Home > Graduação > Produção Fonográfica

Tecnólogo em


produção fonográfica

Record Producer | Recording Studio | Mixing | Mastering | Copyright | Produção Sonora

Sobre o Curso

A área da Produção Fonográfica possui uma lacuna em seu mercado, que é rico em criadores, mas carente de profissionais com alta capacidade técnica. 

É por isso que oferecemos esse tecnólogo, para que o estudante consiga transformar as propostas de criação em produtos de alta qualidade.

A nossa graduação prepara você para atuar na produção e na gravação de músicas e outros produtos de áudio, assim como na criação de trilhas e efeitos sonoros para eventos, filmes, desfiles, comerciais de rádio e TV ou websites.

Em essência, você aprenderá a fazer o registro sonoro, a edição, a mixagem e a pós-produção em áudio. 

Técnicas de gravação, processamento de áudio e acústica, legislação, marketing e comunicação também são temas profundamente abordados no curso.

Turnos

Noturno

Duração

4 semestres

quellen - coordenadora comunicação

Quelen Torres

Coordenadora da Escola de Comunicação e Design e da Escola de Moda e Beleza

Publicitária, formada pela PUCAMP, Pós-Graduada em Marketing pela ESPM e Mestre em Comunicação. Professora de graduação e MBA, Consultora e Empresária. Estudiosa de Branding e de Futuro.

Diferenciais

Foco 100% no mercado

Aprenda com professores experientes que vão te ensinar a ser um profissional de alta performance no mercado de trabalho.

Formação para ser “acima da média”

Os profissionais formados pela nossa instituição conseguem unir a eficácia da comunicação mercadológica à criatividade, além de ter um conhecimento aprofundado em Marketing.

Diversidade de ambientes: amplie sua experiência de sala de aula

Aprenda com aulas presenciais integradas, laboratórios e ambientes de aprendizagem; ambientes virtuais em plataformas digitais; Projeto Vida & Carreira com desenvolvimento de competências socioemocionais; e Projetos de Extensão que estimulam o seu protagonismo.

Estrutura

Laboratório de Rádio

Matriz Curricular

Para ingressantes a partir de 2025/1

Por meio de quatro diferentes comunidades de aprendizagem, você pode construir o seu projeto de vida desde o início do curso, aprender na prática, trocar conhecimento com outras áreas, ampliar suas redes e viver uma experiência plena no ensino superior.

Clique abaixo para conhecer a mandala da matriz curricular deste curso:

Disciplinas (para ingressantes até 2024/2)

1° semestre

Língua Portuguesa
40 Horas-aula

Liderança e Competências
80 Horas-aula

Tecnologia da Informação
40 Horas-aula

Gerenciamento de Marketing
80 Horas-aula

Ciência da Imagem
40 Horas-aula

História das Artes
40 Horas-aula

Ciência Sonora
40 Horas-aula

Teoria da Comunicação de Massa
40 Horas-aula

Total:
400 Horas-aula

2° semestre

Direitos Humanos e Cidadania
40 Horas-aula

Inovação e Competitividade
40 Horas-aula

Produtos, Serviços e Marcas
40 Horas-aula

Matemática Aplicada
80 Horas-aula

Percepção da Linguagem Musical
80 Horas-aula

Acústica
40 Horas-aula

Aplicações Midiáticas
80 Horas-aula

Total:
400 Horas-aula

3° semestre

Projeto I: Elaboração de Projetos
80 Horas-aula

Empreendedorismo e Sustentabilidade
40 Horas-aula

Gestão Financeira e Orçamentária
80 Horas-aula

Gestão de Vendas e E-Commerce
80 Horas-aula

Técnicas para Edição Sonora
40 Horas-aula

Técnicas para Gravação
80 Horas-aula

Total:
400 Horas-aula

4° semestre

Projeto II: Técnicas de Apresentação
80 Horas-aula

Diversidade Cultural e Étnica da Nação Brasileira
40 Horas-aula

Metodologia Científica - Artigo
40 Horas-aula

Análise do Custo e a Formação de Preço
40 Horas-aula

Mixagem
80 Horas-aula

Masterização e o Processo de Finalização
80 Horas-aula

Produção Sonora
40 Horas-aula

Total:
400 Horas-aula
Total Disciplinas
1.600 Horas-aula

Atividades Complementares
120 Horas-aula

Total
1.720 Horas-aula

Projetos de Extensão
160 Horas-aula

Total Geral do Curso H/A
1.880 Horas-aula

Disciplina Optativa (Libras)
40 Horas-aula

Áreas de Atuação

Produtoras (som, vídeo, fotografia)

Veículos de comunicação (TV, rádio, jornais e revistas)

Estúdios de gravação

Gravadoras

Comunicação externa

Trabalhar para artistas

Freelancer