão no ano de 2021, foi um dos 15 indicados para o Prêmio Comunique-se, na categoria “Jornalista Influenciador Digital”.
Venceu o Prêmio iBest na categoria “Twitcher do Ano” e venceu o Prêmio eSports Brasil na categoria “Personalidade do Ano” (foi também indicado a categoria “Melhor Streamer do Ano”, mas não ganhou nesta).
Em novembro de 2022, ele foi eleito pela revista GQ Brasil como o “Homem do Ano” na categoria Conteúdo Digital – e foi capa da mesma revista.
Nesta Copa do Mundo, Casimito ainda trouxe uma grande novidade: anunciou que, em parceria com a LiveMode e a FIFA, iria transmitir todos os jogos da Copa do Mundo de 2022 de graça, por meio de suas plataformas na internet, e contratou vários jornalistas, ex-jogadores e streamers.
A Cazé TV já bateu recordes: no dia da partida entre Catar e Equador, seus canais na Twitch e no YouTube tiveram mais de 1 milhão de espectadores ao vivo e mais de 5,4 milhões de visualizações em 24 horas.
Com essa transmissão, atingiu um pico de mais de 3,48 milhões de pessoas simultâneas no YouTube, superando o recorde anterior da cantora Marília Mendonça (3,31 milhões).
Assuntos principais das lives: Futebol (Campeonato Carioca 2022, Copa do Mundo 2022, Vasco da Gama); Programas de TV (Vai dar namoro); Conteúdos variados
3. Kaicenat
O dono do canal com maior número de inscritos na Twitch é um americano de 21 anos – Kai Cenat III.
Com mais de 92 milhões de inscritos, sua ascensão é considerada uma das mais rápidas da história, já que seu canal foi criado em fevereiro de 2021.
Ele começou sua carreira no YouTube, em 2018, produzindo vídeos com pegadinhas e desafios.
Hoje, ele realiza lives de conversas no chat (Just Chatting) e joga alguns jogos esporádicos, como GTA V e Fortnite.
Assuntos principais das lives: Just Chatting; Jogos eletrônicos (GTA V, Fortnite).
Qual a diferença entre streamer e youtuber?
Apesar de parecerem profissões idênticas, o streamer e o youtuber tem algumas diferenças fundamentais.
As duas profissões podem se atravessar bastante.
Um streamer pode ser um youtuber bem como o contrário também pode acontecer.
A principal delas reside no público – o público do streamer é formado por espectadores ao vivo. Isso facilita a interação, criando um laço mais estreito com os fãs.
Ambos produzem conteúdo, no fim das contas. O youtuber entrega um vídeo pronto, produzido e finalizado. O streamer produz esse conteúdo ao vivo.
Tem que acreditar, brasileirinho!
As inovações digitais trouxeram muitas profissões novas pro mercado.
E a de streamer com certeza é uma das mais extraordinárias delas.
Se você está inspirado, comece já a planejar seu canal.
Na Athon, são diversos cursos que você pode buscar para te ajudar nessa jornada: a graduação em Produção Audiovisual e o MBA em Marketing Digital são exemplos excelentes.
E aí, pronto para #streamar?